PORTAL NIPPO-BRASIL
 
Dúvidas de Sexo

 
 
Parceiros NJ
 
A vida sexual feminina>>Anticoncepcionais
Tenho 20 anos. Tomo a pílula Diminut há mais de um ano, nunca tive problema, sempre estou muito regulada. Geralmente minha menstruação vem numa quarta-feira e fica até o sábado ou domingo, quando recomeço a nova cartela. E queria mudar o dia da menstruação, para um dia que não fosse nos finais de semana, para que caia no dia exato que eu quero que a menstruação venha. Posso começar uma nova cartela a qualquer dia? Por exemplo, no 2° ou 3° dia da menstruação e não no primeiro? (Juliana)

Juliana, para que a menstruação não venha nos finais de semana você deve iniciar a cartela exatamente num final de semana. Caso não coincida com o 1º dia menstrual, você deverá usar um método alternativo como preservativo por sete dias para uma maior segurança.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz

Ainda não tive relações. Por isso, gostaria de saber se devo tomar anticoncepcional antes de ter alguma. (Yami)

Isso mesmo Yami, essa sua preocupação é muito importante. Evitar uma gravidez indesejada e também uma DST, lhe dará mais tranquilidade para que a transa seja melhor. Não deixe de agendar uma consulta ginecológica para uma boa prescrição, ok?

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz

Faço uso do anticoncepcional Harmonet. Sempre faço pausa de 7 dias, iniciando a próxima cartela somente no 8º dia conforme instruções da bula. Porém, este mês iniciei a cartela no 7º dia, e não percebi. Tive relações normalmente. Corro risco de engravidar? E como devo proceder na próxima cartela? (Luciane)

Luciane, ter iniciado no 7º dia não causará problemas. Na próxima cartela observe o período de pausa de 7 dias e reinicie a outra cartela no 8º dia,OK?

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz

Tomo Cerazette há 1 ano. Desde que dei à luz, não menstruo mais há mais de 1 ano. Todo mundo fala que é errado e não é normal ficar sem menstruar. Gostaria de saber sua opinião. Isso pode me trazer problemas futuramente? Pretendo ter outro filho. (Kika)

Kika, desde que você não tenha contra-indicações ao uso do hormônio, não há problemas em você não menstruar, o que, aliás, é um dos efeitos esperados e desejados desse hormônio.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz

Há cinco anos, estou utilizando o Diane 35. As vezes eu esqueço de tomar uma pílula da cartela, só que nesse mês foi a primeira vez que eu esqueci de tomar a primeira pílula da cartela. O que devo fazer, já que não tomei a esquecida no dia seguinte? E, esquecendo a primeira pílula, eu corro o mesmo risco caso eu tivesse esquecido uma pílula do meio da cartela? (Crije)

Crije, nenhuma pílula deve ser esquecida para não ter imprevistos. No caso do Diane, um esquecimento até 12 horas não interfere na eficácia, desde que ela seja tomada dentro desse período. Como a pílula esquecida não foi tomada, o procedimento é continuar com a pílula, mas fazer uso de preservativo por pelo menos sete dias para uma segurança maior.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz

O meu ginecologista diagnosticou que tenho úteros didelfos. Ele me falou que não poderia mais tomar anticoncepcional, pois não surtiria efeito algum. Fiquei em dúvida, pois já tomava Mercilon há 5 anos e nunca tive sequer suspeita de gravidez. Vocês poderiam me esclarecer mais sobre o útero didelfo? O que é? Poderei ter filhos? Posso utilizar de anticoncepcionais? (Isa)

Isa, o útero didelfo é uma das variantes de má formação uterina congênita em que houve defeito de fusão, na qual os dois ductos embriológicos que deveriam dar origem ao útero não se fundiram na vida intrauterina. Essas má formações podem estar associadas a má formações renais também. A formação ovariana é diversa da origem uterina, portanto, geralmente, os ovários são normais, permitindo à essas mulheres utilizarem a pílula como qualquer outra com a mesma eficácia. A gravidez é possível, mas uma série de cuidados são necessários: um deles é investigar se há incompetência do colo e aí realizar uma cirurgia chamada de cerclagem durante a gravidez; outros dizem respeito ao acompanhamento na gravidez e parto, pois podem estar relacionadas com a placenta prévia, apresentações anômalas (por exemplo, pélvicos ou "bebê sentado"), anormalidades da contração uterina, problemas com a dequitação (saída da placenta no parto), entre outras. A programação de uma gravidez nessa situação e acompanhamento pré-natal devem ser realizados por um profissional experiente com essas condições. Apesar disso tudo o que eu disse Isa, seja confiante, pois existem chances de que nada ocorra e o parto seja até normal, ok?

