PORTAL NIPPO-BRASIL
 
Dúvidas de Sexo

 
 
Parceiros NJ
 
Tenho três miomas de 24 milímetros fora do útero. Por três anos, tomei Yasmim. Em uma consulta recente com um outro ginecologista, ele disse que eu não poderia tomar Yasmim e me receitou Cerazette. Também me disse que será necessário intervenção cirúrgica para retirada dos miomas, pois, caso eu tenha intenção de engravidar, posso vir a ter um aborto. Gostaria de saber se as informações que o médico me passou estão corretas. (Elis)

Elis, por enquanto o ideal seria somente observar periódicamente os miomas por meio de ultrassonografia, devendo haver intervenção cirúrgica dependendo do crescimento deles. Quanto à pílula combinada, embora o mioma seja um tumor hormônio dependente e muito se tenha pesquisado acerca da influência no seu crescimento, não existe uma evidência que deva ser evitado, portanto eu manteria o uso dela, principalmente visando uma anticoncepção mais eficaz que aquela proporcionada pelo anticoncepcional só de progesterona.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz

Descobri que estou com um cisto de 8mm no ovário direito.O problema é que eu não consigo engravidar. Será que o cisto é que impede a minha gravidez? (Fernanda)

Fernanda, um simples cisto de ovário não é motivo para você não engravidar. Agora, os motivos que levram a formação dele podem interferir. A esterilidade pode estar associada com a formação de cistos e necessitam da intervenção do seu ginecologista para serem investigadas.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz

Estou com 4 miomas de quase 4 cm cada um, sendo 2 subserosos e 2 intramural. No ultrassom anterior (diferença de 1 mês) só foram detectados 2 e estavam menores. É possível que eles tenham aumentado tanto em um mês? Antes dos exames eu até pensava que estava grávida e até agora estou com sintomas de gestação, seios inchados, redução de menstruação, veias salientes e batimentos cardíacos mais acelerados de 72 bpm para 90 bpm. Com estes miomas posso ficar grávida? Ano passado eu estava grávida e não foi detectado por exames. Só foi confirmada quando eu tinha quase 4 meses. Menstruei até os 3 meses de gestação e depois parou. Como não acusou antes, ouvi dizer que quando você tem alteração hormonal não acusa no HCG. É possível? (Patrícia)

Os miomas podem apresentar crescimento rápido, porém nestes casos devem ser acompanhados cuidadosamente. Em casos de miomas estáveis e de pequeno tamanho, a gestação pode ocorrer e evoluir sem intercorrências. Recomendo que você procure o seu ginecologista para uma investigação dos sintomas que você relata e para prepará-la para a gestação que você deseja.

Dr. Kendy Kumagai é ginecologista do Hospital Nipo-Brasileiro.

Tenho 45 anos e tenho um mioma que está me dando problemas de hemorragias e cólicas fortes. Costumo fazer exercício físico e dançar freqüentemente, isso prejudica em alguma coisa? Quando estou com hemorragia, devo permanecer em repouso ou posso continuar fazendo meus exercícios fisicos? É possível a retirada apenas do mioma, mesmo sabendo que possa surgir um novo? Quanto tempo levaria para surgir um novo mioma? (Marta)

Marta, se você estiver com hemorragia deve permanecer em repouso. Suponho que você deva estar seguindo algum tipo de tratamento. As alternativas terapêuticas são muitas, dependendo da idade, desejo de ter filhos, localização dos miomas no útero, mas é possível retirar apenas o(s) mioma(s). O tempo para surgir um novo mioma é variável, em média 3 anos.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz.

Tenho uma amiga que está com mioma que pesa aproximadamente 6 kg, tamanho quase de uma melancia. O médico já disse a ela que vai ter que tirar tudo (útero e ovário). Depois da retirada, ela poderá ter prazer e orgasmo naturalmente? (Andréa)

Andréa, existem estudos muito confiáveis na área de ginecologia demonstrando que a retirada do útero por si só não altera a sexualidade e feminilidade da mulher. A depender da idade da sua amiga os ovários devem ser poupados para evitar uma menopausa antes do tempo. Os estudos são unânimes em afirmar que a qualidade de vida da sua amiga deve melhorar, pois no momento ela deve ter sangramento e dor que atrapalham sua vida sexual e social. Após a cirurgia, principalmente de um mioma tão volumoso ela deve apresentar melhora em todos aspectos, inclusive na vida sexual.

Dr. Rodrigo Borsari é ginecologista do Hospital Nipo-Brasileiro.

Há quatro meses descobri que tenho um mioma de 2,7 mm e estou mentruando a cada 15 dias. O fluxo de sangue é grande e incomoda. Estou tomando Methergin, Arcoxia 90mg e o regulador Cicloprimogina. Existe a possibilidade e fazer cirurgia e retirar apenas o mioma, mesmo sabendo que isso retorne daqui alguns anos? O que o senhor sugere? (Marta)

O seu mioma é pequeno, porém faltam dados para uma avaliação mais profunda. Qualquer que seja o tamanho do mioma sempre é possível realizar-se uma cirurgia conservadora e atualmente existem outros tipos de tratamento para quem não deseja a cirurgia.

Dr. Kendy Kumagai é ginecologista do Hospital Nipo-Brasileiro.

Estou com um mioma de aproximadamente 9 cm e está dentro do útero. Tenho que passar por uma cirurgia. Depois dessa cirurgia, existe a possibilidade de engravidar? Não tenho filhos ainda e gostaria muito.

O mioma pode até ser o fator impeditivo para que você engravide e a sua retirada ser necessária. A gravidez após miomectomia é perfeitamente possível, boa sorte.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz.

Faz algum tempo que descobri que estou com mioma, desde então passei a ter muita cólica e meu fluxo menstrual aumentou muito. Minha ginecologista me aconselhou a interromper a menstruação, porém tenho medo de engordar. Gostaria de saber qual o método para interromper a menstruação que não engorda e tem menos efeito colateral?

Interromper a menstruação quando se tem mioma não é uma tarefa muito fácil. Seja através de medicações por boca, injeções ou implantes, nenhum método dá 100% de certeza da parada completa do fluxo e a irregularidade pode ser motivo de mais desconforto. Portanto, não há uma fórmula para todos os pacientes. De forma geral, as injeções trimestrais causam em média ganho de 2 a 4 quilos no final de 1 ano de uso e os implantes podem causar irregularidades da menstruação. O tratamento deve ser individualizado, porque o remédio que fez bem para uma mulher pode levar você a engordar ou vice-versa.

Dr. Rodrigo Borsari é ginecologista do Hospital Nipo-Brasileiro.

 


• Medicamento Proibido
Orgasmo Feminino
Últimas
Dúvidas sobre sexo
ABC do sexo
Mitos e inverdades
As 10 perguntas
sobre a 1ª vez

Sexologia Forense
Terapia Sexual
Violência Sexual
 
  © Copyright 2001 - 2013 Portal NippoBrasil - Todos os direitos reservados
 
-