PORTAL NIPPO-BRASIL
 
Dúvidas de Sexo

 
 
Parceiros NJ
 
Terapia Sexual
O psicoterapeuta sexual Alessandro Ezabella responde as
principais dúvidas sobre sexualidade humana
Primeira vez
Eu e minha namorada somos virgens. Nós decidimos transar e ela foi ao ginecologista. Está tomando pílula regularmente há um mês. Eu gostaria de saber se na nossa primeira vez teremos que usar preservativo ou não. E, se tivermos que usar o preservativo, devemos usar mais lubrificante? (Alex)

Alex, vocês devem usar o preservativo independente de ambos serem virgens, mesmo porque algumas DSTs podem ser transmitidas através de outras formas que não a relação sexual, como é o caso da Hepatite C. Quanto ao uso de lubrificante, ele só é recomendado quando a lubrificação da garota não for suficiente para haver a penetração. E você deve lembrar, ainda, que boa parte dos preservativos já vêm lubrificados.
Fui ter relação com minha namorada. Foi a primeira vez entre nós e eu estava um pouco nervoso. Levantei para pegar a camisinha e perdi a ereção. Minha namorada é magra, ela ficou pensando que perdi o tesão por achá-la magra, mas não foi este o motivo. O que posso fazer para tirar isso da cabeça dela? (Nego)

Nego, você e sua namorada precisam criar um pouco mais de intimidade entre vocês para que ambos sintam-se mais à vontade um com o outro. A insegurança da sua namorada e o seu nervosismo são comuns quando iniciamos um relacionamento com alguém.

Uma conversa honesta e aberta com sua namorada permitirá que vocês conheçam um pouco melhor os hábitos sexuais um do outro, além de permitir que vocês aprendam juntos a lidar um pouco melhor com questões como as expectativas, os medos e inseguranças do casal.
Tenho 15 anos, sou virgem ainda e eu quero ter uma relação com o meu namorado. Mas tenho vergonha, medo de engravidar na primeira vez, de sentir muita dor e de contrair o vírus da AIDS. Mas se nenhum de nós temos, ainda temos chance de contrair? Já conversamos sobre isso, mas ainda continuo com esses medos. Meu namorado não é mais virgem. Tenho risco de alguma coisa? Muito obrigada pela ajuda! (Camila)

Camila, se vocês usarem camisinha durante a relação sexual, a possibilidade de contrair alguma doença é nula, desde que a camisinha seja colocada de forma correta e não estoure. Mas fique atenta porque o vírus do HIV pode ser transmitido não só através das relações sexuais, mas ainda através do leite materno, sangue, esperma e uso de instrumentos cortantes não esterilizados.
Hoje eu transei com minha namorada e ela era virgem. Na hora do sexo ela relatava que sentia uma dor incômoda durante a relação e que sempre sangrava um pouco. Antes da transa, eu procurei tentar deixá-la relaxada e bem à vontade, fazendo bastante carícias e tocando em seu clitóris. Depois, ao conversar com ela, ela me disse que durante a transa não sentiu prazer em nenhum momento. Apesar do pênis estar dentro dela, ela não sentia estímulos em sua vagina. Já transei outras vezes. Isso nunca ocorreu com minha parceira e sempre foi um momento inesquecível para ambos. Por favor, o que pode ter acontecido com ela? Isso é normal pelo fato de ser a primeira vez dela? Ou será algum problema? (Rafael)

Rafael, não tem nada de anormal na história que você me contou. Mas vejo que você possivelmente criou muita expectativa quanto à primeira relação de vocês, quando diz que a relação “sempre foi um momento inesquecível para ambos”.

