PORTAL NIPPO-BRASIL
 
Dúvidas de Sexo

 
 
Parceiros NJ
 
Últimas
Eu fumei maconha e fui ter relação sexual mas não consegui fazer meu pênis ficar ereto. Já se passaram 3 dias e eu ainda não consigo ficar com o pênis ereto. Como faço para voltar ao normal? (Jonatan)

Meu caro Jonatan. Você sabia que a maconha causa impotência sexual? Pois fique sabendo. Se quiser entrar no grupo dos impotentes, continue. Avisar não machuca ninguém.

Dr. Koga é urologista do Hospital Nipo-Brasileiro

É verdade que transar menstruada não engravida? É seguro?(Juliana, 17 anos)

Juliana, transar durante a menstruação difícilmente leva à uma gravidez, mas a possibilidade não é zero. Em mulheres com ciclos curtos, pode haver espermatozóides remanescentes no colo do útero que permitam a gravidez. Além disso é importante lembrar que a mulher é especialmente vulnerável à uma DST na menstruação, devido ao colo mais aberto e ao meio de cultura que possibilita o sangue menstrual, quando não utiliza um método de barreira como camisinha.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista do Hospital Santa Cruz

Fiz cauterização no mês passado e a médica marcou o retorno para o mês que vem. Isso significa que eu tenho de fazer resguardo todos esses dias? Quero saber se posso fazer sexo oral, me masturbar, carregar meu filho, lavar roupa e fazer exercícios, como abdominal? Obrigada! (Agatamix, 27 anos)

Agatamix, a restrição é só em relação ao sexo vaginal, e o período que você deve evitá-lo depende da orientação da sua ginecologista. Se você tiver dúvidas deve conversar com ela, OK?

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista do Hospital Santa Cruz

Estou preocupado. Eu só tenho relações com minha namorada e ambos perdemos a virgindade juntos faz pouco tempo. Uso camisinha mas começou a aparecer umas rachaduras na pele do pênis como se estivesse ressecado. Poderiam me dizer o que pode ser? Obrigado! (Soleyloko, 19 anos)

Alô Soleyloko,19 anos. Procure camisinhas de boa qualidade. Existem preservativos cujo látex tem causado alergias. Caso continue com as “rachaduras”, será que você não é portador de fimose? Sendo assim, procure um médico para sua orientação.

Dr. Osvaldo Koga é urologista do Hospital Nippo-Brasileiro

É verdade que quem se masturba muito tem a diminuiçao na capacidade cerebral? Faz mal à saude mental e ao raciocínio? Queria saber se isso é verdade, se realmente acontece. (Lucas, 18 anos)

Alô anônimo. Se a masturbação diminuísse a “capacidade mental”, o mundo inteiro, desde Freud, seria uma gambada de “debilóides”. Esqueça essa bobagem, viva com alegria e seja feliz.

Dr. Osvaldo Koga é urologista do Hospital Nippo-Brasileiro

Olá, doutor. Há um mês tive aborto com 19 semanas. Já foi o segundo aborto que tive, o primeiro foi com 16 semanas. Os médicos diagnosticaram insuficiência istmo-cervical. Tenho medo de engravidar novamente e voltar a perder o bebê pois eu e minha família sofremos muito. Não poderei ter filhos por causa dessa insuficiência? (Cris, 28 anos)

Cris, como o diagnóstico é de incompetência istmo-cervical, na próxima gravidez você provavelmente deverá ser submetida a uma cerclagem – cirurgia em que o colo é "amarrado" através de um ponto dado cirurgicamente ao redor do colo do útero para que ele não dilate no decorrer da gravidez. Com esse tratamento, a maioria das gravidezes chegam até o fim, e você com certeza poderá ter seu bebê, OK?

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista do Hospital Santa Cruz

É normal ter sangramentos durante o período fértil? Todos os meses sangro, parece até uma nova menstruação, só que com menos intensidade. (Cristina, 29 anos)

Cristina, esse sangramento na época da ovulação é conhecido como "hemorragia do meio", e acontece devido a uma queda brusca no níveis de estrogênio nessa época. De qualquer forma, seu médico deve ser informado e, se indicado, realizar uma ultrassonografia do útero além do exame clínico para se constatar a normalidade da genitália

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista do Hospital Santa Cruz

Uma pelezinha fechou há pouco tempo a vagina da minha filha de 2 anos. O que eu faço? Pode fazer mal para a vagina dela? Tem remédio ou tem de fazer cirurgia? Estou desesperada. (Leticia, 27 anos)

Leticia, habitualmente o tratamento da coalescência de pequenos lábios não é difícil. Um ginecologista a irá orientar a realizar uma massagem com um lubrificante para separar os pequenos lábios. Se estiver disponível, passe sua filha por um ginecologista infanto-puberal, embora qualquer ginecologista possa acompanhar esse tipo de patologia, OK?

