PORTAL NIPPO-BRASIL
 
Dúvidas de Sexo

 
 
Parceiros NJ
 
A vida sexual feminina>>Menstruação
Percebi que, na semana anterior da minha mestruação, fico exageradamente estressada e sensível. Não agüento mais! Não há um mês em que eu não chore. O pior é que acabo descontando nas outras pessoas. Sei que TPM é normal, mas há algum risco de eu ter algum problema? Existe algum tipo de medicamento que possa amenizar esse estresse todo? (Debora)

Debora, pelo menos você já reconhece ter TPM, o que já é um início para administrar esse problema que aflige muitas mulheres. Mas como você descreve não é normal, pois, se a TPM intefere nas atividades normais da mulher, tem de ser tratada e há soluções para isso. O inicio do tratamento parte de um diário de sintomas para diagnosticar o que a paciente sente, se predominam sintomas emocionais (tristeza, depressão, raiva, etc) ou orgânicos (inchaços, dor de cabeça, dor nas mamas, mensurar ganho de peso etc). Uma análise desse diário irá determinar as medicações a serem dadas (antidepressivos, diuréticos, vitaminas). Mas, de inicio, a paciente já pode seguir algumas orientações, como a prática de atividade física, evitar a cafeína (café e chás), prática de atividades que induzam o relaxamento, evitar atividades estressantes no período pré-menstrual e aumentar o consumo de grãos e fibras. Como vê, há a necessidade de acompanhamento ginecológico para adequar o melhor tratamento ao seu caso, ok?

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz

Estava tomando Cerazzete, pois estou amamentando. Meu filho tem 1 ano e 6 meses, mas já faz 1 mês e nada de menstruação. Estou apavorada. Já tomei Provera 10 ml e nada. Há risco de gravidez? (Juliana)

Há possibilidade que você esteja grávida, porque pode haver falha do anticoncepcional. O melhor a fazer, Juliana, é agendar uma consulta ginecológica para realizar um teste de gravidez para tirar essa dúvida, ok?

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz

Sou portadora de Hepatite C, estou no estágio cirrótico (varizes no esôfago). Enfim, estou com acompanhamento aqui no hospital UMASS (Universidade de Massachusetts). Fiz dois tratamentos no Brasil, mas infelizmente não funcionou devido a quedas de plaquetas. Mas percebi que depois do uso de Interferon Alfa+Ribavirina (primeiro tratamento) e Interferon Peguilado+Ribavirina (segundo tratamento) minha menstruação parou. Será que foi devido a medicação? Isto significa que não estou ovulando devido a ausência de menstruação? (Gi)

Gi, a amenorréia é uma complicação comum em pacientes com doença hepática com cirrose. Pode ser devida as alterações hormonais devido a doença ou por hepatite auto-imune, sendo o estado nutricional da paciente um fator coadjuvante. Embora não haja menstruação no seu caso, é mais seguro usar um método de contracepção (preservativo, por exemplo), pois eventualmente pode haver concepção. Nos casos em que a amenorréia se mantêm indefinidamente, estudos mostram que o transplante de fígado reverte a situação com normalização dos ciclos com possibilidades de gravidez, inclusive.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz

Pode ocorrer menstruação antes de terminar de tomar a cartela de pílulas? (Dani)

Dani, sangramentos freqüentes e cíclicos (sempre na mesma época) antes do término da pílula significam dose insuficiente de hormônio na pílula e, caso estejam incomodando, pode-se trocar por outra. Se o sangramento for discreto e você não se importar, pode-se mantê-la, sem prejuízo na eficácia. Mas lembre-se: o sangramento pode ocorrer por outros motivos e até por esquecimento ou atraso na tomada, portanto, fique atenta para não ter surpresas indesejadas.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz

Olá! Minha namorada já tomou há alguns anos a pílula, pois sua menstruação era bastante irregular. Hoje em dia ela não toma mais. Mas uma vez estávamos na praia, ela não queria ficar menstruada e tomou anticoncepcional para pausar a menstruação. Quando cortou o remédio, voltou a descer normalmente. No entanto, seu ciclo já se estende por 38 dias. Fizemos um teste de gravidez de farmácia e deu negativo. O que pode ter acontecido? (Max)

