Dúvidas de Sexo

 
 
Parceiros NJ
 
Aulas de Mangá 23 - Atelier Escola de Desenho

O desenho abaixo foi enviado por Erika Sayori Yamamoto - São Paulo/SP. As orientações são de Roberto Otsu e os desenhos de demonstração foram feitos por Júlia Satuki Takeda, professores da Escola de Desenho Atelier.
- Se o fundo tiver apenas céu, dá a impressão que se trata de um local muito alto, e que não existe mais nada atrás de onde eles estão. Bastaria acrescentar uma insinuação de copas de árvores no fundo para que a paisagem ficasse mais envolvente.
- Além de cores e tons, é possível explorar as texturas dos objetos para enriquecer a ilustração. Neste desenho, o tronco, o gramado, a água e a pedra não têm texturas, o que deixa tudo muito uniforme e liso. Procure representar as texturas das diversas superfícies.
- Como as figuras estão com os pés dentro da água, seria melhor desenhar um barranco mais acentuado junto aos joelhos dobrados. Assim, a perspectiva ficaria mais natural.
- Um bom truque para mostrar que os pés estão dentro da água, é fazer as partes mergulhadas com traços mais finos e levemente ondulados.


Passo a Passo
Ao criar uma ilustração, é necessário ter em mente qual é a história ou o clima que se deseja transmitir. O corpo pode e deve expressar essas intenções. Se o objetivo é mostrar que o rapaz está interessado na moça, basta fazê-lo inclinado na direção dela, conforme o esquema 1. Depois, é só dar os volumes (2) e os detalhes.
(1)
(2)



Desenho reelaborado a partir do original de Erika Sayori Yamamoto, observando-se as orientações da página anterior. Esta ilustração é apenas uma possibilidade e serve unicamente como sugestão.


CANETAS DESCARTÁVEIS E PENAS

Qual é a diferença entre as canetas-nanquim descartáveis e o bico-de-pena?
Sofia Faghalli Ono

A maior diferença está no tipo de traço que estes materiais possibilitam. Como a caneta descartável tem uma ponta rígida, os traços saem uniformes ou com muito pouca variação. Já a pena tem uma ponta fendida e flexível, o que permite uma grande variação na espessura do traço, de acordo com a pressão da pena sobre o papel.



Tel: 5012-1287 • Rua das Grumixamas, 2 - sala 7 - Jabaquara- São Paulo/SP
CEP 04349-000 - em frente ao metrô Jabaquara
Tel: 5574-9199 • Rua Domingo de Morais, 628 - sala 2 - V. Mariana - São Paulo/SP
CEP 04010-100 - em frente ao metrô Ana Rosa
  © Copyright 2001 - 2013 Portal NippoBrasil - Todos os direitos reservados