PORTAL NIPPO-BRASIL
 
Dúvidas de Sexo

 
 
Parceiros NJ
 
Eu e meu namorado já tentamos transar algumas vezes, no entanto, ele não consegue penetrar. Ele posiciona o pênis guiando com a mão, mas quando solta e tenta empurrar, o pênis dele dobra e escorrega, saindo do canal vaginal. Pensamos, talvez, ser culpa da camisinha ou da posição, mas não sei o que acontece. Isso é normal? O que está acontecendo de errado? O que fazer para resolver? (Carol)

Carol, o que pode estar acontecendo é que ao ter dificuldades para a penetração, o seu namorado fique ansioso e não consiga manter a ereção (você refere que o pênis dele "dobra") dificultando mais as coisas. Com calma, se o pênis do seu namorado estiver o suficientemente ereto para penetração, basta você ajudá-lo e direcioná-lo com a sua mão para sua vagina ou expôr bastante a sua vagina afastando os pequenos lábios. Verifique também se não há falta de lubrificação. Caso seja isso, pode melhorar com as carícias preliminares e também com o uso de um lubrificante.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz

Desde que fiquei grávida, logo na primeira semana, meu marido sentiu uma diferença enorme na dilatação da minha vagina. Desde então, veio ocorrendo com mais freqüência. Mesmo após ter tido os gêmeos, a minha vagina não voltou ao normal. Por causa disso, o meu marido sempre me acusa de traição, pois ele diz que essa diferença só acontece quando a mulher fica com outro.No entanto, nunca traí meu marido e não consigo entender porque fiquei tão mais dilatada e porque não voltou ao normal. Tenho medo que não volte mais. Também percebemos diferença na hora do sexo anal e eu não consigo mais ter prazer de nenhum jeito. (Fabiana)

Fabiana, durante a gravidez é normal a vagina ficar mais "larga", pois por efeito hormonal ela fica mais lubrificada e elástica. Isto é uma preparação para o parto, um efeito da natureza para facilitar a passagem do bebê. A maior parte desse efeito leva em torno de 45 dias para desaparecer após o parto, portanto fique tranquila e tenha paciência e converse com seu marido, pois tudo deverá voltar ao normal.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz

Nos lábios da vagina apareceu 3 caroços duros e amarelos. Pensei que fossem espinhas, mas não, eles crescem e não estouram. São duros e do outro lado, no outro lábio, tem um enorme amarelo. O que eu faço? (Larissa)

Larissa, as lesões que você descreveu necessitam inicialmente de um exame visual para fazer uma hipótese diagnóstica. Essas lesões podem ser desde inofensivos cistos sebáceos ou de glândulas suríparas até lesões de uma DST. É fundamental que você procure um ginecologista imediatamente.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz

Estou grávida de 7 meses e a minha vagina está ficando inchada. Isso é normal? Já é a minha segunda gravidez e na primeira não ficou assim. Por quê? (Nice)

Nice, você precisa ser examinada pelo seu médico pré-natalista. Pode ser que seja um efeito fisiológico normal, próprio da gravidez, que é a alteração da cor e da textura dos genitais, uma preparação para o parto. Outras alterações patológicas podem ocorrer como inflamações e processos alérgicos. O diagnóstico depende do exame genital da gestante, ok?

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz

Estou com uma espécie de "espinha" nos grandes lábios. É normal? (Milu)

Milu, a região genital possui um grande número de glândulas sudoríparas e sebáceas, além dos pêlos. Por este motivo, "espinhas" são normais nessa região, mas uma lesão genital, na dúvida, deve ser examinada, pois pode representar uma doença sexualmente transmissível. Agende uma consulta com seu ginecologista para ficar mais tranqüila.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz

Há mais de um ano estou tendo sangramento vaginal durante a relação sexual ou, às vezes, quando vou urinar e evacuar tenho sagramento via vaginal se eu fizer muita força. Fiz uma ecografia transvaginal, deu tudo normal. Fiz o meu preventivo e deu apenas infecção moderada. Usei uma pomada vaginal durante 7 dias, mas fui ter relação com meu marido, sangrei, e não sei mais o que fazer. Minha ginecologista diz que estou com o colo do útero sensível. Há um ano ela me disse isso e não melhorei. O que eu devo fazer? (Aparecida)

Aparecida, não há dados suficientes para uma análise, mas se tudo está normal mesmo não havendo lesão orgânica nenhuma, você deve se tranquilizar e seguir com exames periódicos de controle feito pelo seu ginecologista. Uma tentativa seria o uso de medicações que estabilizem os vasos do endométrio (revestimento interno do útero) para melhorar esse sintoma, OK?

