PORTAL NIPPO-BRASIL
 
Dúvidas de Sexo

 
 
Parceiros NJ
 
O que causa a hipertrofia dos pequenos lábios? Tem cirurgia reparadora? (Jeane)

Jeane, a hipertrofia dos pequenos lábios, normalmente, já é uma condição pré existente desenvolvida a partir da puberdade. Em algumas situações, isso pode ser provocado por manipulação física e instrumental, mas não é comum em nosso meio. Se a mulher deseja reduzir o tamanho dos pequenos lábios por uma questão estética, isto é possível através de uma cirurgia relativamente simples e rápida, que pode ser realizada pelo próprio ginecologista.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz

Olá, tenho 28 anos e aos 2 anos de idade minha mãe descobriu que eu tinha a entrada da vagina fechada. Logo me submeti à incisão. Aos 24 anos meu ginecologista descobriu que eu estava com resquício embrionário, mas nunca entendi o que é! Por alto ele me falou que era resto de embrião da minha mãe. Também disse que eu tenho endometriose. Há mais de 3 anos estou tomando anticoncepcional para não menstruar. Fica a minha pergunta: será que quando eu for engravidar poderá atrapalhar em alguma coisa? E o que é este resquício embrionário? (Nilma)

Nilma, o diagnóstico de infância foi de vagina imperfurada, uma malformação genital. Quando existe este diagnóstico, outras malformações podem ocorrer concomitantemente e, sem novos exames, não há a possibilidade de falar acerca desse "resto embrionário". Quanto à endometriose, ela pode ser um fator de esterilidade, dependendo do acometimento inflamatório e suas conseqüências. Procure seu médico para esclarecer melhor suas dúvidas.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz

Tenho incompetência ístmo-cervical. Fiquei sabendo da possibilidade de fazer uma cirurgia no útero antes de engravidar e que essa cirurgia é melhor que a cerclagem. Isto é verdade? Quais as vantagens? Na cerclagem o que é efeito McDonald? (Sheila)

A cerclagem realizada geralmente até a 12ª semana de gravidez (com diagnóstico prévio de incompetência istmo-cervical), pode ser feita pelo método de McDonald que consiste em constringir o colo do útero através de uma sutura em torno do mesmo. Existem outras situações de indicação de cerclagem durante a gravidez e a que é realizada fora do período gestacional é atualmente pouco utilizada.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz.

Fiz uma cirurgia de retirada de miomas no útero e gostaria de saber com quantos dias posso transar sem nenhum problema e se já posso realizar as outras tarefas normais, como sair de casa, subir em ônibus, me abaixar, pois ainda sinto um pouco de dor. É normal? (Celly)

Recomendo que você converse com o cirurgião que a operou, pois dependendo da amplitude da cirurgia o repouso deve ser maior ou menor.

Dr. Kendy Kumagai é ginecologista do Hospital Nipo-Brasileiro.

Gostaria que o senhor me tirasse algumas dúvidas a respeito da cerclagem. Tenho incompetência do istmo cervical e perdi meu primeiro filho com 18 semanas. Quais os riscos que terei em fazer a cerclagem? Com a cerclagem tenho que ter repouso absoluto? Tenho muito medo de não conseguir segurar a gravidez, porque tenho muita dificuldade para engravidar, tenho SOP.

A incompetência istmo-cervical é uma malformação uterina que pode acontecer isolada ou associando-se a outras malformações uterinas. A cerclagem é realizada o mais precocemente no primeiro trimestre da gravidez e, portanto deve ser realizada até a 12ª semana de gravidez. Os riscos desse ato cirúrgico são os de qualquer procedimento que inclua anestesia, mas é uma cirurgia relativamente simples se realizada na época adequada. Infecção e amniorrexe (rotura da bolsa das águas) podem acontecer. Quanto ao repouso, não precisa ser absoluto, podendo a paciente retornar às atividades habituais com o tempo, mas isso depende da avaliação de seu médico. Tenha confiança, você conseguirá levar sua próxima gravidez até o fim.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz.

 


• Medicamento Proibido
Orgasmo Feminino
Últimas
Dúvidas sobre sexo
ABC do sexo
Mitos e inverdades
As 10 perguntas
sobre a 1ª vez

Sexologia Forense
Terapia Sexual
Violência Sexual
 
  © Copyright 2001 - 2013 Portal NippoBrasil - Todos os direitos reservados
 
-