PORTAL NIPPO-BRASIL
 
Dúvidas de Sexo

 
 
Parceiros NJ
 
A vida sexual feminina>>Pílula do seguinte
Tomo anticoncepcional diariamente, tivemos relação e usamos camisinha. Depois disso, tomei Poslov. Esse remédio corta o efeito do anticoncepcional? Corro risco de estar grávida? Obs: não estava no meu período fértil. (Clau)

Clau, não entendi o motivo pelo qual você fez uso do Poslov que é um anticoncepcional de emergência. Se você toma direitinho a pílula anticoncepcional associado ao uso da camisinha não há motivo para você associar esse tipo de anticoncepcional. O anticoncepcional de emergência não "corta" o efeito do anticoncepcional e você não deve estar grávida, OK?

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz

Transei com a minha namorada com camisinha, mas ela estourou. Então, resolvi comprar a pílula do dia seguinte. No outro dia, ela ficou menstruada. Ela precisaria tomar a pílula do dia seguinte novamente? Se ela não tivesse tomado, ela correria algum risco de engravidar? (Dudu)

Dudu, por segurança ela deveria tomar a pílula sim, pois vocês deveriam ter certeza que esse sangramento seria de uma menstruação normal ou um sangramento eventual, próximo à um período ovulatório.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz

Tomei a pílula do dia seguinte, mesmo fazendo o uso do anticoncepcional. Tem problema? Faz mal? O que pode me acontecer? (Leca)

Leca, a pílula de emergência pode ser utilizada concomitantemente ao uso da pílula se houver dúvidas quanto à uma possível falha da mesma. Um dos efeitos colaterais que pode acontecer é algum mal estar relacionado com a dose, como náuseas ou vômitos, OK?

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz

Fiz uma curetagem há um mês. Posso tomar a pílula do dia seguinte? (Lua)

Lua, a pílula de emergência só deve ser utilizado em situações específicas e só protege o ato sexual desde que tomado até 72 horas da relação sexual. Mas a eficácia vai diminuindo quanto mais tarde você tomar a pílula, além do percentual de falha ser maior que a pílula tomada regularmente. Quanto a sua dúvida, após uma curetagem aborto de gravidez de menos de três meses você pode tomar a pilula de emergência à qualquer momento.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz

Olá, esqueci de tomar a última pílula da cartela no horário habitual (21 horas). No dia seguinte, lembrei e a tomei (às 9 horas). Só que, no dia em que esqueci de tomar a pílula, tive relação sexual. Há riscos de gravidez? Outra coisa: qual seria o intervalo ideal neste caso? Continuo contando cinco dias a partir do dia em que deveria ter tomado a pílula, normalmente, ou do dia em que me lembrei de tomá-la? (Luciana)

Luciana, há riscos sim, mas dependem também da pílula que você está tomando. O risco é maior se a pílula for de menor dosagem. Você pode tomar a pílula de emergência neste caso. Não entendi bem a segunda pergunta, mas se você esqueceu de tomar a pílula, o correto é usar preservativo por pelo menos sete dias, e o intervalo entre as cartela não muda.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz

Tive relações sexuais sem preservativo e, neste mês, já tomei pílula de emergência pelo mesmo motivo. Posso tomar Ginecoside ao invés de tomar pílula do dia seguinte? Após tomar a pílula do dia seguinte, como devo considerar meu ciclo: contar 28 dias normais após o sangramento que tive ou ele deverá vir normalmente? (Janice)

Não Janice! Ginecoside não deve ser tomado na menor suspeita de gravidez. Tome as pílulas de progesterona que há no mercado, mas não faça uso rotineiro delas, pois elas somente devem ser usadas na emergência, ok? O ciclo vai depender da época em que você tomou a pílula, pois pode atrasar ou ter um sangramento prévio que não deve ser considerado como fluxo normal. Conte a partir do sangramento maior, ok?

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz.

