Dúvidas de Sexo

 
 
Parceiros NJ
 
Aula de Mangá | NippoJovem
Aula de Mangá #33 - desenho da cabeça humana

Olá a todos!

Desta vez vamos abordar um assunto que tem sido muito freqüente nas dúvidas dos nossos visitantes. Muitos aqui gostam de desenhar retratos, então vamos falar sobre rostos e o desenho da cabeça humana.

É comum uma pessoa que quer desenhar procurar algum material didático para ter alguma orientação inicial. A maioria dos livros e revistas que ensinam desenho costumam mostrar a seguinte forma de esboçar:.

 

Mas muitas vezes é difícil de entendê-la e como usar na hora de fazer o rosto e como encaixar o desenho nela, não é mesmo?

Vamos entender melhor: o rosto divide-se em 4 partes iguais. Se você traçar 3 linhas horizontais para dividir o rosto em 4, elas vão passar na altura do nariz, na altura dos olhos e onde termina a testa.

O formato da cabeça é oval. Para esboçar, desenhe um círculo e faça um prolongamento para baixo, que corresponde ao maxilar e vai até o queixo. Lembra que o rosto divide-se em 4 partes? 3 dessas divisões correspondem ao círculo e 1 delas ao prolongamento, ou seja: depois que desenhar o círculo, faça um prolongamento que mede um terço da altura do círculo.

 

 
Nos livros essas divisões são mostradas porque são didáticas. Repare quantas informações tiramos delas! Servem de guia para sabermos a proporção da cabeça e onde encaixar cada um dos elementos do rosto.

Na prática não precisamos marcar tudo isso na hora do esboço. Muitas medidas acabamos fazendo a olho mesmo. Desenhe apenas o círculo e o prolongamento do maxilar, e então marque o eixo que passa na altura dos olhos e o eixo vertical que passa no meio do rosto. Essas duas linhas se cruzam no centro da cabeça e são úteis para orientar o ângulo para onde está virada.

A partir daí é só desenhar!

  © Copyright 2001 - 2013 Portal NippoBrasil - Todos os direitos reservados