PORTAL NIPPO-BRASIL
 
Dúvidas de Sexo

 
 
Parceiros NJ
 

Quando é o período considerado fértil? (Eva)

Eva, depende da duração do ciclo menstrual da mulher. De uma forma prática, conte 14 dias para trás da data de sua próxima menstruação para localizar a data provável da ovulação. Os espermatozóides em boas condições locais podem sobreviver até 4 a 5 dias, e o óvulo até 48 horas. O correto é determinar num período de, no mínimo, seis meses o ciclo mais curto e o mais longo para determinar o início e o final do período fértil.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz

É possível combinar a tabelinha com a pílula? Ou será que há uma alteração dos dias férteis? (Carlinha)

Carlinha, o objetivo do uso da pílula é que não haja ovulação através do bloqueio hormonal. Não há como se determinar quando aconteceria uma eventual falha da pílula, mas ao invés da tabela você pode usar preservativos, associados à pílula, quando existe uma possibilidade conhecida de falha como, por exemplo, esquecimento ou uso de medicações que possam interferir na eficácia da pílula.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz

Eu quero saber exatamente quantos são os dias férteis? (Juliana)

Juliana, não existem dias exatos que indiquem o período fértil da mulher. Normalmente, a "tabelinha" deve ser usada por mulheres bem regulares, ainda assim com a possibilidade de falhas, pois diversos fatores podem interferir na sua fertilidade. O correto é determinar os seus dias férteis através da duração de seus ciclos em 6 meses da seguinte forma: verifique a duração de seis ciclos (o ciclo se inicia no primeiro dia menstrual e termina no dia que antecede a menstruação do ciclo seguinte), subtraia 18 do ciclo mais curto e 11 do ciclo mais longo para determinar respectivamente o início e final do período fértil. Por exemplo, se você teve em seis meses o ciclo mais curto de 25 dias e o mais longo de 30 dias, você não poderá transar do sétimo até o decimo nono dia do ciclo. Lembro que a eficácia é variável, em torno de nove gestações cem mulheres/ano, portanto com riscos razoáveis de gravidez.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz.

Queria saber como faço para somar a tabelinha para saber meu período fértil. (Sirlei)

Sirlei, você deve observar durante seis meses a duração de cada ciclo menstrual. A duração de cada ciclo é dada contando-se os dias a partir do 1º dia menstrual até o dia que antecede a próxima menstruação. Determina-se então nesse seis meses o ciclo mais curto e o mais longo. Do ciclo mais curto subtrai-se 18 dias determinando-se o início do período fértil e do ciclo mais longo subtrai-se 11 dias, chegando-se ao final do ciclo fértil. Portanto quanto mais irregular o ciclo, maior deverá ser o período de probabilidade fértil e maior período de abstinência. Por exemplo, se você teve em seis meses ciclos que variaram de 28 à 35 dias o período de abstinência deverá se iniciar no 10º dia do ciclo (contados à partir do 1º dia menstrual) até o 24º dia desse ciclo.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz.


• Medicamento Proibido
Orgasmo Feminino
Últimas
Dúvidas sobre sexo
ABC do sexo
Mitos e inverdades
As 10 perguntas
sobre a 1ª vez

Sexologia Forense
Terapia Sexual
Violência Sexual
 
  © Copyright 2001 - 2013 Portal NippoBrasil - Todos os direitos reservados
 
-