Dúvidas de Sexo

 
 
Parceiros NJ
 
Aulas de Mangá 19 - Atelier Escola de Desenho

O desenho abaixo foi enviado por Cezar Augusto Hokamura Siriani - 14 anos - Bauru/SP. As orientações são de Roberto Otsu e os desenhos de demonstração foram feitos por Júlia Satuki Takeda, professores da Escola de Desenho Atelier.
-Geralmente, quando se desenha uma figura a partir da parte externa, como pelos contornos da roupa, por exemplo, corre-se o risco de se desconsiderar as proporções do corpo humano. A roupa deve ser colocada sobre o corpo, não é o corpo que deve se encaixado no formato da roupa. Por isso mesmo, sempre se desenha primeiro o corpo com as devidas proporções e só depois o cobrimos com as vestimentas. Se o desenho fosse feito nesta ordem, os ombros, os braços e a cintura poderiam ter ficado mais proporcionais.
- As mãos são detalhes muito importantes e normalmente os desenhistas têm dificuldade em desenhá-las. Uma dica: observe as próprias mãos num espelho ou peça para que uma outra pessoa faça o gesto que você deseja e copie. Um outro exercício é copiar dezenas (ou centenas) de mãos nas mais diversas posições a partir de desenhos de quadrinhos. Com o tempo, você adquirirá, naturalmente, um bom repertório de poses e encontrará mais facilidade para desenhar as mãos.


No desenho acima, os olhos são os elementos que mais chamam a atenção. A figura tem um olhar petrificante e assustador (1). Aparentemente o autor não pretendia transmitir esta sensação, se considerarmos o contexto da ilustração, que é bastante neutra. Se os olhos tivessem menos linhas e traços mais finos, o olhar seria penetrante, porém mais suave (2).




Desenho reelaborado a partir do original de Cezar A. H. Siriani, observando-se as recomendações da página anterior. Esta ilustração é apenas uma possibilidade e serve unicamente como sugestão.


AQUARELA LÍQUIDA

O que é ecoline e o que eu preciso para usá-lo?
Luis Inácio Grumiere Horita

Na verdade, “Ecoline” é uma marca comercial de uma aquarela líquida que é fabricada pela Talens, na Holanda, mas que acabou virando um nome genérico deste tipo de tinta. Para pintar, você vai precisar basicamente dos materiais que estão ao lado. Pinta-se diluindo a tinta com água sobre papéis que sejam absorventes.



Tel: 5012-1287 • Rua das Grumixamas, 2 - sala 7 - Jabaquara- São Paulo/SP
CEP 04349-000 - em frente ao metrô Jabaquara
Tel: 5574-9199 • Rua Domingo de Morais, 628 - sala 2 - V. Mariana - São Paulo/SP
CEP 04010-100 - em frente ao metrô Ana Rosa
  © Copyright 2001 - 2013 Portal NippoBrasil - Todos os direitos reservados