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz

É possível um bebê nascer com a vagina fechada e precisar de cirurgia para abri-la? (Laura)

É possível sim, Laura. O hímen imperfurado é uma malformação congênita, e geralmente o diagnóstico ocorre na menina, quando ela não consegue menstruar e tem os sintomas decorrentes disso ( cólicas e ausência de menstruação). A cirurgia é simples realizando-se uma abertura para escoamento do sangue acumulado (na menina que já esteja menstruando). Em alguns casos existe a possibilidade de malformações associadas no canal vaginal e útero, podendo se estender aos rins e vias urinárias também. Por isso, sempre se investiga essas possibilidades quando encontramos o hímen imperfurado.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz.

Sou virgem ainda. Sempre meu namorado me toca com o dedo na vagina, sangra. Por que isso acontece? (Pri)

Pri, se não houver nenhuma irregularidade menstrual que possa confundi-la ou uma lesão na sua vagina (você só pode ter essa certeza se passar por uma consulta ginecológica) pode ser que dependendo como a carícia é realizada ela pode traumatizar o seu hímen.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz.

Minha vagina é muito ácida. Fico constrangida em deixar meu namorado fazer sexo oral em mim, por mais que ele me diga que não se importa. Não tenho infecções vaginais. Estou sempre em dia com meus exames, mas gostaria muito de saber como posso reduzir esse gosto ácido da vagina. (Flávia)

Flávia, existem situações em que realmente a vagina da mulher é mais "ácida", e para um diagnóstico mais preciso, devem ser realizadas dosagens hormonais. Embora duchas vaginais com bicarbonato de sódio possam ser indicadas em mulheres com essa condição, um diagnóstico deve ser realizado. Lembro também que a eficácia da ducha nesses casos é passageira, pois o pH ácido tende rapidamente a voltar ao que era. Por isso, a condição que o provoca deve ser diagnosticada para tratar a causa básica.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz.

Queria saber se é normal um dos lábios vaginais ser maior que o outro. Parece que um se desenvolveu e o outro não. Também um seio meu é maior que o outro e justamente o menor é o do mesmo lado que o lábio "não desenvolvido". Por favor, gostaria de saber se isso é normal. (Lyvia)

Lyvia, é perfeitamente normal não haver simetria exata entre os dois lados do corpo. Portanto, se a assimetria não é muito grande e não incomoda, não se preocupe.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz.

É normal uma mulher ter os lábios da vagina muito grande e aparecer muito? (Lilian)

Existem pequenos lábis de vários tamanhos e formas. Quando a paciente sente-se incomodada pelo volume dos seus pequenos lábios, é possivel a redução dos mesmos através de cirurgia.

Dr. Kendy Kumagai é ginecologista do Hospital Nipo-Brasileiro.

Namoro há 7 meses. Tomo anticoncepcional normalmente e não uso camisinha. De 2 meses para cá, minha vagina fica sem aquela lubrificação normal e dói quando transo. Queria saber porque isto está acontecendo e o que posso usar na hora do sexo pra lubrificar? (Nick)

Nick, você deve ser examinada, pois pode estar com uma vaginite (inflamação vaginal). Existem vários lubrificantes hidrossolúveis que podem facilitar o ato sexual e são apropriados para os genitais, não sendo agressivos para o látex das camisinhas. Portanto, não deixe de usar preservativos, principalmente até determinar a causa dos seus sintomas, ok?

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz.

Surgiu um caroço na parte superior da vagina. Pode ser cisto? Tentei engravidar e não deu certo. Por quê? Pode ser porque já tive cisto? (Aline)

Aline, os dados são insuficientes para uma explicação. Agende uma consulta com seu ginecologista.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz.

Há algum tempo noto um líquido viscoso, às vezes branco, outras vezes transparente, que sai da minha vagina. É mal cheiroso e me sinto bastante incomodada com isso. O que é? Como posso tratar? Se eu manter alguma relação sexual, posso transmiti-la? (Drica)

Devido à característica do mau cheiro pode ser que seja uma vaginite e com características de transmissibilidade. Pode haver correlação com uma bactéria chamada Gardnerella vaginalis que, juntamente com bactérias anaeróbias da vagina, faz exalar pela vagina um cheiro parecido com peixe estragado. Agende com seu ginecologista para poder determinar com certeza o problema, OK, Drica?

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz.

Gostaria de saber se existe algum problema em depilar toda vagina com cera. Outra dúvida: eu não uso calcinha. Isso faz mal ?

