PORTAL NIPPO-BRASIL
 
Dúvidas de Sexo

 
 
Parceiros NJ
 
O que é o freio de pênis? (João)

Olá, João. Freio do pênis, também chamado vulgarmente de "cabresto", é uma pele que liga o meato uretral (a saída da uretra) com o prepúcio que fica na região ventral do pênis. Esta pele, quando curta, às vezes pode ocasionar uma curvatura ventral (para baixo) do pênis e também causar certa dor quando ocorre a ereção. Muitas vezes não é necessária a cirurgia, pois essa pele pode, com o tempo, "lacear" ou até mesmo "esticar" e não curvar mais o pênis e nem doer.

Dr. Osvaldo Koga é urologista do Hospital Nipo-Brasileiro

Olá. Minha glande durante a ereção fica um tanto quanto abaixada, parece que o pênis olha para baixo. Não sinto dores nem nada. Ele apenas nã fica 100% reto. Seria problema do freio peniano ser curto? Se o operasse, após todos esses anos "cabisbaixo", a glande ficaria normal? (Fábio)

Meu amigo Fábio. Realmente seu caso é de freio curto. Geralmente, nesses casos, o pênis fica com a curvatura para baixo. Como você não sente dor ou qualquer incômodo, mas parece que ele está “cabisbaixo”, na minha opinião, não deve operar. Aguarde com calma e só opere se realmente incomodar muito. Todos esses anos em que ele ficou “cabisbaixo”, não piorará a posição da glande.

Dr. Osvaldo Koga é urologista do Hospital Nipo-Brasileiro

Que tipo de tratamento é feito na lesão do freio do prepúcio? Tenho uma micro lesão no freio e quando tenho relações sinto-me incomodado. Também já percebi que adqüiri um certo medo em ser tocado pela minha namorada. Este corte cicatriza? Qual é o procedimento mais comum na medicina para este tipo de lesão? Obrigado pela ajuda e parabéns pelo trabalho. (Carlos)

Olá Carlos. A lesão no freio peniano é uma coisa muito comum nos pacientes que não operaram a fimose. Realmente, o freio quando curto, tem chance de ser lesado ficando como se fosse uma “rachadura” que dói ao ter relação. A pessoa às vezes fica com medo de ter relações devido à dor. O tratamento é cirúrgico, chama-se plástica de freio peniano ou frenuloplastia, facilmente realizada. Não é necessária a internação, sendo realizada com anestesia local. A melhora é muito boa, podendo reiniciar as relações após dez dias, aproximadamente.

Dr. Osvaldo Koga é urologista do Hospital Nipo-Brasileiro

Sinto o "freio" da glande do meu pênis 'puxando' a cabeça quando ereto, dando a impressão de que é curto, mas não me incomoda e até acho que me ajuda a retardar a ejaculação. O ponto é que, como saber se eu poderia ter um conforto cortando esse "freio" (numa cirurgia, é claro) ou poderia, com isso, iniciar problemas que hoje não tenho, como ejaculação precoce ou ereção com o pênis baixo? Outra dúvida é a seguinte: quando meu pênis está ereto e quero urinar, aponto ele para o alto (ou para onde ele quiser), pois, se o aponto para baixo em direção ao vaso sanitário, sinto um bloqueio e não consigo urinar ou até urino com dificuldade. A sensação que dá é que o "canal" que a urina passa fica "estrangulado" com esse movimento que faço com o pênis ereto. Aguardo suas orientações. Muito obrigado. (Marcos)

Caro Marcos (Aichi – Japão). Pelo que você relata, você tem um freio pouco curto. Quanto à realização de uma cirurgia nessa área, é importantíssimo que você tenha uma reclamação muito forte e consistente.

Você, na minha opinião, NÃO deve operar o freio. Tenho assistido muitos pacientes que operaram a fimose ou o freio e se arrependeram. Não dá para voltar atrás, por isso, sempre aconselho meus pacientes para operarem quando os sintomas forem muito incomodativos, como dor, dificuldade para expor a glande, inflamações freqüentes, lesões freqüentes no freio, etc.

