PORTAL NIPPO-BRASIL
 
Dúvidas de Sexo

 
 
Parceiros NJ
 

Fiz um exame de urina para saber se havia infecção, pois o ginecologista pediu. Achei que poderia estar grávida, mas não comentei. Dá para saber por este exame? Ele me diria se eu estivesse? (Cris)

Cris, o exame de urina que você deve ter feito ( urina tipo I e/ou cultura de urina) traz muitas informações, mas não se você está grávida ou não. Para isso você deve fazer um teste de gravidez na urina ou no sangue.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz

É possivel uma pessoa, estando grávida, o exame beta hcg (laboratório) dar negativo com 11 dias de atraso menstrual? Sinto estar grávida, meus seios doem, tenho vontade de ir ao banheiro urinar, sinto muito mal estar e dores de cabeça. Não consigo comer alimentos que eu amava, pois o apetite não é o mesmo. Por favor, me responda. (Liny)

Liny, os primeiros sintomas que aparecem quando a mulher está grávida incluem aumento da freqüência urinária e uma "colicazinha" que parece que vai descer. Pode ser que tenha sido um falso positivo. Passe pelo seu ginecologista para realizar um novo exame.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz

Oi, a menstruação da minha namorada está atrasada há 10 dias. Já fizemos dois testes de farmácia e os dois deram negativos, mas a menstruação ainda não veio. Gostaria de saber se o resultado pode ter dado negativo, porque ela tomou a pílula Pilem um dia antes. Esses testes de farmácia são realmente confiáveis? (Thiago)

Thiago, a confiabilidade depende do produto. O correto é sua namorada passar pelo ginecologista para determinar a causa do atraso. A pílula Pilem não interfere no resultado do exame de gravidez.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz

Realizei o teste de farmácia um dia após o atraso menstrual e o resultado foi negativo. Realizei no dia seguinte um ultra-som pélvico que também não detectou gravidez. Estou sentindo sintomas e já tem 5 dias de atraso. Será que o teste pode ter dado errado? (Karla)

Karla, existe a possibilidade de falha do exame e você deve repeti-lo. Consulte o seu ginecologista para uma orientação melhor.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz

Fiz um exame de rotina e minha ginecologista me deu a secreção para fazer a prevenção. Ela falou que estou com uma mancha branca no colo do útero. Fiquei com vergonha de perguntar o que era. Gostaria de saber o que pode ser para não ficar preocupada. (Bárbara)

Bárbara, essa "mancha branca" a que você se refere é investigada através da colposcopia, em que se examina o colo do útero com lentes de aumento, possibilitando também uma biópsia no local alterado. Essas alterações podem ser determinadas por processos inflamatórios, infecções (por exemplo vírus HPV) e lesões pré-cancerosas. A localização delas permitem o diagnóstico e tratamento do câncer em sua fase inicial. Mas veja bem: o achado de tais "manchas" muitas vezes não significa doenças graves, portanto, não tire conclusões apressadas. Aguarde o que sua médica vai te dizer quando você retornar com o resultado.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz

Qual é o tempo mínimo para detectar uma gravidez pelo exame de sangue? Pode ser com 4 dias depois da relação sexual ou tem que se esperar a menstruação atrasar? (Letícia)

Letícia, não há exame que detecte gravidez quatro dias após a relação, a não ser que a mulher já esteja grávida antes da relação. Dependendo do dia em que a mulher engravidou, na época fértil, o BHcG no sangue pode dar positivo mesmo antes do atraso, pois ele pode positivar em torno de 14 dias após a fertilização. No entanto, é mais confiável realizar o exame com pelo menos uns 4 ou 5 dias de atraso menstrual.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz

Sendo o papanicolau um exame interno da vagina, durante sua realização, o médico saberá se a paciente está gravida ou não? A partir de quanto tempo de gestação isso pode ocorrer? E o exame de colposcopia pode ser realizado em grávidas? Do mesmo jeito, durante a realização do exame, pode ser constatada a gravidez?

Cara Internauta, a colposcopia e o Papanicolaou podem ser realizados durante a gravidez, mas não são utilizados para diagnosticá-la, embora o exame microscópico do Papanicolaou revele células características da gravidez, chamadas células naviculares. Numa gestação inicial existem evidências de gravidez pelo toque vaginal, mas ele não dá certeza, havendo a necessidade da confirmação com o teste de gravidez.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz

Eu tenho uma mestruação controlada. Sempre mestruei no tempo certo. No mês passado, troquei de marca de pílula e passei a usar Gracial. Tive relações sexuais bem no período fértil sem camisinha. Minha menstruação atrasou, pois era para vir na quinta. No domingo, fiz um exame de fármacia e deu negativo. Com cinco dias de atraso, na segunda-feira, fiz o exame de sangue HCG e também deu negativo. Hoje é terça e a mestruação ainda não veio. Mesmo assim posso estar grávida? E o exame de HCG pode dar negativo mesmo com 5 dias de atraso da mestruação? (Lilo)

Lilo, existe pouca possibilidade de falha principalmente se você tomou corretamente a pílula e os exames devem estar corretos. Na dúvida, o ideal é que você se agende com seu médico.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz.

Em fevereiro deste ano perdi meu bebê. Estava com 22 semanas e ela nasceu com vida, mas não resistiu. Faleceu por insuficiência respiratória. Minha médica disse que eu tenho incompetência istmo cervical, mas não fiz nenhum exame que pudesse constatar e uma semana antes do acontecido eu havia ido a seu consultório e estava tudo normal. Gostaria de saber se existe algum exame que pode me informar com precisão se eu tenho ou não a incompetência?

