PORTAL NIPPO-BRASIL
 
Dúvidas de Sexo

 
 
Parceiros NJ
 
Tive duas gestações prematuras. A 1ª com 17 anos. O nenê nasceu com 27 semanas de gestação, 1120 gramas, parto normal sem ponto. Na 2ª gestação o nenê nasceu com 29 semanas e com 1180 gramas, parto cesárea. Não sabia dessa cirurgia (cerclagem). Posso fazer essa cerclagem antes de engravidar? Com quanto tempo posso engravidar novamente depois da cesárea? Gostaria de ter mais detalhes dessa cerclagem. (Carla)

Carla, a cerclagem é realizada nos casos em que a paciente possui incompetência do colo do útero (o colo se abre, não "segurando"o bebê) e, devido à isso, tem abortos tardios que se repetem em gravidezes sucessivas caso ela não seja realizada. Embora possa ser realizada fora do período gestacional, geralmente se faz durante a gravidez, por volta do terceiro até o quarto mês, e a técnica cirúrgica é simples, embora possam haver complicações como infecções e rotura da bolsa amniótica.

Ela é relizada passando-se um ponto circular ao redor do colo uterino, provocando seu estrangulamento o suficiente para garantir a contenção do concepto. Quanto à engravidar, após uma cesárea sem complicações, um tempo bom é por volta de 2 anos, embora isso seja relativo quanto à segurança da cicatriz que se formou no útero.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz

Minha esposa tem 36 anos de idade e teve seu primeiro filho há 2 meses. Após o parto (cesárea), os seus pequenos lábios ficaram muitos pequenos. Por quê?

O que pode ocorrer após o parto é uma fase de baixa hormonal, mas não ocorre diminuição dos pequenos lábios como você descreveu. O médico de sua mulher poderá esclarecer melhor o que pode estar ocorrendo.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz.

Fiz cesariana há 6 meses e o local do corte ainda continua inchado, principalmente na parte superior. Será que minha cirurgia teve algum problema interno?

Após 6 meses é pouco provável que seja por causa da cesárea, entretanto você deve retornar ao seu médico para uma reavaliação.

Dr. Kendy Kumagai é ginecologista do Hospital Nipo-Brasileiro.

Meu resguardo acabou. O parto foi a fórceps. A partir de quando estarei apta a ter relações sexuais? Poderá haver algum desconforto ou até mesmo poderei sentir dor devido a sutura que foi feita ? Peço que a resposta seja clara, pois moro no exterior e não domino muito bem o idioma ao ponto de esclarecer minhas dúvidas com meu obstetra.

Se não houve nenhuma complicação na sutura realizada (como infecção), você poderá ter relação após 40 dias do parto. Um pouco de desconforto pode ocorrer no início, não só pela sutura, mas pelas alterações hormonais dessa fase. Inicie as relações com cautela, pedindo compreensão do seu companheiro que tudo voltará ao normal, como era antes do parto. Se for necessário, utilize um lubrificante vaginal.

Dr. Rodrigo Borsari é ginecologista do Hospital Nipo-Brasileiro.

Gostaria de saber quando normalmente a mulher volta a mestruar depois do parto. Já faz 1 ano e 1 mês que minha filha nasceu e ainda não voltei a menstruar. Ela ainda mama de manhã e à noite, pode ser por isso? Estou preocupada. Meu médico diz que não sabe quando voltarei a menstruar, isso é normal?

A amamentação é um fator que interfere no retorno da menstruação no pós-parto. No entanto, isso geralmente ocorre quando a amamentação é exclusiva, ou seja, sem outros complementos alimentares (suco, chá, sopa, etc). Portanto, pode ser normal devido ao estímulo mamário, mas se estiver lhe preocupando, o assunto deverá ser abordado com seu médico.

Dr. Rodrigo Borsari é ginecologista do Hospital Nipo-Brasileiro.

Quanto tempo aguardar após uma cesariana, para uma nova gestação com possível parto normal seguro?

Toda paciente com uma cicatriz de cesárea deve ser monitorada com muito cuidado, mesmo com um intervalo interpartal ótimo de dois anos. Embora o parto normal seja possível, consideramos a gravidez de risco, podendo ocorrer a rotura da incisão da cesárea anterior até mesmo fora do trabalho de parto. No dia do nascimento, com a monitorização do bebê e da evolução do trabalho de parto, podemos detectar sinais de problemas com a cicatriz, havendo uma relativa segurança nesse acompanhamento.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz.

Gostaria de saber se os partos normais, não cesarianas, provocam o alargamento de vagina.
Dependendo da constituição orgânica da mulher e da forma como o parto ocorreu, pode ocorrer o que chamamos de distúrbios do assoalho pélvico e nisso se inclui o relaxamento da musculatura na entrada da vagina, o que dá a sensação de alargamento da mesma, principalmente no ato sexual. Quando isso ocorre, a mulher pode se submeter à uma cirurgia para a correção do defeito. Vale lembrar aqui que mulheres que dão à luz num parto cesárea, não estão livres desses distúrbios, porque eles podem ocorrer da mesma forma, mas em menor proporção que nos partos vaginais, devido às transformações da gravidez, ao peso do útero grávido sobre os constituintes de sustentação da pelve, o estilo de vida e tipo de atividade profissional.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz.

 


• Medicamento Proibido
Orgasmo Feminino
Últimas
Dúvidas sobre sexo
ABC do sexo
Mitos e inverdades
As 10 perguntas
sobre a 1ª vez

Sexologia Forense
Terapia Sexual
Violência Sexual
 
  © Copyright 2001 - 2013 Portal NippoBrasil - Todos os direitos reservados
 
-