Eu transei com meu namorado e depois de duas horas, tomei a pílula do dia seguinte. Mas fiquei com tanto medo que acabei tomando as duas de uma vez só. Será que a pílula do dia seguinte fará efeito? (Cintia)

Cintia, existem atualmente preparados com monodose da pílula de emergência (correspondendo às duas pilulas), não havendo problemas em você ter tomado as duas pílulas de uma vez. O efeito será correspondente ao tomá-la fracionada.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz

É posível que o bebê sofra algum dano, ou fique com algum problema se tomada a pílula do dia seguinte durante a gravidez? Quais os riscos que poderiam acontecer? É normal sentir ânsia de vômito, dor nos seios, tontura e ficar mole? (Hellen)

Hellen, não existem evidências epidemiológicas que a tomada da pílula de emergência na fase inicial da gravidez possa causar anomalias fetais.Os efeitos secundários mais freqüentes para as mulheres que usam a pílula de emergência são náuseas e vômitos. Esses efeitos podem ser combatidos com o uso de antieméticos cerca de uma hora antes da tomada da pilula de emergência.Outros efeitos secundários podem ocorrer, com menor freqüência, como cefaléia, dor mamária e vertigens como você referiu.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz.

Transei com camisinha, mas a camisinha escapou e não cheguei a ejacular. No dia seguinte ela tomou a pílula do dia seguinte, uma que chama previdez. Tem alguma chance de engravidar não sei se ela estava no período fértil. Eu acho que ela não toma anticoncepcional. (Lucas)

Lucas, as chances da pílula de emergência funcionar são maiores quanto mais precocemente for tomada. As chances de gravidez existem, e ela será descartada quando vier o fluxo menstrual normal,OK?

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz.

Minha menstruação está atrasada há 12 dias. Fiz o teste de sangue de gravidez, mas deu negativo. Tomei a segunda pílula Pilem com mais ou menos 12 horas antes de fazer o exame. Será que pode ter dado resultado negativo com influência deste remédio? (Carlota)

Carlota, a pílula de emergência deve ser tomada no máximo até 72 horas após a relação sem proteção, ou que tenha havido ruptura do preservativo. Pela sua história, ela é completamente inócua, pois ela não interfere em gravidez em andamento, não alterando o teste. Você deve agendar uma consulta com seu ginecologista e refazer o teste e outros exames que forem necessários.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz.

Transei com a minha noiva há 5 dias. Se eu der a pílula do dia seguinte, evitaria que ela engravidasse? (Ed)

Não, Ed. A pílula de emergência deve ser tomada até 72 horas após a relação, com falhas crescentes quanto mais longe a tomada estiver da relação.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz.

Estou preocupada com uma situação. Tive uma relação desprotegida com meu namorado e fazia só oito dias que estava tomando o anticoncepcional Mínima. Ele não ejaculou no interior, mas como sei que antes sai um líquido que pode conter espermatozóides estou preocupada. Posso tomar a pílula do dia seguinte mesmo com a cartela em dia e no horário certo? Há risco de reações entre os dois comprimidos? Obrigada. (Juliana)

Desde que a pílula tenha sido iniciada no primeiro dia menstrual e esteja sendo tomada corretamente, não importa em que dia você esteja da tomada, a eficácia é a mesma em qualquer dia do ciclo ou intervalo entre as cartelas.Mas, se houve alguma dúvida quanto à tomada, a pílula de emergência pode ser utilizada. Não esqueça: seu médico deve ser comunicado para que você seja adequadamente orientada.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz.

Minha namorada mora longe de mim e nos encontramos só de vez enquando. Por esse fato, ela não toma pilula anticoncepcional, pois sempre que fazemos sexo usamos camisinha e queremos fazer sexo sem. Gostaria de saber se poderíamos usar a pílula do dia seguinte e após usar, quanto tempo ela continua agindo? Digo isso, pois vou me encontrar com ela por 3 dias. Se ela tomar a pílula no primeiro dia, posso continuar fazendo sexo com ela até que dia? E seria melhor ela tomar antes da relação ou depois? No caso, o "dia" do encontro, seria 4 dias antes de vir a mestruação dela. Qual seria a eficácia da pilúla?

A pílula de emergência é como o nome diz, usada numa situação inesperada em que há possibilidade de gravidez. Não deve ser usada rotineiramente, mesmo porque a eficácia é menor do que a pílula normal e só serve para aquela relação sexual pregressa em que se pressupõe o risco de gravidez. Portanto, o conselho é: utilizem um método eficaz.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz.

Gostaria de perguntar três coisas. Primeiro, minha namorada está tomando Pilem. Este medicamento possui duas pílulas. Gostaria de saber com quanto tempo depois dela tomar a primeira ela deve tomar a segunda? Ela deve tomar várias cartela do Pilem ou só uma serve? Terceira, existem mulheres que nascem sem o hímen?

O medicamento em questão deve ser tomado com intervalo de 12 horas entre a primeira e segunda pílula. Como se trata de uma pílula para contracepção de emergência, não deve ser usada de forma rotineira. Procurem um ginecologista para obter orientações sobre métodos contraceptivos e escolher o método mais adequado para vocês. Variações anatômicas com relação ao hímem podem existir.