Os pêlos na região genital funcionam de certa forma como proteção da entrada da vagina. Para paciente com infecções vaginais freqüentes, o fato de depilar tudo pode ser um fator de contribuição. Se você não tem infecções vaginais freqüentes (coceira, ardor, mal cheiro) ou processos alérgicos a cera, não há contra-indicações. O fato de não usar calcinha não faz mal.

Dr. Rodrigo Borsari é ginecologista do Hospital Nipo-Brasileiro.

Há alguns meses, tenho os lábios vaginais inchados e secos. Já fui ao ginecologista ele diz que näo é nada e que vai passar, mas até á data não passou. Passaram alguns meses e näo sei mais que fazer. Será que tenho alguma alergia? (Isabel)

Isabel essa é uma queixa que necessita de mais dados de histórico e de exame físico para se opinar. É necessário descartar fatores alérgicos e infecciosos (como por exemplo micoses de pele) principalmente. Pode ser que seja útil uma vulvoscopia para detectar alguma lesão e biopsiá-la. Não desanime, converse com seu médico.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz.

Sou muito branca e tenho as virilhas escuras. Morro de vergonha. Teria algum tratamento ou remédio que o senhor possa me indicar? Também tenho os pequenos lábios vaginas muito grandes. É normal?

Para o seu problema de coloração da virilhas eu recomendo uma consulta com um dermatologista. O tamanho dos pequenos lábios podem variar de mulher para mulher, existe a possibilidade de reduzí-las através de cirurgia, converse com o seu ginecologista a respeito deste problema.

Dr. Kendy Kumagai é ginecologista do Hospital Nipo-Brasileiro.

O médico disse que tenho útero virado. Gostaria de saber o que é isso e o que causa à minha saúde? (Nana)

Nana, você deve estar se referindo ao útero retrovertido e isso não causa problema nenhum à sua saúde, pois representa apenas a posição do útero. Eventualmente a causa dele pode ser devido a uma infecção genital prévia causando uma retroversão fixa, portanto relacionado a uma doença.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz.

Tenho ardor na vagina/vulva durante a relação sexual, já fiz vários tratamentos, porém nenhum melhorou, apenas amenizaram por alguns dias. Tomo a pilula Minesse há uns 7 meses e ultimamente estou tendo sangramentos vaginais frequentes, que muitas vezes duram até a menstruação. Então, queria saber se há alguma relação com o ardor e esse sangramento, ou é apenas por causa da pílula, e também o que poderia ser esse ardor que é crônico. (Carol)

Inicialmente, Carol, é necessário um exame clínico e bacteriológico do conteúdo vaginal para poder esclarecer se há ou não uma vaginite. É conveniente mudar a formulação da pílula uma vez que o sangramento tem sido contínuo, OK?

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz.

Por que toda vez que eu e minha namorada fazemos amor, depois da transa, a vagina dela fica inchada por uns dois dias?

Existem várias possibilidades para este sintoma, um minucioso exame ginecológico e uma entrevista cuidadosa (que chamamos de anamnese) poderão indicar a causa. Recomendo uma visita ao ginecologista.

Dr. Kendy Kumagai é ginecologista do Hospital Nipo-Brasileiro.

Tenho sempre um mal cheiro insuportável na vagina. Lavo e sai sempre um corrimento meio esverdeado. Toda a vez que faço xixi e me limpo vejo no papel. Fui a uma ginecologista e ela disse que não ia passar nada. Por favor, me ajude, pois fico muito infeliz com isso e sinto que as pessoas sentem o mal cheiro.

Existem exames que podem ser realizados para a verificação da flora vaginal, que detectam a presença de bactérias que podem provocar odores desagradáveis, assim como também existem mulheres extremamente sensíveis que podem sentir odores sem que eles estejam necessariamente sendo percebidos por outras pessoas. A colega provavelmente não prescreveu nenhum tratamento, porque não observou alteração no exame clínico. Recomendo uma avaliação neurológica para estudo do olfato, talvez possa ser detectada alguma alteração.

Dr. Kendy Kumagai é ginecologista do Hospital Nipo-Brasileiro.

Na minha vagina, um dos lábios pequenos é maior do que o outro. O maior tem uma cor meio roxa e fica totalmente para fora da vagina. Isso é normal ou devo procurar um ginecologista?

Os pequenos lábios não são exatamente simétricos e pode estar tudo normal com você. Agora certeza mesmo, só passando pelo ginecologista, ok?

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz.

 


• Medicamento Proibido
Orgasmo Feminino
Últimas
Dúvidas sobre sexo
ABC do sexo
Mitos e inverdades
As 10 perguntas
sobre a 1ª vez

Sexologia Forense
Terapia Sexual
Violência Sexual
 
  © Copyright 2001 - 2013 Portal NippoBrasil - Todos os direitos reservados
 
-