PORTAL NIPPO-BRASIL
 
Dúvidas de Sexo

 
 
Parceiros NJ
 
A vida sexual feminina>>Cauterização
Estou com uma feridinha no meu útero. A médica disse que terei de fazer uma cauterização. Se eu engravidar antes de fazer cauterização no útero, terei algum problema? (Kaka)

Kaka, caso você engravide, a cauterização poderá ser realizada após o parto, se ainda ainda for necessária. Com acompanhamento médico e sem alterações no Papanicolaou, não há problemas em seguir essa conduta.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz

Fiz uma cauterização no colo do útero por causa de uma ferida, o que me deixa muito preocupada, pois tenho apenas 21 anos, e desejo ter filhos e li que não se deve fazer cauterização em moças jovens. Eu gostaria de saber quais são os cuidados que devo ter após a cauterizaçao e se posso praticar exercícios e tomar banho de mar. Além disso, será que poderei ter filhos no futuro? (Maya)

Maya, normalmente, uma cauterização não interfere na capacidade reprodutiva, portanto fique tranqüila. Os exercícios são permitidos e os banhos de mar também, apenas restringido-se a atividade sexual de 15 a 21 dias, dependendo do caso.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz

Fui ao ginecologista. Ele disse que eu tenho uma inflamação no colo do útero e me receitou um remédio, mas disse que, se não sarar, vou ter que fazer cauterização. Se não sarar com o remédio e eu não quiser fazer cauterização, qual é o risco? (Aline)

Aline, se você tiver sintomas após o tratamento, deve seguir as recomendações médicas. Os riscos dependem do problema diagnosticado por seu médico, mas não são grandes desde que a inflamação tenha sido curada.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz

Tenho uma lesão no colo do útero e meu médico disse que não é recomendavel fazer cauterização em mulheres sem filhos. A cauterização pode interferir em uma gravidez futura? (Adriana)

Adriana, a cauterização atualmente é realizada se existe uma lesão sintomática, do contrário, ela não é necessária. Ela não prejudica uma gravidez futura desde que realizada adequadamente. Naqueles casos em que é necessária uma cauterização no canal do colo uterino é realizada a criocauterização - por congelamento - para que não provoque uma aderência e estenose desse canal.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz

Fiz cauterização no colo uterino e a médica me receitou um creme e um óvulo para eu aplicar de forma alternada. Porém, nunca senti dor na relação sexual. Quando eu cheguei em casa, tive relação sexual à noite e também não senti nenhum tipo de dor. Estou super bem. Como funciona essa história de abstinência sexual? Tenho mesmo que fazer? Não sinto dor alguma! Obrigada. (Fabrícia)

Fabrícia, a abstinência é necessária para que não haja traumatismo em uma área recém tratada, onde existe uma escara. O "repouso" do colo do útero permite uma melhor cicatrização e evita eventuais sangramentos ou infecção no decorrer dos dias que se seguem ao tratamento.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz

Já tive uma ferida grande no colo do útero uma vez e semana passada acabei de cauterizar outra enorme. O que pode estar ocasionando essas feridas? O que pode acontecer quando não diagnosticadas a tempo? (Alyne)

Alyne, quando se fala em "ferida" no colo do útero, podem existir várias causas, como as hormonais, infecções e traumáticas. Na avaliação da causa um exame bacteriológico do conteúdo vaginal pode esclarecer alguma causa específica como uma DST por exemplo. Elas devem se tratadas por causa dos sintomas (dor, sangramento e corrimento) e também para reduzir os riscos de um câncer de colo uterino.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz.

Fiz uma cauterização há uma semana de uma ferida grande no colo do útero. Após uma semana, está sangrando um pouco e sinto um pouco de dor no local quando caminho. É normal isso? Costumo caminhar muito. Isso afeta em alguma coisa? Uma ferida no colo do útero tem perigo de não cicatrizar? (Aline)

Aline, agende uma consulta com seu médico para uma revisão da ferida em cicatrização. Às vezes é necessário uma nova cauterização ou uma complementação posterior, mas não há motivo para muita preocupação.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz.

