Dúvidas de Sexo

 
 
Parceiros NJ
 
Aulas de Mangá 29 - Atelier Escola de Desenho

• O desenho abaixo foi enviado por Élcio Yukio Miyahara - 14 anos - Registro/SP. As orientações são de Roberto Otsu e os desenhos de demonstração foram feitos por Célia Sayuri Yano, professores da Escola de Desenho Atelier.
- FIGURAS de guerreiros, vilões, etc, são caracterizadas pela agressividade em todos os sentidos. Uma forma de acentuar esta característica é desenhar elementos pontiagudos no personagem. Se acrescentássemos “chifres” em forma de lâmina no elmo (capacete) e fizéssemos as ombreiras mais contundentes, a figura teria ficado visualmente mais agressiva.
- O machado em posição vertical passa a sensação de algo estático, imóvel. Se a arma fosse desenhada numa linha inclinada, o desenho poderia ganhar mais dinamismo.
- SE a mão segurasse o machado mais em cima e se as pernas estivessem um pouco mais abertas, a figura pareceria mais determinada e imponente. Detalhes assim podem valorizar muito o desenho.
- A capa poderia ter um tom mais escuro para contrastar com o corpo, e a armadura poderia ter efeitos de sombra para representar as superfícies metálicas.


Passo a Passo
TODAS as vestimentas, quer seja um vestido ou uma armadura, devem ser acrescentadas depois de se desenhar cuidadosamente o corpo. No desenho acima, os ombros parecem não se encaixar naturalmente no tronco. Se começássemos pelo corpo do guerreiro (1), e sobre ele fosse colocada a armadura (2), seria possível evitar falhas de anatomia.
 
 
 
 



REELABORAÇÃO do desenho a partir do original de Élcio Y. Miyahara, observando-se as indicações ao lado. Esta ilustração serve unicamente como sugestão.


TIPOS DE CANETAS DESCARTÁVEIS

• SEMPRE que uso caneta técnica com uma régua para fazer arte-final de linhas retas, eu borro o desenho. Como posso evitar isso?
Leonardo Kimio Kasahara.

Quando se usa a caneta muito rente à régua e ao papel, é comum a tinta escorrer por baixo da régua (fig. A). Uma solução prática é inverter a posição da régua, deixando-a como a parte chanfrada voltada para baixo (B).



Tel: 5012-1287 • Rua das Grumixamas, 2 - sala 7 - Jabaquara- São Paulo/SP
CEP 04349-000 - em frente ao metrô Jabaquara
Tel: 5574-9199 • Rua Domingo de Morais, 628 - sala 2 - V. Mariana - São Paulo/SP
CEP 04010-100 - em frente ao metrô Ana Rosa
  © Copyright 2001 - 2013 Portal NippoBrasil - Todos os direitos reservados