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista do Hospital Santa Cruz

Tive parto por cesárea. Qual é o prazo de resguardo para voltar a ter relações? (Denise, 30 anos)

Denise, o prazo é determinado por seu médico, mas em geral após 45 dias a mulher voltou quase completamente às condições pré-gravídicas. Após esse período se estiver tudo bem você pode voltar a ter relações, mas não se esqueça de discutir com seu médico o método anticoncepcional apropriado para esse período.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista do Hospital Santa Cruz

Há um ano, tenho candidíase repetidamente. Ela sempre aparece antes da menstruação. Começa a coceira, o corrimento. Passa a menstruação mas os sintomas continuam até piorar. Me trato e no mês seguinte vem de novo. Consultei ginecologistas, fiz exames e continuo não obtendo sucesso. Tenho namorado e mantemos relações sem camisinha. Perdemos a virgindade juntos e confiamos um no outro. Ou seja, não há risco de pegarmos doenças sexualmente transmissíveis. Estamos juntos há dois anos e alguns meses e temos relação há quase dois anos. Sempre que aparece a candidíase, tomamos remédio via oral e eu tomo também via vaginal. Em todas as consultas ginecológicas, não consta nada fora do normal. Como muito doce todos os dias. Ouvi falar que isso pode facilitar o fungo, é verdade? Uso calças jeans apertadas e também calcinhas que não são inteiramente de algodão (também ouvi falar que facilita) Esses fatores podem influenciar? Como eu faço para que a candidíase não volte mais a aparecer? (Dani, 28 anos)

Cara Dani, todos esses fatores realmente podem facilitar – mas é preciso também uma pesquisa de fatores hormonais além de diabetes. Uma cultura da secreção vaginal para saber se há algum fungo resistente também seria interessante no rol de exames, OK?

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista do Hospital Santa Cruz

Praticar sexo anal todos os dias pode trazer algum problema para o organismo? Não tive nenhum problema e não senti dores. (Silvane, 38 anos)

Silvane, o que é possível dizer é que a musculatura do esfincter anal pode ficar mais relaxada e que também a mucosa anal estará mais sujeita a traumas se o sexo anal não for realizado com cuidado, principalmente se praticado diáriamente.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista do Hospital Santa Cruz

Estou casada há algum tempo e ainda não consegui ter relações sexuais. Amo demais o meu marido, não tenho vergonha de nada com ele, só que tenho pavor de sentir dor. Começo a imaginar coisas e, na hora da penetração, não consigo relaxar, fico com muito medo. Fico muito excitada nas preliminares, mas na hora H simplesmente não consigo. O que que faço para relaxar? Ajude-me, por favor. Obrigada. (Ana, 24 anos)

Ana, será que você percebeu que sua imaginação fértil está jogando contra você? É compreensível esse seu temor em sentir dor, mas até que ponto ele é real? Alguma vez você transou e sentiu dor e agora teme que isso volte a acontecer? Estava lubrificada? Ou será que você transou para agradar seu companheiro, sem estar muito a fim?

A penetração está com um peso muito grande para você, Ana. E se analisarmos friamente, uma transa é mais do que a penetração, principalmente para a mulher. Diante do que você expôs, você não deve se sentir obrigada a ter a penetração. Você e seu marido podem ficar apenas nas preliminares e, conforme você se sentir confiante, aí sim vocês poderão mais adiante ter a penetração.

Neste ponto, seu marido deve ser paciente e sugiro que vocês encarem isso como uma brincadeira, uma forma de descobrirem outras formas de sentir prazer. Tendo alguma dificuldade, vocês devem procurar um psicoterapeuta sexual para auxiliá-los um pouco melhor.

Alessandro Ezabella é terapeuta sexual

Tive dificuldades de engravidar. Minha ginecologista fez ultrassonografia e pediu exames de sangue. Na ultrassonografia, ela diagnosticou Síndrome dos Ovários Micro-Policísticos (SOMP). Mas os exames de sangue e hormônios estava tudo certo. Ela passou dois medicamentos, o duphaston e clamid, e estou confusa. Se meu hormônios estão ok, será que devo tomar indutor de ovulação? (Lua, 27 anos)

Cara Lua, sua médica provavelmente está medicando você baseada no seu quadro clínico como um todo, mesmo com os exames normais. O dado ultrassonográfico de ovário policístico isoladamente realmente não confirma o problema, mas o fato dos exames estarem normais não quer dizer que você não possa ser tratada com esses medicamentos. Mesmo porque talvez ela tenha percebido indícios de anovulação na sua dificuldade para engravidar.).

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista do Hospital Santa Cruz

Fui ao ginecologista, que me passou gynax durante 10 dias para eliminar possíveis fungos. Posso ter relações sexuais durante o uso desse creme vaginal? (Rosenda, 17 anos)

Pode, Rosenda, desde que sua vagina não esteja inflamada pois seus sintomas poderiam piorar. Mas usem um método de barreira (preservativo).