Já cauterizei o colo do útero duas vezes e a ferida sempre volta, inclusive ocasionando sangramento durante a relação ou logo após. Meu ginecologista me garantiu que não se trata de alguma doença que eu tenha "pego" e sim porque meu utero é fraco e mais suscetível a esse tipo de problema. Porém, como isso acontece freqüentemente, fico com medo do meu marido achar que sou problemática. Tem alguma atitude que eu possa tomar para evitar as lesões do cólo do utero? Tomo o anticoncepcional Gestinol 28. (Vivian)

Calma Vivian, se seu médico avaliou que não há problemas mais sérios. Procure ficar relaxada e apenas seguir as orientações dadas por ele. Há situações como essa que as "feridas" podem retornam e o que fazer deve ser determinado pela avaliação do seu médico.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz.

Fiz uma cauterização à laser no colo do útero. Primeiro, foi a pior dor que já senti na vida, doeu até na alma. Tive duas semanas de incontinência urinária e agora depois de fazer o tratamento com aplicações de creme para ajudar na cicatrização, estou tendo sangramento. No começo era pouco, mas agora cada vez que vou ao banheiro sai bastante. Sem contar as cólicas. Meu médico diz que é normal o sangramento devido a própria cicatrização, mas já estou na segunda semana. Peço que me ajudem a tirar essa dúvida, por favor. (Ale)

Ale, você precisa ser examinada para se determinar a origem do sangramento (se é realmente do local cauterizado). Converse novamente com seu médico acerca de suas dúvidas.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz.

Após fazer a cauterização, deve-se ficar 40 dias sem ter relação sexual. O que acontece caso tenha relação? O que deve-se fazer no caso que ocorra relação? (Vanessa)

Vanessa, após uma cauterização do colo do útero, recomenda-se repouso da atividade sexual, principalmente se foi uma eletrocoagulação, pela possibilidade de traumatismo local e sangramento. Se você está tendo relações e nada causou, apenas evite novas relações no período determinado por seu médico. Caso esteja com sangramento, procure por seu médico para ser examinada.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz.

Fiz uma cauterização de uma ferida no útero há três meses. Fiz a revisão e a ferida ainda não cicatrizou. Tive que fazer novamente. Por que será que isso ocorreu? Perguntei ao médico se teria que fazer quarentena (sem relação sexual por 40 dias), mas ele disse que não era necessário! Está certo isso? (Lili)

Eventualmente alguns fatores externos podem manter a ferida (chamamos de ectopia ou ectrópio) como por exemplo uso de hormônios ou até mesmo a gestação. A paciente que teve o seu colo uterino cauterizado pode apresentar um pequeno sangramento cerca de 2 semanas após o procedimento, devido ao processo de cicatrização. A abstinência não é obrigatória, porém dor ou sangramento pode ocorrer quando o período for menor do que 15 dias.

Dr. Kendy Kumagai é ginecologista do Hospital Nipo-Brasileiro.

Fiz cauterização três dias atrás e na mesma noite começou a sangrar muito. O médico não me adiantou nada a respeito disso. Até agora estou sangrando bastante, como uma menstruação de muito fluxo sanguíneo. Isso é normal? O que faço? (Nathalia)

Em geral ocorre um sangramento discreto por volta de 2 semanas após a cauterização, sangramentos como o que está ocorrendo com você não são esperados. Procure o seu ginecologista o mais breve possível, ou se não conseguir encontrá-lo, procure um serviço de pronto atendimento ginecológico para verificar a causa do sangramento e corrigir o problema.

Dr. Kendy Kumagai é ginecologista do Hospital Nipo-Brasileiro.

Fiz uma cauterização e durante cerca de15 dias saiu um líquido e até mesmo pequenos escapes de sangue. É normal? (Michelle)

Michelle, após cauterização é normal um corrimento e eventualmente sangramento, mas se for mais intenso e continuo converse com seu ginecologista para verificar se você precisa ser examinada.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz.

Fiz uma cauterização de cólo de utero e utilizei a pomada cicatrizante por 10 dias. Parei a pomada e faz 3 dias que estou com corrimento com sangue. Isto é normal? (Carina)

Carina, isso é freqüente ocorrer após cauterização do colo do útero. Não se preocupe e procure seu médico apenas se houver ardor vulvar, coceira, febre ou dor.

