PORTAL NIPPO-BRASIL
 
Dúvidas de Sexo

 
 
Parceiros NJ
 

Alguns dias atrás, transei com uma garota. Logo depois, a glande ficou bastante avermelhada e coçando bastante, sem verrugas. Gostaria de saber quais DSTs se aplicam no meu caso. Achei que fosse candidíase, me mediquei com Candicort, melhorou um pouco, mas ainda coça um pouco. (Bal)

Oi Bal. Primeiro gostaria de saber se você transou com uso de preservativo. Caso não, torna-se importante procurar urgente um urologista de confiança para um exame detalhado. Caso tenha usado preservativo, poderá simplesmente ser uma candidíase, monilíase, micose, etc.

Dr. Osvaldo Koga é urologista do Hospítal Nipo-Brasileiro

Quais as causas da infecção genital pregressa? (Kika)

Kika, via de regra uma infecção genital está associada a um agente sexualmente transmissível como principal agente desencadeador. A época perimenstrual é o momento em que a mulher fica particularmente sensível à infecção genital alta (útero e trompas podendo chegar à peritonite que é quando a infecção atinge a cavidade abdominal), embora a transmissão possa se dar em qualquer época do ciclo. A principal seqüela tardia é a esterilidade.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz

Há alguns meses, notei que na minha vagina, mais especificamente na parte interna dos pequenos lábios, havia uma mancha escura pequena. Depois, observando melhor, notei que ao redor havia mais manchas, só que mais claras ao redor do lado externo dos pequenos lábios. Não sinto dor, apenas coça, principalmente se usar calça apertada. Será que estou com alguma doença sexualmente transmissível? (Sandra)

Sandra, as doenças sexualmente transmissíveis normalmente são confirmadas a partir de exames das secreções e úlceras genitais. Além de exames de sangue (sorologias). Consulte um ginecologista para que possa ser formulada uma hipótese diagnóstica a partir do exame clínico, ok?

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz

Depois de um ano e um mês sem ter relações sexuais, comecei a namorar e transamos sem camisinha. Depois disso, ele falou que pegou uma inflamação na uretra, porque ele estava há um mês sem transar com niguém. Isso é possível? (Mila)

Mila, o fato de você não ter relação há um ano não quer dizer que não possa ter alguma bactéria sexualmente transmissível. O mesmo podemos dizer sobre o seu namorado. O correto é que os dois procurem um médico para realizar exames e diagnosticar se um dos dois tem uma DST.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz

Olá! minha dúvida é a seguinte: a DST somente é transmitida se a pessoa tiver o vírus/bactéria/doença? Dúvida na "prática": quero fazer sexo anal com meu namorado. Sou muito preocupada em usar preservativo no sexo anal também, pois sempre usamos em sexo "normal" . Se não usarmos, corro o risco de pegar Aids (por exemplo), mesmo sabendo que meu namorado não tem o vírus? (Camila)

Camila, a transmissão de qualquer DST está necessariamente associada à transmissão da bactéria ou vírus, e o preservativo deve ser utilizado no sexo anal. O número de bactérias é muito grande e pode levar à uretrite no homem e à vaginite na mulher, caso haja relação vaginal com introdução do pênis contaminado.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz

Descobri que tenho o vírus HPV, grau 2. Quais são os tratamentos? Vou poder engravidar depois? (Lizielle)

Lizielle, provavelmente você deve estar se referindo ao resultado do Papanicolaou (NIC II). A investigação e o tratamento passam pela biópsia por CAF (cirurgia de alta freqüência) ou conização, dependendo do resultado da biópsia obtida pela colposcopia. O HPV pode ser controlado e, normalmente, a gravidez é possível após tratamento realizado nesse estágio de comprometimento.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz.

Gostaria de saber se o condiloma acuminado pode ser trasmitido pelo sexo oral mesmo sem lesões? (Ruiva)

Ruiva, mesmo que a lesão não seja visível, se o vírus estiver presente, a transmissão via oral pode ocorrer.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz

Tenho herpes genital. Quando meu namorado pode fazer oral em mim sem correr risco de transmissão? Existe algum preservativo pra sexo oral na mulher? ( Naty)

Naty, a transmissão do herpes acontece na fase de erupção das bolhas até sua completa cura. Caso não haja lesões não há problemas. Uma sugestão para o sexo oral é usar aqueles filmes plásticos utilizados em cozinha (magic pack) com lubrificantes hidrossolúveis na face de contacto com a genitália

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz.