Caro Max, após a parada da pílula pode acontecer um atraso menstrual no ciclo seguinte. De qualquer forma, sua namorada deve realizar um novo teste de gravidez e comunicar o fato ao ginecologista dela.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz

Tenho 19 anos e minha menstruação não é regular. Vou começar a tomar Level. Como devo proceder? Há quatro meses não menstruo. Posso começar a tomar antes ou tenho que esperar? Obrigada. (Josi)

Não Josi! Você tem de passar pelo ginecologista para investigar a causa do seu problema. Quatro meses sem menstruar não se trata sem saber afastar a causa. E, depois, você tem certeza de que não está grávida? Portanto, agende logo uma consulta médica, certo?

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz

O meu caso é o seguinte: tomei Yasmin durante 4 anos e depois mudei para Diane 35, mas só tomei por 2 meses. Depois de parar, usei sempre preservativo como método contraceptivo. Porém, agora o meu período está atrasadissimo e eu não sei como isso é possivel se sempre usei proteção. Gravidez? Doença? Estresse? (Liliana)

Liliana, como sua menstruação está atrasada, você deve realizar um teste de gravidez, mesmo com a sua certeza de que não tenha havido problemas com o preservativo. Caso o exame dê negativo, seu médico irá investigar os possíveis motivos para a ausência da menstruação e a necessidade ou não de tratamento.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz

Minha mestruação vem um mês sim e outro não. Isso ocorre há muito tempo. Há algum problema comigo? O que devo fazer? Há remédio para regular? (Tata)

Tata, provavelmente seus ciclos são anovulatórios e você deve agendar uma consulta ginecológica para investigar a causa do problema e aí instituir o tratamento adequado, OK?

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz

Meu filho fez agora 3 meses. Ele nasceu com problemas renais e por causa disso ele já fez 2 cirurgias. Desde que ele nasceu, até hoje, eu não mestruei. Gostaria de saber se isso é normal ou é pelo fato de eu ainda estar amamentando? (Wanessa)

Wanessa, geralmente a mulher volta a menstruar após o 2º mês pós parto, mas dependendo da amamentação, se exclusiva, o retorno pode demorar meses (até 6 meses a 1 ano).

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz.

Minha namorada toma o anticoncepcional Mercilon Conti de 28 comprimidos. Ela já está na pílula 26 e ainda não menstruou. Isso é normal? (Edgard)

Edgard, raramente pode acontecer uma falha se a pílula foi tomada corretamente. Em todo caso, o médico de sua namorada deve ser comunicado para um aconselhamento personalizado.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz.

Já tenho 15 anos, estou com meu corpo bem formado, meus seios já estão "grandinhos", mais eu ainda não menstruei. Pessoas que não podem ter filhos menstruam? Será que sou estéril? (Jeh)

Jeh, a sequência de fenômenos de transformações corporais da puberdade culminam na menarca ou primeira menstruação. A sequência que deve ocorrer é o primeiramente o aumento em altura, e em seguida aparecimento do broto mamário, surgimento dos pêlos pubianos e axilares e por fim a menstruação. Você deverá passar por uma consulta ginecológica para ter certeza se sua evolução física está normal. Um fato que também indica que a menstruação está por vir é o início do aparecimento das espinhas, mas este fato também depende do seu tipo de pele (seca ou oleosa), ok?

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz.

Minha namorada não menstrua há 3 meses. Sente dores na barriga, tonturas e secreção nos seios. Ela acha que o atraso foi devido a um regulador de menstruação que tomou há quase quatro meses. É possível ser verdade? (Antônio)

Não é comum não menstruar, mesmo após um "regulador" há 4 meses. É fundamental a procura a um profissional para se afastar desde gravidez a alterações hormonais

Kendy Kumagai, Marcelo Hoshino, Edison Yajima e Hélio Sato são ginecologistas do Hospital Nipo-Brasileiro.

O que pode acontecer quando se toma o anticoncepcional sem estar menstruada? Pergunto porque sei que se deve começar a tomar a pílula no 1° dia do ciclo, mas gostaria de saber o que ocorreria se esse procedimento não fosse seguido. (Angélica)

Depende do dia do ciclo que se toma. Se o fluxo já terminou, o risco de gravidez aumenta conforme você atrasa o início e deve se lançar mão de um método alternativo, como preservativo, nesse ciclo.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz.