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz

Minha namorada tem toxoplasmose e faz tratamento com sulfadiazina, prednizona, pirimetamina e ácido fólico. Ela também toma anticoncepcionais. Gostaria de saber se esses remédios influenciam no efeito do anticoncepcional. (Hugo)

Hugo, uma das principais causas de falha no uso de contraceptivos orais é a interação com outras drogas. Isso tem particular importância para as usuárias de pílulas de menos de 30 mg de etinilestradiol, nas quais pequenas flutuações dos níveis séricos podem permitir a ovulação. No caso do ácido fólico não há problemas na associação e no da predinisona existe uma possibilidade de potencialização (aumento do efeito antiinflamatório). No caso dos outros antimicrobianos embora não tenham sido demonstradas interações clinicamente significativas, eu aconselharia o uso contínuo da pílula (sem pausa) até por um mes após o término do tratamento associado ao uso de método de barreira, mas essa é uma avaliação que deve ser realizada pelo médico assistente da sua namorada. .

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz

Minha namorada estava tomando o anticoncepcional diane a 3 dias! Ficamos juntos e a camisinha estorou! Ela não se lembrava se tinha tomado seu anticoncepcional neste dia! Então comprei a pilula do dia seguinte! No outro dia, ela me disse que havia se lembrado e tinha tomado o Diane! Pergunta: há algum problema ela ter tomado o anticoncepicional e a pílula? O que isso pode provocar? (Leandro)

Leandro não há problemas em ter tomado a pílula de emergência nessa situação, podendo causar náuseas e vômitos em algumas pacientes. Nessa eventualidade (vômitos até 1 hora da ingestão) a pílula pode ser eliminada necessitando-se outra dose para garantir a eficácia. Uma dica para sua namorada lembrar se tomou ou não a pílula é olhar na cartela as pílulas tomadas e os dias correspondentes da semana, OK?

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz

Comecei a tomar Diane 35 no oitavo dia da menstruação. Não sabia que tinha que tomar no primeiro dia da mesma. Será que tem algum problema? Faz o mesmo efeito? Tenho risco de engravidar se tiver alguma relação sexual sem camisinha? (Vanessa)

Vanessa, caso você não inicie a primeira cartela no primeiro dia menstrual, a recomendação é utilizar um método adicional como camisinha masculina ou feminina nos primeiros sete dias de pílula. A partir daí, siga sempre o intervalo de sete dias entre as cartelas (pílulas de 21 comprimidos). Portanto você só poderia deixar de usar a camisinha se tivesse iniciado no primeiro dia menstrual.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz

Olá! Estou muito preocupada com o atraso da minha menstruação. Tomava a pílula Level e mudei para Yasmin, porém segui a instruções da bula, terminou o ultimo comprimido de Level, eu tomei o primeiro de Yasmin, ou seja, sem intervalo, e minha menstruação não veio. É normal? Ou há algo errado? Obrigada!! (Mariana)

Mariana, o correto seria ter feito a pausa entre essas cartelas e no primeiro dia menstrual iniciar a nova pílula. Pelo jeito você não consultou seu médico para essa troca. Não deixe de comunicar seu médico. A menstruação não deveria vir mesmo porque você não realizou a pausa, OK?

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz

Olá, comecei a nova cartela em horário diferente do que vinha tomando antes. Há algum problema? Aguardo resposta. Obrigada. (Maria)

Maria, se você não ultrapassou 3 horas não deve ocorrer nenhum problema. Nas pílulas de 21 dias o atraso pode ser de até 12 horas, mas não abuse, procure tomar todo dia sempre na mesma hora para ter sempre o máximo de eficácia.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz

Olá. Tomo Diane 35 há pelo menos 8 anos de maneira initerrupta. No intervalo entre uma cartela e outra menstruo geralmente no quarto dia de intervalo, porém estou no sexto dia e ainda não menstruei. Vale ressaltar que nunca esqueci de tomar a pílula e que o faço sempre no mesmo horário. O que pode estar acontecendo? (Marifono)

Marifono, a ausência de fluxo pode ocorrer sem ser gravidez. Se você tomou corretamente a pílula, uma gravidez é pouco provável. Mas, de qualquer forma, você deve entrar em contato com seu médico para comunicá-lo do fato e verificar a conduta a ser tomada.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz

Esqueci de tomar o último comprimido da cartela de anticoncepcional. Gostaria de saber se seria melhor iniciar a nova cartela no 1º dia da menstruação ou dar os 7 dias de pausa normalmente? (Rúbia)

Rubia, nesse caso você pode iniciar com o intervalo normal de sete dias, mas, por via das dúvidas, use preservativo nesses sete dias de intervalo, ok?

