Dúvidas de Sexo

 
 
Parceiros NJ
 
Aulas de Mangá 26 - Atelier Escola de Desenho

• O desenho abaixo foi enviado por Viviane F. Matsukuma - 15 anos - Mogi das Cruzes/SP. As orientações são de Roberto Otsu e os desenhos de demonstração foram feitos por Juliane Lahorgue Jochims, professores da Escola de Desenho Atelier.
- UMA das principais características da figura feminina são os cabelos. Nesse sentido, a ilustração poderia ter cabelos mais volumosos para acentuar a feminilidade.
- O sombreado foi muito bem feito, em termos de técnica. Mas um pequeno detalhe poderia melhorar ainda mais o desenho: o contraste nos olhos. Se as pupilas e os cílios tivessem tons mais fortes, os olhos ficariam mais evidentes e expressivos.
- SE fosse aplicada uma pequena sombra debaixo do queixo, haveria uma melhor separação de planos e aumentaria a sensação de profundidade.
- os seios da figura estão localizados um pouco acima do que seria proporcional. Faça o desenho do corpo antes de vestir a figura, assim pode-se evitar falhas de anatomia.
- APESAR do desenho ter uma boa composição, poderíamos acrescentar uma das mãos para deixá-lo mais interessante.


Passo a Passo
A vantagem de se começar o desenho por esquemas simplificados, como no exemplo 1, é que se pode fazer rapidamente inúmeros estudos para definir a pose da figura. Quanto mais esquemas forem feitos, melhor. Depois de escolher a melhor pose, é só dar volume ao esquema (2) e fazer os detalhes.
(1)
(2)



DESENHO reelaborado a partir do original de Viviane Matsukuma, observando-se as orientações ao lado. Esta ilustração é apenas uma sugestão.


CIRCUNFERÊNCIAS COM COMPASSO

como eu faço para dar arte-final em circunferências maiores do que os dos gabaritos (bolômetros)?
Edith Scarparo di Politto

Para circunferências de diâmetros maiores, utilize o compasso. Substitua a ponta de grafite (A) por um tipo de caneta em forma de pinça chamado tira-linhas (B). Outra opção é usar uma abraçadeira para adaptar uma caneta-nanquim (C). Os melhores estojos de compasso já vêm com estas peças.



Tel: 5012-1287 • Rua das Grumixamas, 2 - sala 7 - Jabaquara- São Paulo/SP
CEP 04349-000 - em frente ao metrô Jabaquara
Tel: 5574-9199 • Rua Domingo de Morais, 628 - sala 2 - V. Mariana - São Paulo/SP
CEP 04010-100 - em frente ao metrô Ana Rosa
  © Copyright 2001 - 2013 Portal NippoBrasil - Todos os direitos reservados