O diagnóstico de incompetência istmo-cervical é basicamente pela história clínica, alguns teste foram descritos na literatura porém não se mostraram muito eficazes na detecção do problema. O tratamento da incompetência istmo-cervical é através de uma cirurgia chamada "Circlagem", realizada entre a 12ª e a 18ª semana de gestação, com bons resultados.

Dr. Kendy Kumagai é ginecologista do Hospital Nipo-Brasileiro.

Olá, gostaria de saber com quanto tempo de fecundação o exame HCG já é positivo? (Lucia)

Lucia, normalmente a partir do primeiro ou segundo dia de atraso menstrual ou entre 10 a 16 dias após a concepção.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz.

Estou para fazer o exame de BHCG e tomei bebida alcoólica. Influencia no resultado?

Não, a bebida não pode alterar o resultado do BHCG no sangue

Dr. Rodrigo Borsari é ginecologista do Hospital Nipo-Brasileiro.

Gostaria de saber quanto dias devemos ficar sem ter relação após fazer o exame Papanicolau, pois parece ser um exame tão delicado.

Somente a coleta do Papanicolau não indica a necessidade de abstinência sexual após o exame. Quando biópsias ou cauterizações são realizadas no colo do útero, recomenda-se abstinência por 2 semanas, devido a possibilidade de ocorrer dor e sangramento genital.

Dr. Kendy Kumagai é ginecologista do Hospital Nipo-Brasileiro.

O exame de sangue detecta qualquer doença, inclusive se está grávida?

Não! Os exames de sangue detectam uma grande quantidade de doenças e inclusive a gravidez, porém muitas doenças são diagnosticadas pelo exame clínico ou por outros métodos de investigação.

Dr. Kendy Kumagai é ginecologista do Hospital Nipo-Brasileiro.

Quando o exame de sangue dá o resultado quantitativo de 171.3 mUI/ml e o valor de referência é negativo inferior 20.0 mUI/ml devo descartar a hipótese de estar grávida ou refazer o exame?

O exame está positivo para gravidez.

Dr. Kendy Kumagai é ginecologista do Hospital Nipo-Brasileiro.

Há dois anos, fiz uma ultrason-pélvica e deu útero bi-corno, o que é? Que problemas posso ter com esse tipo de útero?

O útero bicorno é uma malformação genital, em que os canais originais (chamam-se ductos de Muller) não se fundem completamente durante o desenvolvimento embriológico na vida intra-uterina. Pode estar associado a aborto, trabalho de parto prematuro, transtorno da contração uterina no trabalho de parto, acretismo placentário (placenta que não se descola após o parto), posições viciadas do bebê e aumento na incidência de parto cesárea. Como o desenvolvimento do útero corre paralelamente ao renal, há a necessidade de se investigar malformações associadas ao aparelho urinário também. Portanto, a gravidez deve ser acompanhada com os cuidados necessários a uma gravidez de risco.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz.

Tomei Mesigyna 2 vezes e agora estou com hemorragia. Como faço para parar de descer? Fui no médico, ele me deu uma injeção e soro, mas não adiantou nada. O que faço?

É necessário passar pelo ginecologista para um exame ginecológico e realizar uma ultra-sonografia para que após o diagnóstico seja instituido o tratamento adequado.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz.

Gostaria de saber se pode fazer o exame Papanicolaou grávida de aproximadamente um mês e meio a dois meses. Caso não, o que pode ocorrer se fizer o exame? Fiz e não sabia que estava grávida. Gostaria de saber também, se ao fazer o exame, dá o resultado de gravidez?

O Papanicolaou pode ser realizado durante a gravidez, não havendo nenhum prejuízo a mesma. Não se utiliza o Papanicolaou para diagnóstico de gravidez, embora a presença de determinadas células indiquem que a mulher está grávida.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz.

Quero saber se é possivel um "falso positivo". Minha irmã há muito tempo (11meses) vem tentando engravidar, todo mês que a menstruação dela vem é um transtorno... Até que no mês passado, antes mesmo da menstruação dela vir, ela fez 2 testes de farmácia e os 2 deram positivo. Ela fez o de sangue e deu negativo, até a menstruação atrasou e ela fez outro de farmácia e deu positivo. Ela fez o de sangue e deu positivo!!! Mas com 1 semana que tinhamos descoberto ela "perdeu" o bebê... O médico dela acha q deu falso positvo....Acha que foi o psicológico dela. Isso é possível?

Teoricamente, é possível sim.

Dr. Kendy Kumagai é ginecologista do Hospital Nipo-Brasileiro.

Fiz um exame de gravidez de laboratório e deu positivo, mas fiz um intravaginal e não constava nada. Gostaria de saber que tipo de medicação altera esse exame? Um médico disse que pode ser a progesterona. Pode ocorrer isso?

Existem algumas possibilidades para o seu caso, recomendo que você consulte o seu ginecologista para uma avaliação melhor e talvez para iniciar o pré-natal.

Dr. Kendy Kumagai é ginecologista do Hospital Nipo-Brasileiro.

 


• Medicamento Proibido
Orgasmo Feminino
Últimas
Dúvidas sobre sexo
ABC do sexo
Mitos e inverdades
As 10 perguntas
sobre a 1ª vez

Sexologia Forense
Terapia Sexual
Violência Sexual
 
  © Copyright 2001 - 2013 Portal NippoBrasil - Todos os direitos reservados
 
-