A outra dúvida é fácil de entender. Quando ocorre a ereção, a uretra realmente “fica esmagada”, tornando difícil a micção. Aguarde com calma e urine quando o pênis ficar flácido e esqueça a possibilidade de qualquer doença. Um abraço e permaneça feliz nesse maravilhoso país.

Dr. Osvaldo Koga é urologista do Hospital Nipo-Brasileiro

Quando meu pênis fica ereto durante a relação sexual, sinto dor na penetração. Eu tenho um pedaço de pele ligada à cabeça do meu pênis, na parte de trás. Consigo perfeitamente expô-lo para fora, mas incomoda muito durante o sexo. Qual o motivo disso? Tenho fimose? Qual recurso posso fazer para acabar com essas dores: exercícios, cirurgia? (Aviga)

Olá Aviga. Você provavelmente tem o tal do freio curto, ou mais conhecido como “cabresto curto”. Como você consegue exteriorizar a glande, não é fimose. Para resolver seu problema, uma frenuloplastia (cirurgia do freio) seria suficiente. Como já disse, é uma cirurgia simples, sem necessidade de internação. Procure seu urologista.

Dr. Osvaldo Koga é urologista do Hospital Nipo-Brasileiro

O freio do prepúcio, ao ser rompido naturalmente através de uma relação sexual pouco lubrificada, pode causar algum problema sério ou só faz sangrar e doer momentaneamente? (Raphael)

Oi Raphael. O freio peniano poderá ser “roto” (rompido) numa relação sexual. Caso persista a dor ou algum incômodo, procure um médico.

Dr. Osvaldo Koga é urologista do Hospital Nipo-Brasileiro

Quando meu pênis fica ereto, sangra um pouquinho pela cabeça, na parte debaixo, perto do freio. A cabeça dele incha, aí sangra conforme faço pressão. Fica meio machucado um dia, depois some no outro, mas quando faço pressão fica avermelhado. Parece que cortou algum vasinho sangüíneo, mas não sei o que é. Por favor, o que pode ser? (Lucas)

Meu amigo Lucas. Seu problema é o freio peniano que está machucado. Procure um médico que resolverá o problema facilmente.

Dr. Osvaldo Koga é urologista do Hospital Nipo-Brasileiro

Há uma semana, tive relação com minha namorada e infelizmente o "freio do pênis" se rompeu. Doeu muito e sangrou também, mas rapidamente parou o sangramento. Gostaria de saber quais as medidas que devo tomar: procurar um medico ou comprar alguma pomada? A pele não se rompeu por inteiro, somente um pedaço. (Penha)

Caro Penha. Você rompeu o freio. O mais sensato é fazer uma frenuloplastia. Consulte um urologista, pois ele resolverá facilmente o problema. Poderá ter acontecido de não ter rompido totalmente e romper novamente ou ter relações dolorosas.

Dr. Osvaldo Koga é urologista do Hospital Nipo-Brasileiro

Acho que o meu freio do prepúcio está se soltando aos poucos. Gostaria de saber o que posso fazer para evitar e o que vai me acontecer se ele se soltar de repente. (Daniel)

Oi Daniel. Você deverá fazer uma frenuloplastia, é mais lógico e menos doloroso ou traumático. Você poderá ter uma rotura abrupta numa relação e além da dor, o sangramento o incomodará muito.

Dr. Osvaldo Koga é urologista do Hospital Nipo-Brasileiro

 


• Medicamento Proibido
Orgasmo Feminino
Últimas
Dúvidas sobre sexo
ABC do sexo
Mitos e inverdades
As 10 perguntas
sobre a 1ª vez

Sexologia Forense
Terapia Sexual
Violência Sexual
 
  © Copyright 2001 - 2013 Portal NippoBrasil - Todos os direitos reservados
 
-