PORTAL NIPPO-BRASIL
 
Dúvidas de Sexo

 
 
Parceiros NJ
 
É normal sentir vontade de defecar na hora do sexo anal e depois também? Isso é constrangedor, mas acontece comigo. Não consigo fazer sexo anal e meu namorado me enche o saco. Quando faço, sinto isso. Quero parar porque já imagino o vexame se acontece o pior. Isso é normal? Porque a maioria reclama de dor. Eu, além de dor, tenho isso também. (Noeli)

Noeli, tudo que se faz em relação a sexo deve dar prazer aos dois. A vontade de defecar se deve ao estimulo causado pelo próprio ato e pode ser amenizado esvaziando-se a ampola retal antes do sexo anal. Lembro que o sexo anal deve ser praticado sempre com camisinha, sendo que o cuidado em ir devagar dilatando-se aos poucos o esfincter minimiza a possibilidade de lesões traumaticas, OK?

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz

O sexo anal pode trazer algum tipo de trauma para a mulher? E é verdade que o sexo anal aumenta o tamanho do ânus e ele não volta mais ao normal? (Jhonis)

Jhonis, sexo anal deve em primeiro lugar dar prazer aos dois parceiros. A região anal por ser ricamente inervada possue uma alta sensibilidade e pode ser prazeiroso. Mas deve ser realizado com alguns cuidados e com camisinha, senão o resultado podem ser traumas como fissuras, relaxamento do esfincter e infecções. Portanto, usem muita lubrificação e uma dilatação progressiva (por exemplo, iniciando com o dedo) para facilitar o caminho do pênis, evitando a contração da mulher e a dor conseqüente, ok?

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz.

O sexo anal engravida? (Luciana )

Não, Luciana. Só pode ocorrer gravidez se você permitir que o parceiro faça sexo vaginal logo após o sexo anal. É claro, sem camisinha, ou ejacule na entrada da vagina. Vocês podem praticar sexo vaginal após o anal, desde que com troca da camisinha (para que não haja infecções) e não haja uma deposição de um "resto de esperma" na vagina.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz.

Como fazer sexo anal com minha namorada sem que ela sinta dor? (Xico)

Primeiro, tenha certeza de que ela está disposta a ter sexo anal (nem sempre as mulheres estão dispostas, e isso dificulta o relaxamento necessário para a penetração anal). Use muito gel lubrificante (existem várias marcas no mercado) e finalmente a penetração inicialmente deve ser cuidadosa para que a musculatura anal possa ir se acomodando lentamente. Sempre faça sexo anal com preservativo, pois as bactérias do intestino podem provocar uma uretrite em você; e nunca realize a penetração vaginal após o coito anal sem trocar o preservativo e realizar higiene cuidadosa, pois acidentalmente você poderá levar bactérias intestinais para a vagina provocando uma vaginite ou complicações mais graves para ela.

Dr. Kendy Kumagai é ginecologista do Hospital Nipo-Brasileiro.

Namoro há quatro anos e antes não tinha relação sexual com ele. Um dia tivemos nossa primeira vez só que fizemos sexo anal.Na hora do sexo anal ele tentava colocar o pênis, mas não entrava. Ficava só escorregando, às vezes entrava, mais logo saia. Depois da nossa transa eu fiquei com um corrimento na vagina. Era um líquido parecido com agua, só que meio avermelhado e meu ânus estava sangrando. Passou uns dois dias mais ou menos sangrando e, quando fui defecar, doía e ardia muito. Será que aconteceu alguma coisa grave? Depois de alguns dias que já estava normal, senti a dor novamente. Será que estou com hemorróida e por isso no ato sexual anal forçou muito e teve o sangramento? (Maria Clara)

Maria Clara, a relação anal não provoca hemorróidas, mas pode ter causado um traumatismo que originou o sangramento. Consulte-se com um proctologista para ter certeza do diagnóstico, ok?

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz.

Se eu praticar sexo anal com meu parceiro freqüentemente, corro o risco de ter hemorróidas? É normal o ânus sangrar? Se eu praticar bastante, ele deixa de sangrar e doer? (Bia)

O sexo anal não provoca hemorróidas, porém se a mulher já apresentar a doença e tentar manter uma relação anal, isto poderá provocar dor e sangramento. O sangramento anal deve sempre ser investigado pelo proctologista (médico especializado em doenças do intestino grosso e ânus). Nem sempre a prática constante do sexo anal deixa de ser dolorosa, portanto existem muitas mulheres que não apreciam esta forma de penetração.

Dr. Kendy Kumagai é ginecologista do Hospital Nipo-Brasileiro.

Eu e meu namorado sempre fazemos sexo anal sem camisinha. Tem algum perigo de nós pegarmos uma doença? (Mira)

Para a prática do sexo anal alguns cuidados devem ser tomados. O primeiro deles é o uso da camisinha, pois o trato intestinal baixo é rico em bactérias, que podem penetrar na uretra masculina provocando infecção, e que através da penetração vaginal posterior podem levar a infecção para a vagina e outros locais do trato genital feminino. Portanto sempre após a penetração anal deve-se retirar a camisinha e realizar a higiene local, antes de ocorrer a continuação do ato sexual. O uso de lubrificantes íntimos facilitam a penetração e diminuem o desconforto e o risco de trauma local.