Não se esqueça que a primeira relação é sempre cercada de expectativas, não só por parte do garoto, mas principalmente por parte da garota também. Então, é normal que haja algum nervosismo e surjam dúvidas sobre se vai doer, se vai sangrar e ainda se está na hora certa de ter a primeira relação sexual.
Vai ser a minha 1ª vez com a minha namorada. Eu não sei o que faço. Por favor, me ajude! (Felipe)

Felipe, a principal regra para ter uma transa legal com a namorada é não ter regras!!! Alguns cuidados são importantes, como usar camisinha, por exemplo, e a relação não ser algo imposto ou forçado. Tenha em mente que as pessoas se relacionam cada uma do seu jeito e não existe uma única regra que seja válida para todos. Aproveite esse momento de descobertas e procure prestar atenção naquilo que dá prazer tanto a você como à sua namorada, como a forma que vocês se olham, se tocam, se beijam e ainda como estão explorando os cinco sentidos na relação de vocês.
Tenho 18 anos e minha namorada 17. Decidimos transar pela primeira vez. Ela é virgem e está com muito medo. O que eu devo fazer para que a primeira vez dela seja perfeita? (Kaka)

Kaka, essa expectativa pela perfeição pode ter um efeito contrário, prejudicando a relação de vocês. De qualquer forma, vocês devem conversar muito sobre o assunto e ela deve ter certeza que está preparada para a relação.

Enquanto isso não acontece, que tal vocês aproveitarem os momentos mais íntimos para conhecerem os gostos e preferências de cada um? É uma forma de vocês se sentirem mais seguros e confiantes para a primeira relação sexual.

Lembre-se ainda que o uso da camisinha é fundamental para que vocês evitem uma gravidez indesejada ou mesmo contrair alguma DST (doença sexualmente transmissível).
Minha primeira vez foi com um cara casado. Ambos não conseguimos sentir prazer. Ele me disse que estava tendo problemas na vida dele e com a mulher. Tem alguma coisa a ver? (Tay)

Tay, para que a relação sexual seja prazerosa, é importante que a pessoa esteja relaxada e à vontade. O fato de estar preocupado com problemas pessoais pode realmente interferir na relação sexual.
Tenho 13 anos e meu namorado 16. Tentamos transar, mas só que na hora H eu não consegui me concentrar. Estava com medo de pagar mico, sair sangue e doer muito. O que eu devo fazer? Sou virgem e ele não é. Na hora de perder a virgindade sai sangue e dói? (Aline)

Aline, não existem regras para a primeira vez. Doer e sangrar é muito relativo e depende não apenas do tipo de hímen que a garota possui, por exemplo, mas do quanto ela se sente à vontade para ter sua primeira relação. Portanto, esqueça essa idéia de pagar mico, pois ela não se aplica de forma nenhuma a este caso. Você já conversou com seu namorado sobre seus medos e expectativas, Aline? Talvez vocês precisem conversar um pouco mais a respeito disso e também sobre como vocês podem dar prazer um ao outro.
Ser ainda virgem aos 40 anos pode ser difícil depois para ter relações sexuais? Isto será mais difícil? Vai doer? Por favor, poderiam me explicar? Sou tímida e nunca fiz exame ginecológico. Obrigada pela ajuda. (Laura)

Laura, por mais que você seja tímida, seria interessante procurar um(a) médico(a) ginecologista para fazer um check-up e saber se está tudo certo com você, até porque sua saúde ginecológica não depende exclusivamente do fato de você ser virgem. A princípio, o fato de você ainda ser virgem não vai tornar sua primeira relação mais difícil. O fato de doer e sangrar é muito relativo e depende não apenas do tipo de hímen que você possui, mas também do quanto você se sentirá relaxada durante essa primeira relação.
Gosto realmente muito da minha namorada, mas às vezes sinto muita vontade de ter relação com ela, mas ela fica pensando que vai doer e outras histórias. Sou estudante de enfermagem. Gostaria de saber se vocês têm algum artigo científico sobre tal assunto, pois assim eu poderia conscientizá-la quais são os reais efeitos que ocorrem no momento da relação. Desde já, muito agradecido.

Você pode encontrar artigos científicos sobre sexualidade humana nas seguintes bases de dados: BIREME ou SCIELO. Mas lembre-se que artigos científicos em geral são voltados para profissionais da área da saúde e possuem temas bem específicos, além do uso de termos técnicos que muitas vezes dificultam a leitura. Porém, acredito que outros caminhos podem auxiliar sua namorada nesse tipo de esclarecimento. Que tal, por exemplo, você acompanhá-la na consulta ao médico ginecologista e vocês esclarecerem essas dúvidas juntos?!?
Tenho uma namorada, ela quer transar, mas eu tenho medo de fracassar com ela na hora H. É a primeira vez dela. Como eu faço?