Dr. Kendy Kumagai é ginecologista do Hospital Nipo-Brasileiro.

O contraceptivo de emergência ou a pílula do dia seguinte, se tomado com freqüência, afeta a fertilidade? Estou com medo porque tomei seguido 6 vezes. Isso pode me prejudicar quando eu quiser ter filhos? (Karen)

O uso de contraceptivos de emergência não induz a esterilidade, porém pode provocar um desequilíbrio hormonal. Se você está usando este método com tanta freqüência, acho melhor que você procure o seu ginecologista para uma orientação sobre métodos anticoncepcionais. Certamente, você escolherá um método mais adequado às suas necessidades.

Dr. Kendy Kumagai é ginecologista do Hospital Nipo-Brasileiro.

Tive relações com minha namorada e não utilizamos preservativo. Ficamos muito preocupados. Dois dias depois ela menstruou. Será que ela ainda corre o risco de ficar grávida? É recomendado ela tomar a tal pílula do dia seguinte?

Se o fluxo menstrual foi o habitual é pouco provável que ela fique grávida. No entanto, não dá para descartar totalmente esse risco. A pílula do dia seguinte, idealmente foi criada para ser utilizada até, no máximo, 72 horas da relação desprotegida. O ideal é tomar até 24 horas após a relação.

Dr. Rodrigo Borsari é ginecologista do Hospital Nipo-Brasileiro.

Sou virgem, mas permiti que meu namorado aproximasse seu pênis da minha vagina. Namoramos um pouco, acho até que cheguei ao orgasmo, porém preciso saber se é recomendável tomar a pílula do dia seguinte, pois não ejaculou, mas ficou bem excitado e todo lubrificado. Não sei exatamente como funciona, preciso de uma orientação.

Não é possível avaliar se não haveria espermatozóides naquele líquido seminal. Provavelmente, não a ponto de ser necessário o uso da pílula de emergência. Mas aqui vai um alerta: mesmo nas "brincadeiras por fora", não deixem de utilizar a camisinha, ok?

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz.

Sempre que tenho relação sem camisinha, eu tomo a pílula do dia seguinte, sem nem ter certeza se meu namorado ejaculou lá dentro. Mesmo assim, tomo, e isso já virou quase costume. Será que ela perde o efeito e também prejudica meu útero? Preciso saber dessas duas perguntas, pois nenhum profissional me responde essas simples perguntas.

A pílula do dia seguinte não foi idealizada para ser usada desta forma. Do jeito que você tem feito, provavelmente, os efeitos da alta dose de hormônios já podem ter se manifestado. Procure urgentemente o seu ginecologista para discutir o melhor método anticoncepcional para o seu caso.

Dr. Kendy Kumagai é ginecologista do Hospital Nipo-Brasileiro.

Uso o contraceptivo oral Yasmin diariamente, além de usar preservativo em todas as relações sexuais com meu namorado, pois temos muito medo de uma possível gravidez. Na última relação sexual que tivemos, a camisinha entrou dentro da minha vagina quando ele retirou o pênis. Ele ainda não tinha chegado ao orgasmo, mas ouvi dizer que durante a relação pode sair um pouco de sêmen. Neste caso, para evitar ao máximo qualquer possibilidade de gravidez, posso tomar a pílula do dia seguinte, mesmo tomando contraceptivo oral diariamente ou não é necessário? Obrigada. (Juliana)

A pílula do dia seguinte pode ser ingerida na vigência de tomada de anticoncepcional oral, mas sempre sob orientação de seu ginecologista, OK?

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz.

Caso tomar a pílula do dia seguinte, eu sentirei alguma reação? Quanto tempo após tomar a pilula de emergência dentro de 24 horas do coito eu poderia fazer o teste de gravidez para me certificar de que não estou grávida? (Rafaela)

Sentir ou não alguma reação com a pílula do dia seguinte depende de fatores orgânicos pessoais, inclusive existem doenças que contraindicam o uso da medicação (como por exemplo portadoras de doenças do fígado e problemas tromboembólicos). Geralmente 2 semanas após a relação o teste de gravidez no sangue já é positivo em caso de gravidez.

Dr. Kendy Kumagai é ginecologista do Hospital Nipo-Brasileiro.