Minha mesntruação está atrasada há 21 dias e fiz o exame BETA HCG e deu 0,01 negativo, mas mesmo assim até o momento não veio minha menstruação. O que eu devo fazer? Tomei Ginecoside a ainda não desceu. Estou preocupada. (Fernanda)

Fernanda, se você não procurou ainda, marque uma consulta com seu médico, pois você deve ser avaliada para esclarecer porque o seu fluxo menstrual não veio ainda. Só uma avaliação pessoal pode indicar quais os exames necessários no seu caso específico, ok?

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz.

Começar a fazer o uso do anticoncepcional Mínima 11 dias após o início da minha menstruação tem algum problema? Ele vai ser eficaz? E também quero saber se posso continuar tomando sem fazer a pausa. Meu namorado mora fora e vamos nos ver 15 dias após ter tomado o primeiro comprimido. Por favor, me ajudem, não tenho como pagar um ginecologista no momento e preciso muito saber a opinião de um profissional. (Juliana)

Juliana, tomado dessa forma não vale a pena, pois exige o uso de preservativo associado até o fim dessa cartela. Inicie a primeira cartela tomando o primeiro comprimido no primeiro dia menstrual. As cartelas seguintes devem ter intervalo entre as mesmas de sete dias. Mas Juliana o fato de você não poder pagar por uma consulta não é motivo para não passar num ginecologista, pois você pode agendar uma consulta no posto de saúde mais próximo de sua casa, ok?

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz.

Tomo o anticoncepcional Femiane de forma contínua para controle de endometriose severa. Tenho leves sangramentos diversas vezes no mês, inclusive ao ter relação sexual. Meu médico não me esclarece muito sobre o fato desses sangramentos estarem piorando ou não os focos existentes. Existem outras alternativas para suspender a menstruação? Outro efeito do remédio é a diminuição de desejo sexual. Como solucionar isso? (Bia)

Bia, em primeiro lugar é preciso se certificar que não há nenhum problema com o útero que possa estar ocasionando o sagramento. Muitas vezes esse sangramento durante a tomada da pílula é normal, desde que você não esteja atrasando ou esquecendo a tomada da pílula. Alternativas para suspender o sangramento existem e são baseados na prescrição de medicamentos à base de progesterona (na forma de injeções, DIU e implantes). Existe também a possibilidade de se provocar uma menopausa artificial através do boqueio da função ovariana. Isto deverá ser avaliado pelo seu médico que determinará o melhor caminho segundo as suas necessidades. Quanto ao desejo sexual, a questão pode ter outra causa que não seja a pílula, mas pode-se mudar a composto principalmente em relação ao tipo de progesterona. Consulte seu medico, ok?

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz.

Mari e eu já estamos namorando há quase três anos e agora finalmente consegui convencê-la a se consultar com um ginecologista. Ela não tem menstruação regulada e, às vezes, mestrua 2 vezes por mês. Se ela ficar muito nervosa ou com medo de alguma coisa, é o quanto basta para descer para ela. Eu a amo muito e por isso me preocupo bastante com ela. Isso acontece desde quando ela teve a primeira menstruação. O que poderá ser? Como posso ajudá-la? Me ajudem a entender melhor isso, por favor...

A irregularidade menstrual é muito freqüente em mulheres jovens e pode ocorrer desde a primeira menstruação. Geralmente, ocorre apenas uma imaturidade dos comandos entre o cérebro e os ovários que determinam essas alterações menstruais. No entanto, para descartar outras alterações hormonais ou anatômicas que levariam a quadros semelhantes, é necessário passar em consulta com um ginecologista.

Dr. Rodrigo Borsari é ginecologista do Hospital Nipo-Brasileiro.

Durante uma relação é normal haver sagramento na vagina, faltando 4 dias para minha mestruação??? (Diana)

Diana, eventualmente pode ocorrer sangramento nas relações próximo à menstruação e nada haver de grave. Mas sempre que isso acontecer deve-se passar por uma avaliação ginecológica para afastar problemas orgânicos que possam ter causado esse sangramento.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz.