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz

Comecei a tomar Novial no primeiro dia da minha menstruação conforme orientação do meu médico. É a primeira vez que eu tomo anticoncepcional. A partir de quantos dias eu posso me considerar segura para manter relações sem precisar de nenhum método de barreira? Obrigada. (Danda)

Danda, se você iniciou a pilula no primeiro dia menstrual e tomar direitinho todos os dias, você estará protegida desde o início da cartela, ok?

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz

Qual a diferença de Micropil 21 para o 20? Tomo o 21, mas na farmácia não tinha, então comprei o 20. (Vivi)

Vivi, O Micropil tem apresentações com 21 ou 28 comprimidos e também com 20 ou 30 mcg de etinilestradiol, ok?

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz

Tomo Diclin corretamente. Estou na primeira cartela. Quanto tempo a menstruação demora para vir quando se faz a pausa de 7 dias? E se ela não vier dentro desses 7 dias, volto a tomar a segunda cartela no oitavo dia? (Ana)

Ana, a menstruação costuma vir em 2 a 3 dias após o final da cartela. Caso a menstruação não venha, é preciso se certificar de que não há gravidez. Você só pode reiniciar uma nova cartela sem que haja fluxo, se tiver plena certeza que tomou toda a cartela de forma corretíssima.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz

Comecei a tomar Mínima, estou na segunda cartela. Nunca havia tomado anticoncepcional. Estou no meio da cartela e estou com sangramento. O que pode ser? (Renata)

Renata, estes anticoncepcionais podem, pela dosagem menor, estar associados a sangramento discreto durante o uso nos primeiros três meses, podendo ser normal. Comunique seu ginecologista para você ficar mais tranqüila.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz

Estou tomando anticoncepcional faz 14 dias, sem esquecer nenhum, mas fiquei menstruada. É normal ? (Raquel)

Raquel, se você não atrasou o horário da tomada e não há outros fatores como episódios de vômitos, por exemplo, pode ser um sangramento normal, pois anticoncepcionais, dependendo da dosagem, podem comumente estar associados a sangramento discreto durante a tomada da pílula. Você deve continuar tomando a pílula e comunicar imediatamente o fato ao seu médico.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz

Faço uso do remédio Roacutan - Isotretinoína - há 8 meses e uso anticoncepcional há cerca de 3 meses. Tive relação com meu namorado sem proteção há 1 dia e ele acabou gozando dentro de mim. Estou muito assustada e sem saber o que fazer. Tem a possibilidade de eu estar grávida, por mais que esteja tomando anticoncepcional? Com quanto tempo posso detectar essa possibilidade pelo exame BHCG? Se eu estiver realmente grávida, o uso do Roocutan pode acarretar em algum problema? Muito Obrigada. (Je)

Je, se você está tomando anticoncepcional oral de forma correta, a possibilidade de gravidez é muito pequena. Essas ocorrências devem ser imediatamente comunicadas ao seu ginecologista para as providências e orientações de praxe. Uma das medidas a serem tomadas, caso haja dúvidas quanto à uma possível falha do anticoncepcional, é tomar a pílula de emergência. Como o Roacutan pode causar malformações fetais deve-se tomar o máximo de cuidado para não engravidar. O BHcG no sangue pode detectar a gravidez 14 dias após a fertilização, mas é melhor realizá-lo em torno de 4 dias de atraso menstrual.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz

Como trocar um anticoncepcional oral de 21 comprimidos por um injetável mensal? Em que dia posso iniciar o injetável? (Amanda)

Amanda, aguarda-se o fluxo menstrual após a parada do anticoncepcional, aplicando a injeção no quinto dia menstrual. Mas lembre-se: não faça a troca se você não estiver sendo orientada pelo seu ginecologista, que é quem deve determinar as orientações para seu caso, ok?

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz

Minha namorada usa anticoncepcional (Mercilon Conti), mas temos medo de haver uma gravidez indesejável. Este é um método 100% seguro? E quais as chances de haver uma gravidez? (Rodrigo)

Rodrigo, não existe método anticoncepcional 100% seguro. Mas os anticoncepcionais orais são muito seguros, desde que tomados corretamente e continuamente, com cerca de 0,1 mulher grávida por cem mulheres no primeiro ano de uso (1 grávida em cada 1000).

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz

Usei o anticoncepcional tipo adesivo por 2 anos, depois mudei para o Yasmin, agora estou usando o Diane. Mas tenho vomitado muito, não sei mais o que fazer. Queria saber qual o melhor horário para tomar. Devo tomar após as refeicões ou com o estômago vazio? Dizem que é bom tomar com leite. Minha ginecologista disse que é normal mas não agüento mais. Me ajudem. (Nique)

Nique, tente tomar à noite para observar as suas reações, sempre com algo estômago. Caso não dê resultados, converse a respeito com seu ginecologista para mudar a via de administração, ok?