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista do Hospital Santa Cruz

É possível pegar uma DST sem o homem ejacular dentro da mulher? Ou seja, no coito interrrompido também há chances de adquirir uma DST? (Ka, 29 anos)

É possível sim, Ka, pois além da transmissão pelo esperma,uma DST é transmitida pelas lesões no genital como úlceras e verrugas.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista do Hospital Santa Cruz

Tenho um pequeno caroço na região próxima aos grandes lábios. Pode ser algo grave? (Luana, 19 anos)

Luana, devido aos pêlos, a vulva é sede de foliculites e pústulas sendo essas ocorrências comuns. Mas é também local para doenças venéreas e por isso, vá a um ginecologista para ser examinada.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista do Hospital Santa Cruz

Comecei a tomar o anticoncepcional injetável unociclo. Há algum risco de engravidar durante o primeiro mês de uso? Obrigada. (Juliana, 31 anos)

Não, Juliana, a primeira dose já é eficaz desde que aplicada no primeiro dia menstrual, sendo um método muito eficaz de contracepção. Deve ser aplicado com a técnica e periodicidade corretas.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista do Hospital Santa Cruz

Tenho 16 anos e perdi minha virgindade com meu namorado. Ainda não me sinto tão confortável em transar com ele pois tenho vergonha. Não me solto muito e ele reclama disso. Pergunto para ele o que ele quer eu eu faça, mas ele diz que eu que tenho de saber. Mas eu não sei! O que posso fazer para me soltar mais, para que a transa fique melhor? (Stefany, 16 anos)

Stefany, você deve respeitar seu tempo. Se não se sente à vontade, é porque ainda falta um pouco de intimidade para vocês. Fico com a impressão que tanto você como seu namorado estão querendo criar um clima muito idealizado de uma transa, o que significa que você deve ficar solta, vocês devem transar na posição correta (como se houvesse alguma), ele deve te acariciar do jeito certo e assim por diante.

Vocês devem perceber que quem comanda este 'jogo' são vocês dois e, portanto, são os responsáveis pelas regras dele. Não fique esperando regras prontas, que muitas vezes são ditadas pelos nossos amigos, revistas ou a mídia de forma geral. Só não se esqueça que esse jogo tem uma regra básica importantíssima, que é cuidar de si própria e do seu companheiro usando a camisinha.

Dr. Alessandro Ezabella é terapeuta sexual

Gosto de fazer sexo anal mas sinto um pouco de dor. Por isso, uso um gel anestésico. Será que isso pode causar algum tipo de problema? (Agata, 27 anos)

Agata, com o uso do anestésico, você pode facilitar o aparecimento de traumas ao permitir um avanço mais intempestivo do seu parceiro, pelo fato de não estar sentindo dor. Portanto meu conselho é que vocês usem uma dose generosa de gel lubrificante, dilatando aos poucos o ânus, tendo em mente que a dor deve ser o indicador de que a musculatura do esfincter e a mucosa retal estão sendo "forçados" podendo dar início ao processo de lesão.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista do Hospital Santa Cruz

Há 5 dias tive febre e dor de cabeça. No dia seguinte, apareceram umas bolinhas na minha virilha, que ficaram muito doloridas no outro dia. Surgiram bolhas que estouram e dentro há algo que parece pus. Quando faço xixi, dói demais. O que pode ser isso? Estou desesperada. (Nani, 20 anos)

Nani, pelos sintomas pode ser uma DST e uma das possibilidades é herpes genital. Procure um ginecologista para ser examinada e fazer a sorologia para confirmação, mas o tratamento é possível antes mesmo dos resultados pelo exame clínico das lesões.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista do Hospital Santa Cruz

Minha mulher teve HPV e cândida. Ela fez todo o tratamento e hoje está bem. De vez em quando, a cândida volta, mas nada sério. Mesmo assim, com esse problema, ela pode engravidar? A fertilidade dela pode diminuir? Ela tem 28 anos. (Amorim, 29 anos)

Amorim, o problema aí pode ser o HPV. As tentativas de gravidez só podem ser iniciadas após o tratamento indicar que não há mais sinais de HPV ou suas repercussões no casal. Pode haver infertilidade se houver necessidade de intervenção cirúrgica no colo do útero para extirpar lesões pré-cancerosas causadas pelo vírus, mas a fertilidade normalmente não irá se alterar no caso dela porque ela já está bem.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista do Hospital Santa Cruz


• Medicamento Proibido
Orgasmo Feminino
Últimas
Dúvidas sobre sexo
ABC do sexo
Mitos e inverdades
As 10 perguntas
sobre a 1ª vez

Sexologia Forense
Terapia Sexual
Violência Sexual
 
  © Copyright 2001 - 2013 Portal NippoBrasil - Todos os direitos reservados
 
-