Tomei anticoncepcional oral (Harmonet-6 anos e depois Belara-1 ano) e resolvi parar no mês retrasado por motivos vasculares. Acontece que desde então não menstruei mais normalmente. Tenho certeza de não estar grávida, pois fiz exame de sangue. Minha médica então receitou Ginecoside mês passado e deu resultado. Porém, esta foi a última vez que menstruei depois de ter parado com a pílula. Este mês novamente estou com atraso de 10 dias. Meu ciclo costumava ser de 28 a 32 dias, quando não usava pílula. No ultra-som que fiz antes de tomar o Ginecoside, deu um cisto funcional e, pelo o que a médica me disse, eu estaria ovulando. Gostaria de saber o que é que pode provocar este atraso menstrual? É comum ocorrer isso após anos de uso da pílula? Terei problemas futuros com isso? Faz mal ficar sem menstruar por muito tempo? Obrigada! (Sayuri)

Sayuri, o tempo que você ficou sem menstruar não lhe trará problemas. Pode ser que pelo fato de ter ficado um bom tempo tomando o anticoncepcional oral tenha provocado um certo bloqueio, que pode ceder espontaneamente. Eventualmente, pode ser necessário um indutor de ovulação, mas isso deve ser conversado com seu médico, ok?

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz.

Há algum sangramento mesmo quando está grávida, nem que seja pouquíssimo? (Linda)

Linda, pode haver sangramento no início da gravidez, que pode ser motivado pela implantação do ovo no útero ou descamação, enquanto não houver fechamento completo da cavidade uterina pelo saco gestacional.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz.

Minha menstruação está atrasada quase um mês. Já fiz o teste de gravidez e não constou que eu estava grávida, mas meus seios estão maiores e a barriga cresceu um pouco é possível eu esta grávida. Aguardo a resposta e obrigada. (Julianna)

Existem várias causas para a falta de menstruação, recomendo que procure o seu ginecologista para uma investigação clínica.

Dr. Kendy Kumagai é ginecologista do Hospital Nipo-Brasileiro.

Quando tinha 15 anos, minha namorada menstruava de duas a três vezes no mês. O médico receitou para ela tomar anticoncepcional. Ela parou de tomar a pílula e continuou tudo certo até agora. Ela tem 18 anos e voltou o problema. O que pode ser isso? Obrigado. (Lucas)

Provavelmente o que está ocorrendo deve ser uma recidiva do problema que ela apresentou na adolescência. É muito frequente as mulheres apresentarem menstruações irregulares, e geralmente respondem bem ao tratamento. Recomendo que ela procure o seu ginecologista para investigar a causa do problema, além de realizar os exames de rotina que anualmente as mulheres devem realizar.

Dr. Kendy Kumagai é ginecologista do Hospital Nipo-Brasileiro.

Minha menstruação é regular (ciclo de 28 dias), porém o fluxo de sangue é muito pequeno. No último mês fiquei menstruada somente 1 dia e o sangue é sempre muito escuro (marrrom) e com pedaços parecendo de pele. Tenho 29 anos, ainda quero ter filhos e tenho medo da "menopausa precoce", já que com o passar dos meses menstruo cada vez menos. Com certeza não estou grávida porque só transo com camisinha. O que pode está ocorrendo comigo? Agradeço desde já a sua resposta. (Adriana)

Adriana, o seu histórico de progressiva redução no fluxo menstrual indica a priori algum distúrbio hormonal e isto necessita de uma investigação. Juntamente com o perfil hormonal realiza-se também a avaliação de alguns problemas orgânicos, ou seja, lesões no útero que alterem o fluxo menstrual. O melhor a fazer é agendar uma consulta com seu ginecologista para iniciar essa pesquisa.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz.

 


• Medicamento Proibido
Orgasmo Feminino
Últimas
Dúvidas sobre sexo
ABC do sexo
Mitos e inverdades
As 10 perguntas
sobre a 1ª vez

Sexologia Forense
Terapia Sexual
Violência Sexual
 
  © Copyright 2001 - 2013 Portal NippoBrasil - Todos os direitos reservados
 
-