Dr. Kendy Kumagai é ginecologista do Hospital Nipo-Brasileiro.

Sou casada e estou grávida de 9 semanas. Eu e meu marido temos uma vida sexual bem ativa. Temos relação todos os dias, gostamos muito de ter relação anal. Mas depois que descobri que estava grávida fiquei com dúvidas se posso ou não ter relação anal normalmente como antes. (Aline)

Aline, durante a gravidez os tecidos estão mais sensíveis, a congestão aumenta, podendo haver mais dificuldades durante o ato de evacuar, principalmente se a mulher já tinha problemas. O sexo anal deve ser realizado com muito cuidado, lubrificação, não se esquecendo do preservativo. Se houver alguma dificuldade na penetração não forcem, para que não haja lesões e complicações que imponham uma intervenção cirúrgica durante a gravidez.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz.

Tenho dificuldade na penetração anal. Outro dia, meu namorado passou uma pomada anestésica no ânus e não senti nada na hora. Mas após o ato fui no banheiro e tinha sangue no local. E agora? Caso sempre sair sangue, é melhor evitar o sexo anal ou não tem problema?

Sim, você deve evitar o sexo anal nessas circunstâncias, pois a dor durante a penetração sinaliza traumas a serem evitados que no futuro possam causar muito incomodo (hemorróidas e fissuras anais).

Dr. Rodrigo Borsari é ginecologista do Hospital Nipo-Brasileiro.

Sou casada e meu marido gosta muito de sexo anal. Eu também gosto, mas sinto muita dor e às vezes sangra. Gostaria de saber se existe algo que alivie a dor durante a relação e se este tipo de sexo traz algum malefício para ambos.

Não podemos determinar exatamente os limites do que é normal num relacionamento sexual, mas o sexo anal é comum, embora haja alguns cuidados a serem tomados nesta variante, principalmente para que haja prazer para os dois. Em primeiro lugar, é necessário relaxamento e preparo para a penetração além da quantidade adequada de lubrificante. Preservativo é fundamental para evitar a transmissão de doenças. Jamais deve ocorrer a introdução vaginal concomitante ou após o sexo anal, sem a troca do preservativo, pois o reto contém bactérias que serão levadas em grande quantidade para a vagina provocando vaginite ou infecção urinária. No seu caso algo pode estar ocorrendo de anormal, evidenciado pelo sangramento. Procure um proctologista para uma avaliação.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz.

Fiz sexo anal com meu namorado 2 dias e eu nunca havia feito. Na hora doeu um pouco, mas depois não doía quase nada, mas ficou aquela dorzinha incômoda. Dois dias após o ocorrido, a dor aumentou e eu olhei-me no espelho e notei a presença de algo semelhante a hemorróida. Dói muito, muito mesmo. É horrível para sentar e para qualquer coisa. O aspecto é de hemorróida mesmo, uma veinha inchada por dentro e um pouco por fora. O fato é que eu estou desesperada e sem saber o que fazer. Acho muito constrangedor ir ao médico. Não tenho nenhum que seja da minha confiança e nem ao menos do meu conhecimento, pois nunca precisei e nunca tive nada na região anal. Gostaria de saber o que faço para diminuir a dor, eu não aguento mais. Eu estou muito desesperada mesmo, pela dor e de assustada com isso que está acontecendo também.

Oriento você a procurar um coloproctologista que é a especialidade médica que cuida desse problema. A mucosa anal é diferente da vaginal e não é adequada para agüentar o atrito causado durante a atividade sexual e por isso casos como o seu são freqüentes após sexo anal.

Dr. Rodrigo Borsari é ginecologista do Hospital Nipo-Brasileiro.

Gostaria de saber se grávida posso fazer sexo anal?

A gravidez é um período especial da mulher, onde os tecidos estão mais sensíveis, embora possa haver uma elasticidade maior devido à congestão presente na gravidez. O uso da camisinha é fundamental para evitar contaminação de ambas as partes. A gravidez não é uma contra-indicação absoluta ao sexo anal, mas devem-se tomar todos os cuidados principalmente para evitar traumas locais e infecções.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz.

Estou grávida de 4 meses e gostaria de saber se tem algum problema fazer sexo anal na gravidez. Se não tiver, qual é o intervalo das relações?

Durante a gravidez, os tecidos estão mais sensíveis, a congestão aumenta, podendo haver mais dificuldades durante o ato de evacuar, principalmente se a mulher já tinha problemas. O sexo anal, desde que o casal já esteja acostumado, deve ser realizado com muito cuidado, lubrificação, não se esquecendo do preservativo. Se houver alguma dificuldade na penetração, não forcem, para que não haja lesões e complicações que imponham uma intervenção cirúrgica durante a gravidez. Se fosse uma opção do obstetra, eu diria que o intervalo ideal entre uma relação anal e a outra dependendo do caso seria de nove meses. Depende do caso, certo?

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz.

 


• Medicamento Proibido
Orgasmo Feminino
Últimas
Dúvidas sobre sexo
ABC do sexo
Mitos e inverdades
As 10 perguntas
sobre a 1ª vez

Sexologia Forense
Terapia Sexual
Violência Sexual
 
  © Copyright 2001 - 2013 Portal NippoBrasil - Todos os direitos reservados
 
-