PORTAL NIPPO-BRASIL
 
Dúvidas de Sexo

 
 
Parceiros NJ
 
Meu irmão tem uma grande dúvida a respeito da sua bolsa escrotal, pois desde que nasceu ele possui apenas um "ovo" em vez de dois. Ele gostaria de saber se é possível produzir espermatozóides suficientes para uma gravidez? (Baiano)

Caro amigo, Baiano. Seu irmão está com uma doença chamada criptorquidia. É um nome estranho e diferente que nós médicos gostamos de "batizar". Em suma, significa que um dos testículos "não desceu" e encontra-se no canal inguinal ou dentro da barriga (abdômen). Torna-se importante procurar um urologista e fazer uma investigação de onde se encontra a "tal bolinha", por exemplo, uma ultra-sonografia. O urologista vai explicar com detalhes toda a pesquisa, pois seu irmão poderá ter problema de fertilidade no futuro. Além disso, ele corre o risco do testículo "escondido" transformar-se em um tumor no futuro. Mas não fique preocupado, pois a medicina evoluiu muito e isto é facilmente solucionável.

Dr. Osvaldo Koga é urologista do Hospital Nipo-Brasileiro

Estou com uma pequena "espinha" avermelhada na bolsa escrotal. Não dói e não incomoda. O que pode ser isso? Pode ser um cisto sebáceo? (Rodrigo)

Oi, Rodrigo. Você nasceu para ser urologista. Exatamente, você tem um cisto sebáceo. É o popular pêlo "encravado", um acúmulo de "sebo". Não faça nada se nada lhe incomodar. Caso aumente de volume e esteticamente esteja atrapalhando, faça a cirurgia, que é tão simples que nem há necessidade de internação.

Dr. Osvaldo Koga é urologista do Hospital Nipo-Brasileiro

Caro Dr. Osvaldo, queria tirar uma dúvida sobre meus testículos. Como sabe, podemos distinguir ambos pela sua localização (direito e esquerdo). Gostaria de saber se é normal um dos testículos ser maior do que o outro? No meu caso, o testículo direito é bem maior do que o meu esquerdo. Isso é normal ou eu preciso procurar um urologista? (Junior)

Olá Junior Brito Lyra. Com referência ao tamanho dos testículos, um não é espelho do outro. Geralmente um poderá estar mais “alto” que o outro. Existem situações em que a pessoa sofreu uma cirurgia quando criança, como correção de hérnia inguinal, orquidopexia (descer o testículo de uma posição mais alta), hidrocele, etc, etc. Sendo assim, os testículos poderão ter o tamanho alterado. Porém, torna-se importante quando existe a dúvida, consultar um urologista, pois você poderá ter uma varicocele (varizes dilatadas) ou mesmo um tumor.

Dr. Osvaldo Koga é urologista do Hospital Nipo-Brasileiro

Estou numa situação meio cômica! Estive aparando os pêlos do meu saco escrotal com uma tesoura e, sem querer, cortei um pedacinho de pele. Quando fui tomar banho, doeu demais. Depois já não senti tanta dor. Entretanto, sinto que está bem sensível ainda. A pele vai se regenerar naturalmente? Sou um palhaço mesmo! Ah! Estou no Japão e sem condições de ir a um urologista para examinar. Obrigado pela atenção. (Marcelo)

Olá Marcelo. É muito estranha sua atitude. Aparar os pêlos do escroto é comum aí no Japão? Bom, aqui no Brasil já estão fazendo depilação com laser e também usando botox. Estão lançando o “escroto liso sem pêlo”! Vê se lança a moda aí no Japão e me convide para fazer o tratamento na “galera japonesa”. Seu caso não tem problema algum. Use um cicatrizante qualquer que seu escroto ficará novamente em forma. Mas cuidado, da próxima vez você poderá cortar seu instrumento precioso e aí, meu amigo, não existe ainda o “transplante de pênis”. Um abraço e boa sorte por aí.

Dr. Osvaldo Koga é urologista do Hospital Nipo-Brasileiro

O meu saco está murcho e caído. O testículo esquerdo fica mais caído e parece puxar o direito um pouco. Faz meses que está assim. O que é? Como eu posso tratar? Muito obrigado.

Alô anônimo. É difícil dizer o que está acontecendo com o seu testículo esquerdo. Vou arriscar um palpite: você poderá estar tendo um problema de varicocele, que são “varizes”, veias dilatadas que cobrem o testículo, geralmente o esquerdo, dando esta impressão de puxar para baixo o testículo comprometido. Não tem jeito. Procure um urologista, mas o caso é simples. É só dar uma olhada e pronto.

Dr. Osvaldo Koga é urologista do Hospital Nipo-Brasileiro

Tenho 42 anos. Estou preocupado com meu saco escrotal, pois parece que ele está ficando murcho. Isto é normal? Existe alguma vitamina ou outros medicamentos que posso tomar se for o caso? (Cláudio)

Meu amigo Cláudio. Isto é psicológico! Não existe esse tipo de doença e nem vitaminas que aumentem o volume do escroto. Na dúvida, consulte um urologista para um melhor esclarecimento.

Dr. Osvaldo Koga é urologista do Hospital Nipo-Brasileiro

 


• Medicamento Proibido
Orgasmo Feminino
Últimas
Dúvidas sobre sexo
ABC do sexo
Mitos e inverdades
As 10 perguntas
sobre a 1ª vez

Sexologia Forense
Terapia Sexual
Violência Sexual
 
  © Copyright 2001 - 2013 Portal NippoBrasil - Todos os direitos reservados
 
-