Estou com uma dúvida terrivel com relação a minha vagina. Fez um ano que procurei por minha ginecologista para saber de uma bolinhas que apareceram nos pequenos e grandes lábios. A aparência são de aftas só que não havia ardência e nem coceira. A médica me disse que não aparentava ser nem um tipo de doença e que talvez fosse da própria vagina. Ela passou alguns remédios e pomadas e depois disso não aconteceu mais nada. As bolinhas não sumiram, mas também não aumentaram. Só que agora, depois de um ano, depois do exame, sinto que nos lábios pequenos as bolinhas começam a incomodar e dar coceira.Gostaria que, por favor, me explicassem do que se trata e se isso tem haver com algum tipo de DST visto que tenho vida sexual ativa e não uso camisinha. Obrigada. (Jasmim)

Jasmim, preocupa o fato de você dizer que não usa preservativo em suas relações e achar que tem uma DST. Isto quer dizer que você própria acha que está numa situação de risco. Portanto avalie isto em função de seu próprio benefício. Quanto às lesões, a descrição que você faz não permite um diagnóstico. Mas, o que dá para afirmar é que se você tem lesões parecidas com aftas, nenhuma DST permanece inalterada durante um ano, pois a úlceras. Costumam cicatrizar e eventualmente recidivar. Você necessita realizar alguns exames para confirmar a origem das lesões.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz.

Gostaria de saber como se pega condiloma e se é transmitida pelo parceiro. (Bia)

Bia, o condiloma acuminado, é causado pelo HPV, e é uma doença sexualmente transmissível. Portanto o contagio geralmente acontece com as secreções e mucosas do parceiro infectado.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz.

Tive relações sexuais e, uma semana depois, minha vagina e lábios estão com uma coceira insuportável. Não tem sinal de nada. Ela está normal, mas incomoda. O que pode ser? Será que eu peguei alguma DST? (Débora)

Algumas afecções ginecológicas podem apresentar este quadro clínico sem serem necessariamente uma DST, sugiro que procure o seu ginecologista para o diagnótico e tratamento.

Dr. Kendy Kumagai é ginecologista do Hospital Nipo-Brasileiro.

Minha namorada está com cistite. Esta doença é transmissível? (Rômulo)

Rômulo, a cistite é uma infecção freqüente em mulheres com vida sexual ativa, mas não têm nenhum risco de transmissão sexual. É uma infecção da bexiga, geralmente de tratamento simples e sem seqüelas. No homem é raro, e não se pega por via sexual.

Dr. Rodrigo Borsari é ginecologista do Hospital Nipo-Brasileiro.

Sempre transei com meu namorado sem camisinha, pois tomava injeção Uno-ciclo e confiava muito nele! Comecei a sentir que minha vagina estava ardendo e coçando muito. Percebi que estava com umas verrugas, fui para o médico e ele disse que era condiloma acuminado, mas não fez exame com nada, somente com toques. Ele disse que sentiu a presença de verrugas até no útero. Fiz Coposcolpia e a médica falou que esse homem estava enganado, era somente um corrimento, e passou uma pomada chamada Gynax-n e uns comprimidos. Sempre que estou próximo de menstruar meu clitóris incha muito, e quase não consigo andar. Fica saindo um corrimento branco, já fui no médico de novo e eles dizem que é somente um corrimento. Gasto dinheiro com remédios, mas nunca fico boa. Não sei mas o que fazer! Estou quase ficando doida! O que devo fazer?

Inicialmente, é necessário que seja realizado exames com as secreções genitais para afastar alguma infecção, principalmente uma DST (doença sexualmente transmissível). Veja bem, você própria constatou a presença de verrugas. Verifique também se você não está utilizando nada que possa estar irritando sua vulva, pois processos alérgicos podem causando os sintomas locais. Tudo isso deve ser avaliado pelo seu ginecologista.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz.

Nasceu uma pequena bolha de sangue na minha vagina. Isso pode ser DST?

Sem ver a lesão fica difícil realizar algum comentário, porém por via das dúvidas procure o seu ginecologista o mais breve possível, pois algumas doenças sexualmente transmissíveis poder apresentar uma lesão primária que rapidamente pode desaparecer, porém a doença pode continuar evoluindo e provocar sequelas tardias importantes.

Dr. Kendy Kumagai é ginecologista do Hospital Nipo-Brasileiro.

 


• Medicamento Proibido
Orgasmo Feminino
Últimas
Dúvidas sobre sexo
ABC do sexo
Mitos e inverdades
As 10 perguntas
sobre a 1ª vez

Sexologia Forense
Terapia Sexual
Violência Sexual
 
  © Copyright 2001 - 2013 Portal NippoBrasil - Todos os direitos reservados
 
-