PORTAL NIPPO-BRASIL
 
Dúvidas de Sexo

 
 
Parceiros NJ
 

Descobri que tinha ovário micropolicístico com 11 anos, devido a menstruação desregulada. Logo começaram a aparecer pêlos no rosto e o ginecologista me disse que era por causa do problema de ovário. Agora estou também com queda de cabelo e o dermatologista também está colocando a culpa no ovário microplicistico. Realmente ele causa tudo isso? O que faço? Porque estou com o rosto coberto por pêlos e a cabeça cheia de falhas pela queda do cabelo. (Juju)

Juju, os sintomas característicos dessa disfunção hormonal é o aparecimento de espinhas, pelos e menstruação com intervalos alongados. A alopécia ( falhas devido à queda dos cabelos) da forma como você descreve não parece ser devida ao ovário policístico. A análise de seu caso deve ser feita em conjunto entre um ginecologista e um dermatologista para que o melhor tratamento seja instituido. Embora todas as causas orgânicas devam ser investigadas, o lado emocional deve levado em conta na questão da queda de cabelos.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz

Tenho um caroço na minha vulva vaginal. Dá até para eu ver. Ele atualmente está maior, querendo amarelar e é duro demais. Pelo amor de Deus, o que eu faço? Será que é câncer? Estou preocupada. Tenho um filho de 3 anos e sou casada. (Carliana)

Carliana, mais ou menos pela localização que você deu, acho que você possa estar com cisto de Bartholin, que é uma glândula na entrada da vagina, e isso é benigno. Para ter certeza, só examinando. Passe pelo seu ginecologista para um diagnóstico de certeza.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz

Estou preocupado. Minha namorada estava com dores no abdome e decidiu ir antes ao ginecologista. O médico pediu exames e constatou que ela tinha um cisto no ovário com mais o menos 7 cm, que o cisto não parecia ser nada grave e que era composto de líquido e podia estourar. Pediu para minha namorada parar de usar pílula consecutiva e depois que a mestruação viesse e terminasse, voltasse lá para ver. Se não tivesse estourado, ia ter que tirar por meio de cirurgia. Queria saber se essa cirurgia é muito complicada, se ela corre algum risco, se tem algum tipo de cisto que se estoura dentro da mulher, se o organismo absorve e não causa nada e se ela tem alguma possibilidade de não poder ter mais filhos ou alguma coisa assim. Ela tem 22 anos e vamos nos casar. Tenho muito medo quanto a gravidez. Estou muito aflito, pois não temos muitas posses e o tratamento está sendo feito via SUS e não particular. (Anderson)

Anderson, a conduta em cistos de ovário depende da característica apresentada pelo mesmo na ultrassonografia. Se o cisto é simples (sem septos internos, vegetações ou áreas sólidas) pode ser simplesmente observado, mas com eventual risco de que haja uma rotura e sangramento ou torção do ovário, aí sim sendo necessário cirurgia. Caso o cisto seja complexo, ou seja, heterogêneo com septos, vegetações ou áreas sólidas, deverá ser retirado cirurgicamente para ser mais bem investigado independente do tamanho do cisto.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz

O que é cisto de retenção do útero? É grave? Há tratamento?

Cistos de retenção pode ocorrer na pelve (dentro do abdômen) após cirurgias ginecológicas e geralmente são benignos e não requer tratamento se não ocasionar dor. No entanto, no útero você pode estar se referindo aos cistos de Naboth que nada mais são do que pequenos acúmulos de secreção no colo uterino, como espinhas, não necessitando também de nenhum tratamento específico.

Dr. Rodrigo Borsari é ginecologista do Hospital Nipo-Brasileiro.

Estou no 3º mês de gestação de gêmeos. Foi descoberto que estou com um cisto no ovário de 2,5 mm. Sinto dor devido ao cisto. Gostaria de saber se tem algum risco para as crianças?

A gestação gemelar por si já merece cuidados maiores pelo risco de prematuridade. O pequeno cisto ovariano a princípio não representa aumento de risco. Na fase inicial da gestação é comum encontrá-lo (chamado de corpo lúteo), tendo a função de produzir hormônios para nutrirem o embrião enquanto a placenta não está formada.

Dr. Kendy Kumagai é ginecologista do Hospital Nipo-Brasileiro.

Fui operada de cisto nos ovários e foi retirado um ovários e meio. Queria saber se tem a possibilidade engravidar, pois nunca engravidei e tenho 25 anos e estou com 7 meses de operada.

Para responder sua pergunta é necessário, antes de mais nada, uma consulta ginecológica para caracterização dos seus ciclos menstruais. Além disso, a dosagem de hormônios como FSH, LH e Estradiol serão necessários para avaliar se há reserva de folículos no seu ovário e, portanto, possibilidade de gravidez.

Dr. Rodrigo Borsari é ginecologista do Hospital Nipo-Brasileiro.

Estou grávida de 14 semanas e descobri que tenho um cisto ovariano de 9 cm. Como até hoje o cisto não diminuiu e meu esposo até me levou para o hospital, por causa de uma dor terrível causada pelo cisto logo nas pimeiras 8 semanas, dizem que terei que operar. É esta a melhor saída? O bebê vai correr risco? Que tipo de operação é o mais indicado?

Nas primeiras semanas, a gestantes apresentam um cisto ovariano chamado "Corpo Lúteo", que nutre o útero com hormônios até que a placenta assuma esta função, porém podem surgir outros cistos que não são fisiológicos. A conduta depende do quadro clínico, da evolução apresentada e dos exames subsidiários.

Dr. Kendy Kumagai é ginecologista do Hospital Nipo-Brasileiro.

 


• Medicamento Proibido
Orgasmo Feminino
Últimas
Dúvidas sobre sexo
ABC do sexo
Mitos e inverdades
As 10 perguntas
sobre a 1ª vez

Sexologia Forense
Terapia Sexual
Violência Sexual
 
  © Copyright 2001 - 2013 Portal NippoBrasil - Todos os direitos reservados
 
-