Dúvidas de Sexo

 
 
Parceiros NJ
 
Aulas de Mangá 27 - Atelier Escola de Desenho

• O desenho abaixo foi enviado por Laura Emiko Fuju - 15 anos - Mariluz/PR. As orientações são de Roberto Otsu e os desenhos de demonstração foram feitos por Júlia Satuki Takeda, professores da Escola de Desenho Atelier.
- No geral, um rosto desenhado na posição vertical passa uma sensação de algo estático, sem movimento. Um truque simples é inclinar levemente o rosto para um dos lados para dar mais dinamismo à ilustração.
- SE fosse aplicada uma pequena sombra debaixo do queixo, haveria uma melhor separação de planos e aumentaria a sensação de profundidade.
- PROCURE variar as espessuras dos traços. Os contornos podem ser feitos com linhas um pouco mais grossas do que as linhas de detalhes.
- cabelos esvoaçantes ficam melhores quando se faz uma “massa” mais compacta para definir seus limites. Evite fazer os cabelos com poucas linhas e com contornos muito abertos. Os cabelos também poderiam ser mais compridos para ocupar o espaço da folha.


Passo a Passo
AO desenhar os olhos, evite colocar os brilhos (reflexos de luz) no centro da íris para não cobrir a pupila – como aconteceu no desenho acima. Os brilhos ficam melhor posicionados ao lado das pupilas.
 
 
As íris podem ser claras ou escuras, dependendo da cor dos olhos. A pupila é sempre preta.
 
Posicione os reflexos de acordo com a luz. As sombras na íris e no rosto devem ficar no lado oposto da luz.
 



• REELABORAÇÃO do desenho a partir do original de Laura E. Fuju, observando-se as orientações ao lado. Esta ilustração é apenas uma possibilidade e serve unicamente como sugestão.


RÉGUA FLEXÍVEL

UM amigo me disse que existe uma régua que é flexível, especial para desenhar curvas. Isso é verdade?
Almita Bienquista del Torres

Sim, Almita, parece invenção, mas é verdade. A régua flexível tem um miolo feito de segmentos metálicos e é revestido com um material plástico laranja muito maleável. Com isso, é possível dobrá-la de modo que fique fixa na curvatura que se deseja desenhar.



Tel: 5012-1287 • Rua das Grumixamas, 2 - sala 7 - Jabaquara- São Paulo/SP
CEP 04349-000 - em frente ao metrô Jabaquara
Tel: 5574-9199 • Rua Domingo de Morais, 628 - sala 2 - V. Mariana - São Paulo/SP
CEP 04010-100 - em frente ao metrô Ana Rosa
  © Copyright 2001 - 2013 Portal NippoBrasil - Todos os direitos reservados