PORTAL NIPPO-BRASIL
 
Dúvidas de Sexo

 
 
Parceiros NJ
 
A vida sexual feminina>>Lubrificação
Por que por mais que eu fique excitada tenho tanta dificuldade de ficar lubrificada? (Andrea)

Andrea, a lubrificação feminina associada à excitação sexual é dada principalmente pelas glândulas de Bartholin (localizadas na entrada da vagina), para uretrais e transudação das paredes vaginais desde que a mulher seja suficientemente estimulada. Mulheres jovens e/ou principiantes costumam apresentar dificuldade para relaxamento/lubrificação, o que é bastante compreensível e não significa disfunção, enquanto não houver experiência sexual suficiente. É preciso se no seu caso a disfunção é primária (ao longo da vida) ou secundária (adquirida), bem como entre disfunção generalizada (se ocorre com todos os parceiros e situações). Por outro lado algumas situações podem interferir como stress, ansiedade, mudanças ou conflitos na vida conjugal ou mesmo disfunção sexual do parceiro. Outras alterações podem estar relacionadas à distúrbios hormonais que devem ser investigadas pelo seu ginecologista em conjunto com um terapeuta sexual quando nada é encontrado do ponto de vista físico.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz

Quando tenho relação sexual, fico muito excitada e muito molhada. Essa molhadeira chega a me incomodar. Gostaria de saber se existe algo que eu possa fazer pra não ficar tão molhada. (Karol)

Karol, primeiro é preciso certificar-se com seu medico de que você não está com alguma infecção. Se estiver tudo bem, não se preocupe, pois a lubrificação é natural e fisiológica, e como tal você deve se adaptar não havendo como evitá-la.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz.

Faz tempo que eu pratico sexo com meu namorado, quase um ano, e ainda não consigo lubrificar direito. Minha médica falou que é normal e o problema é psicológico. Eu me solto bastante, interajo bem e, mesmo assim, não demoro muito para secar, deixando ele na mão. Se seca, dói e eu não consigo fazer mais. Tive até vergonha de pedir um lubrificante e mais ainda de ir numa farmácia pedir um nome. Você poderia me ajudar me dando um nome exato para eu mandar comprar na cidade vizinha (é que moro em uma cidade minúscula e aqui o povo é fofoqueiro)? Muito obrigada. (Aline)

Aline, a ansiedade pode piorar o quadro. A melhor forma de resolver isso é uma conversa sincera com seu namorado. Você pode orientá-lo durante as preliminares a tocá-la da forma que mais lhe agrada, melhorando assim sua excitação e lubrificação. De qualquer forma, um lubrificante ajuda e eu te sugiro o KY Gel.

Dr. Rodrigo Borsari é ginecologista do Hospital Nipo-Brasileiro.

 


• Medicamento Proibido
Orgasmo Feminino
Últimas
Dúvidas sobre sexo
ABC do sexo
Mitos e inverdades
As 10 perguntas
sobre a 1ª vez

Sexologia Forense
Terapia Sexual
Violência Sexual
 
  © Copyright 2001 - 2013 Portal NippoBrasil - Todos os direitos reservados
 
-