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz

Tomo o Mercilon Conti há três anos aproximadamente, e no 18° dia ocorreu sangramento, algo que até então nunca tinha ocorrido. Devo me preocupar? (Xey)

Xey, eventualmente podem ocorrer sangramentos em pequena quantidade na vigência de uso de anticoncepcionais. Embora isso possa ser normal seu ginecologista deve ser informado, para avaliar a necessidade de investigação.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz

Uso anticoncepcional regularmente e só tenho relações sexuais com camisinha. Neste mês tive um escape, acho que devido a um grande estresse que estava sofrendo por questões profissionais. A menstruação veio uma semana antes do previsto, só que infelizmente perdi minha cartela neste mesmo dia. Tive que interromper esta cartela, pois não sabia onde tinha parado antes de comprar outra. O que eu faço? Considero este escape como uma menstruação - e começo uma nova cartela assim que ele cessar - ou se espero a nova mesntruação para começar tudo de novo desde o primeiro dia? (Rafa)

Rafa, em primeiro lugar agende uma consulta com seu médico para avaliar esse sangramento, para então iniciar a sequencia da nova cartela. Com relação a esse "escape", não deve ser considerado uma menstruação, e sim aquele sangramento que vem com o término da cartela. Você poderia iniciar uma nova cartela estimando o quanto faltava de comprimidos restantes na cartela perdida, desde que isso seja possível.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz

Minha ginecologita falou para não parar de tomar o Minima, que é para tomar um atrás do outro sem parar. Caso menstruar, tenho que parar ou posso continuar normalmente? (Cristiele)

Cristiele, se eu entendi a sua pergunta, parece que você foi orientada a fazer uso contínuo da pílula. Nessas situações, pequenos sangramentos podem ocorrer, mas a pílula deve ser tomada normalmente. Mas lembre-se: é importante que sua ginecologista esteja a par de suas dúvidas, para que a orientação seja dada com mais qualidade, pois sua médica conhece você com muito mais detalhes, ok?

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz.

Tomo Minipil há um ano e ainda amamento com bastante freqüência. Há 2 dias tenho um pequeno sangramento escuro. Devo continuar com o Minipil? Enquanto eu estiver tomando Minipil sem intervalos, eu vou menstruar? (Carol)

Carol, sangramentos com a pílula de progesterona podem ocorrer sem problemas, mas não há como tranqüilizá-la. Sempre é necessário que a mulher passe por uma consulta ginecológica para ter certeza que está tudo bem, inclusive para avaliar se não é hora de passar para outro método ou tipo de prescrição hormonal.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz.

O ginecologista me receitou Diclin por ter facilidade para engordar. Mas nunca ouvi dizer sobre este medicamento. Gostaria de saber como devo tomar, pois esqueci. Não sei se é 10 dias após parar a menstruação, ou depois que inicia a mentruação conta 10 dias e toma. Ou se espera parar a menstruação e toma. Não vou tomar ainda, porque meu namorado não está no Brasil. É só para tirar a dúvida. Obrigada. (Pri)

Pri, inicie a primeira cartela no primeiro dia menstrual e tome um comprimido por dia por 21 dias, faça uma pausa de sete dias e no dia seguinte após essa pausa reinicie uma nova cartela.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz.

Tomo Diane-35 há alguns meses. No entanto, só agora é que dei conta de que sempre que iniciava o período de pausa eu começava a tomar nova drágea no 7º dia em vez de ser no 8º dia! Estou preocupada. Será que a eficácia diminuiu? (Carlinha)

Carlinha, não há problemas, sómente passe a obedecer o prazo normal para reiniciar a cartela.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz.

O anticoncepcional deve ser sempre ingerido com água ou pode também ser ingerido por qualquer outro líquido (refrigerante ou leite)? (Sophia)

Sophia, não há problemas em ingerir o anticoncepcional com outro líquido que não seja água, mas o ideal é água mesmo porque faz com que a pílula passe mais rápidamente pelo estômago, evitando que você elimine a pílula, por exemplo, se por algum motivo tiver vômitos.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz.

 


• Medicamento Proibido
Orgasmo Feminino
Últimas
Dúvidas sobre sexo
ABC do sexo
Mitos e inverdades
As 10 perguntas
sobre a 1ª vez

Sexologia Forense
Terapia Sexual
Violência Sexual
 
  © Copyright 2001 - 2013 Portal NippoBrasil - Todos os direitos reservados
 
-