PORTAL NIPPO-BRASIL
 
Dúvidas de Sexo

 
 
Parceiros NJ
 
A vida sexual feminina>>Amamentação

Tenho uma filha de 1 ano e foi cesariana. Agora que comecei a mestruar gostaria de saber se com a mestruação o meu leite vai diminuir ou ficar mais fraco. Ela só amamenta no peito. (Vânia)

O fato de voltar a menstruar não afeta a produção ou a qualidade do leite materno.

Dr. Kendy Kumagai é ginecologista do Hospital Nipo-Brasileiro.

Minha esposa está amamentando nosso filho de 2 meses. Ela não quer usar o método de pilula para evitar a gravidez. A sua ginecologista passou Perlutan, mas eu achei estranho já que ela está amamentando. Será que está correto este anticoncepcional? (Joan)

Joan, os métodos hormonais permitidos nos primeiros seis meses após o parto devem conter apenas progesterona, pois os associados com estrogênio, inibem a lactação não sendo, portanto aconselhados na mulher que amamenta. O injetável Perlutan contem estrogênio e pode interferir na lactação, OK?

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz.

Estou amamentando um bebê de 8 meses. Minha ginecologista receitou Diane 35 a partir do sexto mês de amamentação, mas ainda não comecei a tomar porque encontrei arquivos na internet que falam que o estrogênio prejudica a amamentação. Então, estou tomando Cerazette, mas sinto muita dor de cabeça. Eu posso tomar o Diane 35 sendo que a amamentação ja não é mais exclusiva? Poderá prejudicar o leite? (Anamari)

Anamari, sua ginecologista está corretíssima. Anticoncepcionais hormonais contendo estrogênios podem ser utilizados a partir do 6º mês pós-parto, pois já não interferem no mecanismo de produção do leite, que são mantidos com a sucção continua realizada pelo bebê.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz.

Como eu faço para tomar anticoncepcional se ainda estou amamentando e não estou mestruando? Já estou amamentando há 4 meses. (Nessa)

Nessa, anticoncepcionais com estrogênio e progesterona não podem ser tomados até o final do 5º mês pós-parto em mulheres que estejam amamentando. Até esse tempo existem outros tipos de anticoncepção como progesterona, métodos de barreira, DIU, etc. O fato de não estar menstruando não impede que a mulher inicie a pílula, desde que não esteja grávida.

Dr. Eddy Nishimura é ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz.


• Medicamento Proibido
Orgasmo Feminino
Últimas
Dúvidas sobre sexo
ABC do sexo
Mitos e inverdades
As 10 perguntas
sobre a 1ª vez

Sexologia Forense
Terapia Sexual
Violência Sexual
 
  © Copyright 2001 - 2013 Portal NippoBrasil - Todos os direitos reservados
 
-