Precisei tomar uma pílula para contracepção de emergência. Porém, esqueci de tomar a segunda dose no horário correto que era após 12 horas da primeira, somente o fiz 20 horas após a primeira. O que devo fazer? Como tenho 48 horas após coito "desprotegido", devo repetir a dose tomando nos horários corretos ou confiar neste método de emergência mesmo sem ter feito o uso correto deste? (Jaq)

O atraso de 8 horas no segundo comprimido provavelmente deverá diminur um pouco a sua eficiência, porém uma segunda tomada poderá aumentar os efeitos colaterais da medicação. Pensando-se na eficácia acho melhor que você repita o esquema, porém o fundamental é que você converse com o seu ginecologista para a adoção de um método contraceptivo seguro e que faça o uso de forma correta.

Dr. Kendy Kumagai é ginecologista do Hospital Nipo-Brasileiro.

Se eu tomar a pílula do dia seguinte e 2 dias depois tomar amoxicilina traz algum mal? Dois dias depois da amoxicilina veio o sangramento. Isso é normal? Li a bula do antibiótico e lá diz que em mulheres grávidas ou com suspeita, há risco pontencial ao bebê. O que essa combinação pode fazer? ( Ana)

Ana, antibióticos podem alterar a absorção intestinal dos anticoncepcionais e portanto uma diminuição da sua eficácia. Portanto deve-se utilizar preservativos durante o tratamento para reduzir o risco de gravidez. Quanto ao seu caso que foi a pílula de emergência não deverá haver diminuição na eficácia devido ao antibiótico, pois o antibiótico foi tomado após a absorção do anticoncepcional, ficando o risco da gravidez só pelo índice de falha próprio da pílula de emergência. Quanto a combinação dos dois e os efeitos fetais, não são conhecidos danos graves descritos na literatura em seres humanos.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz.

Oi, eu tomo a pílula Diclin, há meses já, quase 1 ano, e ultimamente eu tenho tomada um pouco atrasado alguns minutos, ás vezes uma hora depois do horário habitual, e dois dias antes da pausa faltava 2 pílulas eu atrasei um dia esqueci de tomar, no dia seguinte tomei duas no horário habitual, como mandam fazer nas bulas da pílula, e no primeiro dia da pausa tive relações com meu namorado e ele gozou dentro, ele não costuma gozar dentro, e eu sem saber se na pausa engravida e com medo dos atrasos que tenho pequenos na hora de tomar o remédio procurei a farmácia e tomei a pílula do dia seguinte antes de completar 12 horas após a relação, no entanto já estou no sexto dia da pausa e minha mestruação ainda não desceu, eu queria saber se pode ser porque misturei os dois remédios sem saber se seria necessário, será que pode ser isto o atraso?E sem contar que na hora de tomar a segunda pílula do dia seguinte após 12 horas de tomar a primeira eu esqueci que tinha que tomar e tomei uma hora depois, corro risco de engravidar? Eu queria saber se tem problema passar uma hora da segunda dose da pílula do dia seguinte, e se posso estar grávida por isto, sendo que estou sentindo as cólicas que sinto normalmete semanas antes de mestruar como de fosse vir. E no mês anterior minha mestruação veio dois dias antes da pausa, ainda faltava duas pílulas, pode estar desregulada somente minha mestruação? Obrigada!! (Bia)

Bia, não há problemas em atrasar 1 hora na segunda dose da pílula de emergência. Mas hoje em dia já existe a pílula de emergência com uma dose ou senão pode-se tomar as formulações com os dois comprimidos numa tomada só. A sua menstruação deve vir pois a progesterona da pílula de emergência tomada no final do ciclo pode atrasar a vinda do fluxo.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz.

Após ter usado a pílula do dia seguinte (rompimento do preservativo), minha filha menstruou após cinco dias. No entanto, a menstruação seguinte não veio ainda. Há possibilidade de uma gravidez, mesmo após ter usado a pílula do dia seguinte e menstruado? (Marina)

Provalvelmente a medicação deve ter funcionado, porém para uma confirmação convém realizar uma consulta com o ginecologista.

Dr. Kendy Kumagai é ginecologista do Hospital Nipo-Brasileiro.

 


• Medicamento Proibido
Orgasmo Feminino
Últimas
Dúvidas sobre sexo
ABC do sexo
Mitos e inverdades
As 10 perguntas
sobre a 1ª vez

Sexologia Forense
Terapia Sexual
Violência Sexual
 
  © Copyright 2001 - 2013 Portal NippoBrasil - Todos os direitos reservados
 
-