PORTAL NIPPO-BRASIL
 
Dúvidas de Sexo

 
 
Parceiros NJ
 
Tive três filhos e todos foram cesarianas. Estou com 27 anos e quando tive o meu terceiro filho, resolvi fazer laqueadura. No entanto, a minha menstruação está atrasa há dez dias. Será que estou grávida? (Larissa)

Larissa, é pouco provável. As falhas do método são mais raras e dependem de recanalização, que não acontecem precocemente. Consulte seu médico para verificar as possibilidades para o atraso, ok?

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz

Tenho 29 anos e 2 filhos, uma que nasceu de cesariana e fiz laqueadura. Amamento, mas minha menstruação ainda não veio. Gostaria de saber se é normal, se tem possibilidade de gravidez e se seria melhor tomar anticoncepcional para evitar? (Marcinha)

Marcinha, a menstruação pode demorar a retornar na mulher que amamenta. A causa disso é a própria lactação, mas podem ocorrer ovulações e a mulher engravidar. Portanto, a partir do final do segundo mês pós-parto, a mulher deve usar alguma forma de anticoncepção para não ser pega de surpresa. Se foi realizada a laqueadura, não há necessidade de método anticoncepcional, mas isto deve ser melhor orientado pelo seu médico que é quem realizou a cirurgia.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz

Há cinco anos fiz laqueadura. É possível engravidar novamente sem fazer a reversão? Quais as chances com inseminação? (Alves)

Alves, sem que seja realizada a reversão, o caminho é a fertilização "in vitro", método em que as chances de gravidez são boas. Agende uma consulta com um especialista em Reprodução Humana para saber o melhor caminho para seu caso.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz

Gostaria de saber se existe outros métodos de laqueadura, que não seja através da cirurgia cesareana. Já tenho três filhos e não pretendo ter mais nenhum! (Monica)

Monica, a laqueadura tubárea pode ser realizada por "minilaparotomia" (uma pequena incisão na parte baixa do abdômen), por videlaparoscopia, por via vaginal e ultimamente por histeroscopia (endoscopia da cavidade do útero).

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz

Minha namorada fez laqueadura há 10 anos. Existe a possibilidade dela ficar grávida? Quais os números dessa possibilidade? (Tulio)

A possibilidade de falha na laqueadura é de 1 caso para 250 laqueaduras realizadas (existem trabalhos na literatura que falam em 1 caso de falha para 150 laqueaduras realizadas durante o parto).

Dr. Kendy Kumagai é ginecologista do Hospital Nipo-Brasileiro.

Pode ter algum efeito colateral após a cirurgia de laqueadura? Quanto tempo depois da cirurgia posso voltar a ter relações sexuais? (Gandalf)

Após a laqueadura, o inicio das relações sexuais pode ser imediato. Quanto aos efeitos pode ocorrer alterações menstruais, cuja repercussão não costuma ser muito intensa e podem ser controladas com medicamentos.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz.

Meu nome é Jucilene e há dois anos sou operada por complicações que tive por não poder tomar comprimidos. Usei o Implanom, mas mesmo assim não deu resultado. Tenho dois filhos, mas me arrependi de fazer esta cirurgia. Existe algum meio de engravidar novamente ou posso me esquecer de ter mais um filho (sem a alternativa de inseminação)?

Acredito que você tenha feito laqueadura tubárea. Nesse caso, há possibilidade de reversão da laqueadura após cuidadosa avaliação e alguns exames específicos. Se tudo correr bem, e a reversão for possível, a depender da sua idade, a chance de sucesso é de aproximadamente 30%.

Dr. Rodrigo Borsari é ginecologista do Hospital Nipo-Brasileiro.

Tenho 29 anos e fiz uma ligadura aos 22 anos. Tem probabilidade de eu engravidar novamente? Que cirurgia poderia fazer para engravidar? Isso é muito importante para mim!

Espontaneamente é muito raro ocorrer gravidez após laqueadura tubárea, principalmente após 7 anos. A cirurgia de reparação de trompas pode ser realizada em casos selecionados após alguns exames e avaliação ginecológica. Contudo, é importante saber que mesmo depois de bem indicada e realizada a cirurgia, os resultados não são 100%, sendo que os melhores resultados estão em torno de 30%, ou seja, 3 em cada 10 mulheres engravidam após 1 ano da cirurgia.

Dr. Rodrigo Borsari é ginecologista do Hospital Nipo-Brasileiro.

Fiz laqueadura há cinco anos e minha menstruação está atrasada há dua semanas. É possível engravidar?

A possibilidade de gravidez existe, porque em uma pequena porcentagem de casos pode haver uma recanalização das trompas. No seu caso, não há como tirar essa dúvida sem realizar o teste de gravidez ou então aguardar a menstruação.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz.

Fiz uma laqueadura há dez anos e retirei uma das trompas. É possível uma inseminação artificial e é muito caro esse tratamento?

No seu caso atualmente o procedimento recomendado é a fertilização "in vitro". Existem várias clínicas privadas a até alguns hospitais públicos que realizam este procedimento.

Dr. Kendy Kumagai é ginecologista do Hospital Nipo-Brasileiro.

 


• Medicamento Proibido
Orgasmo Feminino
Últimas
Dúvidas sobre sexo
ABC do sexo
Mitos e inverdades
As 10 perguntas
sobre a 1ª vez

Sexologia Forense
Terapia Sexual
Violência Sexual
 
  © Copyright 2001 - 2013 Portal NippoBrasil - Todos os direitos reservados
 
-