PORTAL NIPPO-BRASIL
 
Dúvidas de Sexo

 
 
Parceiros NJ
 
A vida sexual feminina>>Anticoncepcional injetável
Tomo Perlutam e estou engordando muito. Então quero mudar para o DIU que não possui hormônios. É confiável ou tem riscos de gravidez? (Valéria)

Valéria, o DIU (dispositivo intra-uterino) é um dos métodos anticoncepcionais mais utilizados no mundo. Atua impedindo a fecundação. O tipo de DIU com cobre que é mais eficaz tem efeito por 10 anos e a taxa de gravidez é de 0,6 a 0,8 por 100 mulheres (6 a 8 em cada 1000) no primeiro ano de uso, diminuindo essa taxa nos anos seguintes (chegando à 0,3 por 100). Embora sua eficácia seja menor que a pílula anticoncepcional (eficácia de 1 gravidez para 1000), costuma ser um método muito bem tolerado, com baixas taxas de gravidez e infecção. As causas mais freqüentes de descontinuação do método são dor e sangramento.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz

Tomo a injeção Mesygina há 7 meses. Minha menstruação sempre vem corretamente, só que esse mês está atrasada. Apesar de tomar a injeção corretamente, existe a possibilidade de estar grávida? (Tata)

É pouco provável, Tata. Esse atraso pode ser perfeitamente normal. Mas em todo caso comunique isso ao seu médico para que ele decida se você toma ou não a próxima injeção. Na dúvida, se não houver tempo hábil para passar pelo seu ginecologista, não tome a dose deste mês e faça uso de preservativo até a consulta médica.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz

Trimestralmente, tomo injeção Depo Provera e, por isso, estou há um ano e meio sem menstruar. Isso faz mal? (Dani)

Dani, se o médico avaliou que não havia contraindicações ao uso do hormônio, você pode continuar utilizando o método desde que mantenha o seguimento pelo seu ginecologista para detectar eventuais complicações ou efeitos colaterais. O método é muito eficaz, mas um dos efeitos colaterais comuns é a retenção líquida com aumento do peso e a irregularidade menstrual em alguns casos. Portanto, a avaliação da adequação do método para você é realizada em conjunto entre você e seu ginecologista, ok?

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz

Tomei o anticoncepcional Perlutan pela primeira vez. Durante a aplicação não senti dor na região, porém, depois doeu muito e, no segundo dia, apareceu uma mancha vermelha dolorida, um pouco abaixo do local da aplicação. Essa mancha pode indicar uma possivel ineficácia do Perlutan? Será que posso está grávida? (Lu)

Lu, passe numa consulta médica para determinar se não há uma inflamação ou abscesso no local. No caso, ela teria relação com a eficácia somente se não foi aplicada corretamente no músculo.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz

Olá! Tomei perlutan por 5 anos e agora minha ginecologista resolveu mudar, pelo fato do meu ciclo ser de 9 dias menstruada. Nunca tive problema com Perlutan. Mudei para Cyclofemina, mas notei muita acne no meu rosto. Me indicaram a Mesigyna. Gostaria de saber se ela é bem aceita, se não engorda ou dá acne, igual à Ciclofemina. E qual é o melhor injetável, o mais aceito? (Deza)

Deza, os efeitos colaterais mais comuns dos injetáveis mensais são as alterações do ciclo menstrual, ganho de peso, cefaléia e vertigem. As alterações de ciclo são uma das principais causas de descontinuação do método por parte das pacientes. Comunique ao seu médico seus sintomas para que ele indique uma nova formulação, ok?

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz

Tomo Preg Less há três meses. No primeiro mês tive menstuação normal, no segundo mês um pouco: menstruação de 4 dias, mas não teve um sangue vivo. Neste mês ainda não desceu. Tomo minha injeção todo dia 17, será que estou grávida? Devo tomar a injeção mesmo sem descer? (Sandra)

Sandra, se você tomou as doses corretamente, a gravidez é pouco provável, mas na dúvida consulte o seu médico para que você seja avaliada, evitando tomar a nova dose até que tudo seja esclarecido.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz

Fui ao médico para começar a tomar anticoncepcional injetável. Tomei direitinho, mas minha menstruação adiantou 12 dias. Minha médica disse pra eu tomar a injeção sempre na mesma data que eu tomei a 1ª. Pelo fato do adiantamento a injeção ainda pode estar fazendo efeito ou não? Devo tomar no mesmo dia ou devo adiantar? (Natália)

Natália, não se preocupe com o fato da menstruação ter adiantado, siga as orientações de sua médica. Apenas não deixe de relatar o fato para sua médica.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz.

Tomo Perlutan há 4 anos, todo dia 18 de cada mês. Posso colocar o adesivo Evra no dia 18 e substituir pelo Perlutan? (Cristiana)

Não, Cristiana. Há problemas em realizar a troca nesta data, desde que sejam seguidas as orientações de aplicação. Mas não entendi muito bem se você vai utilizá-lo só por um mês. Se for necessário, refaça sua pergunta .

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz.

Eu tenho 22 anos e tomo anticoncepcional injetável há quase 5 anos. Tomo mensalmente o Perlutan. Gostaria de fazer 2 perguntas: a injeção também precisa de um intervalo do seu uso? Quando suspender seu uso, a partir de quanto tempo posso engravidar? (Carina)

Os trabalhos científicos não demonstram a necessidade de pausa o uso de contraceptivos. Na verdade a gravidez pode ocorrer logo após a parada do contraceptivo, porém se você puder esperar um pouco recomendo aguarde cerca de 3 meses.

Dr. Kendy Kumagai é ginecologista do Hospital Nipo-Brasileiro.

Minha nomorada tomou a injeção Uno-Ciclo. Logo após a retirada da seringa, observei a saída de uma pequena parte do líquido. Corremos o risco de termos a eficácia do medicamento reduzida devido a essa perda? Depois da aplicação, transamos. Desse modo, ela pode engravidar? Quanto tempo depois da aplicação podemos manter relação sexual normalmente e por quanto tempo? (Neto)

Caro Neto, a eficácia do injetável acontece a partir do dia da injeção, desde que aplicada nos primeiros cinco dias após o inicio da menstruação (sete dias se o ciclo da mulher for bem regular). A partir daí, uma nova dose deve ser aplicada a cada trinta dias com uma margem de no máximo 3 dias para mais ou menos. Se as doses forem aplicadas continuamente, a eficácia anticoncepcional permanece durante todo o tempo de uso, de acordo com as especificações do método. Quanto ao caso especifico que você se referiu, a eficácia depende da quantidade de líquido que saiu. Mas, se foi pouca, o que pode acontecer é uma ligeira antecipação no dia menstrual, não interferindo na segurança do método. Para que não ocorra a saída do conteúdo injetado, a injeção deve ser aplicada por pessoa habilitada em via intramuscular profunda, realizando ligeira tração na pele, para que o "caminho" da agulha seja tornado obliquo após a saída da mesma ao soltar-se a pele. O local não pode ser massageado após a aplicação, pois ocasionará absorção mais rápida do hormônio interferindo no seu tempo de ação.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz.

 


• Medicamento Proibido
Orgasmo Feminino
Últimas
Dúvidas sobre sexo
ABC do sexo
Mitos e inverdades
As 10 perguntas
sobre a 1ª vez

Sexologia Forense
Terapia Sexual
Violência Sexual
 
  © Copyright 2001 - 2013 Portal NippoBrasil - Todos os direitos reservados
 
-