Dr. Rodrigo Borsari é ginecologista do Hospital Nipo-Brasileiro.

Fiz uma cauterização e durante dez dias seguidos tive sangramento leve. Já faz 20 dias que fiz a cauterização e o sangramento parou, porém estou com um corrimento amarelo. Estou muito preocupada. Meu médico pediu que eu aplicasse um outro remédio porque pode ser uma infecção. Quais os riscos que corro por ter pego uma infecção logo após a cauterização? (Cláudia)

Claudia, leve sangramento e corrrimento após cauterização do colo do útero são freqüentes e geralmente não tem maior gravidade. Pelo que disse, está sendo bem acompanhada e, com o tratamento adequado, esse fato não terá nenhum risco para sua saúde ou seqüelas.

Dr. Rodrigo Borsari é ginecologista do Hospital Nipo-Brasileiro.

Minha ginecologista verificou uma ferida de 4 cm no útero. Foi feita uma cauterização, mas senti cólicas muito fortes. É normal sentir cólicas com tamanha intensidade? Além disso, foi diagnosticada colpite, cistos no ovário e um pólipo no útero. Qual seriam os tratamentos mais indicados para cada caso e qual a possível causa de tantas enfermidades ginecológicas simultaneamente? (Aline)

Não sei quais seriam as características dos seus cistos ovarianos na ultrassonografia, mas se eram simples não é necessário tratamento. Quanto à cauterização o grau em que a paciente sente dores depende muito do seu limiar de dor e isso é subjetivo, mas sentir cólicas quando se cauteriza o colo uterino é normal. O pólipo geralmente pode ser retirado de forma muito simples, na hora do exame ginecológico e é uma patologia benigna. De uma forma geral, Aline, nada do que você descreveu é grave e não deve preocupá-la.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz.

Gostaria que me passasse uma visão panorâmica a respeito da cauterização feita no útero, explicando com muita clareza a razão da cauterização e da ferida!

A cauterização do colo uterino é a forma de acelerar a "feridinha" no colo do útero, não deixando as coisas acontecerem naturalmente. A "ferida" pode ter várias causas entre elas as hormonais e infecções no colo do útero.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz.

Estou grávida de 17 semanas e há 13 semanas foi diagnosticada "uma ferida no útero". Nessa altura, fui "queimada" e durante 12 dias administrei o Trophoseptine. A ferida diminuiu, mas continuo a ter pequenas perdas de sangue. Existe solução para resolver este problema? Quais as implicações para o bebê?

A presença de ectrópio ("ferida no útero") é achado comum em grávidas, inclusive é possível até a realização da coleta do exame de Papanicolau, e desde que o exame esteja normal, não é preciso se preocupar. Entretanto, quando ocorre a presença de dor ou sangramento, é preciso se verificar a causa, para isso é que realizamos o pré-natal.

Dr. Kendy Kumagai é ginecologista do Hospital Nipo-Brasileiro.

Tenho uma lesão no colo do útero. Já fiz duas cauterizações e uma biópsia. Segundo a ginecologista, deu normal , sem perigos, mas por que essa lesão não cicatriza nunca? Ela disse que o fato de eu tomar anticoncepcional dificulta a cicatrização. Estou fazendo uso de Albocresil . O que devo e não devo fazer? Devo procurar outro médico ?

O uso de anticoncepcionais hormonais pode provocar este tipo de lesão. Se os exames forem normais, não há motivo de preocupação. Provavelmente, com a parada do contraceptivo, estas lesões tenderão a regredir.

Dr. Kendy Kumagai é ginecologista do Hospital Nipo-Brasileiro.

 


• Medicamento Proibido
Orgasmo Feminino
Últimas
Dúvidas sobre sexo
ABC do sexo
Mitos e inverdades
As 10 perguntas
sobre a 1ª vez

Sexologia Forense
Terapia Sexual
Violência Sexual
 
  © Copyright 2001 - 2013 Portal NippoBrasil - Todos os direitos reservados
 
-