Se é a primeira vez dela, também será sua primeira vez, ao menos com ela. Quanto a fracassar, acho esse termo muito pesado para a situação. Ao invés de ficar preocupado com a transa em si e com o medo do fracasso, procure dar mais atenção ao momento que vocês vão curtir juntos, procurando explorar outras possibilidades de demonstrar carinho e afeto pela sua namorada e ela por você.
Transei pela primeira vez com meu namorado e era virgem. Não senti nenhum tipo de dor e nem percebi sangramento. Isso é normal?

Sim, é normal. Sentir dor na primeira transa não é uma regra. Se isso não aconteceu com você, é sinal que estava bem lubrificada e o seu tipo de hímen também permitiu que a relação fosse mais tranquila. É importante que, antes da primeira relação, o casal (ou pelo menos a garota) procure um médico ginecologista para que ele possa orientá-los quanto aos métodos contraceptivos e eventuais problemas, como um hímen mais rígido e que dificulte a penetração do pênis na primeira relação.
Tenho 15 anos e não fiz sexo ainda. O que eu faço na primeira relação? Como posso dar mais prazer na hora do sexo para outra pessoa?

Você não deve pensar na primeira relação como algo fechado, em que há coisas certas ou erradas a serem feitas. Enquanto não chega a hora da sua primeira relação, que tal se aproximar um pouco mais da outra pessoa, tornar-se mais íntimo(a) e saber o que dá prazer a ele(a)? Será uma boa oportunidade de ter uma relação mais tranqüila, você se sentir mais seguro(a) e também saber como ambos sentem prazer, até porque a variedade de possibilidades é muito grande e não podemos generalizar.
Tenho 23 anos, sou virgem e estou com um rapaz há apenas 2 meses. Sinto necessidade de ter com ele minha primeira relação sexual, porém tenho muito medo de engravidar mesmo com o uso da camisinha. Isso pode vir a acontecer?

Pode. Na verdade, para haver a gravidez só é preciso que haja algum contato do esperma do garoto com a vulva (a região mais externa da vagina) da garota. Apesar da camisinha ser considerada bastante segura, caso seu parceiro não a coloque de forma correta ou ela for danificada por qualquer motivo, existe a possibilidade dela estourar. Veja no site do Ministério da saúde como você pode evitar problemas em relação ao uso da camisinha (http://www.aids.gov.br/final/prevencao/erros_camisinha.htm).
Para sentir-se mais segura seria interessante você consultar seu ginecologista e adotar um segundo método contraceptivo.
Tenho medo da minha primeira vez e de uma possível gravidez. Será que a camisinha é 100% segura? Tem algum anticoncepcional próprio para adolescentes? Corre um grande risco de doer na primeira vez? E de sangrar?

Os métodos anticoncepcionais em geral apresentam uma segurança muito grande. Não podemos dizer que é 100% segura, mas também não está muito longe disso. O índice de eficácia da camisinha aumentará se vocês tomarem todos os cuidado necessários para que ela não estoure. Que tal aproveitar esse momento de descobertas e brincar um pouco mais com a camisinha e ganhar intimidade com ela?!? É uma forma de sentir-se mais segura na hora da transa. Em geral os ginecologistas receitam pílulas anticoncepcionais com uma dosagem de hormônios menor. Seria interessante conversar com um médico a respeito disso e já aproveitar para tirar todas as suas dúvidas a respeito de contracepção e primeira vez, não acha?!?

Doer e sangrar na primeira vez é muito relativo. Doer dependerá da lubrificação da garota ou se ela está muito nervosa ou ansiosa, por exemplo. Quanto a sangrar, dependerá também da lubrificação da garota e também o tipo de hímen que ela possui. Lembre-se que existem desde hímens complacentes (elásticos) e que só se rompem num parto natural até hímens fibrosos, que podem precisar de um pequeno corte para facilitar a penetração.

• Medicamento Proibido
Orgasmo Feminino
Últimas
Dúvidas sobre sexo
ABC do sexo
Mitos e inverdades
As 10 perguntas
sobre a 1ª vez

Sexologia Forense
Terapia Sexual
Violência Sexual
 
  © Copyright 2001 - 2013 Portal NippoBrasil - Todos os direitos reservados
 
-