Dúvidas de Sexo

 
 
Parceiros NJ
 
Aulas de Mangá 18 - Atelier Escola de Desenho

O primeiro desenho deste ano , abaixo, à esquerda, é de autoria da Harumi Maciel Yagi - 19 anos. As dicas são de Roberto Otsu e os desenhos demonstrativos são de Juliane L. Lahorgue Jochims, professores da Escola de Desenho Atelier.
- Uma das características da cabeça infantil é o seu formato arredondado. Quanto mais arredondado for o rosto, menos idade aparentará a criança.
Em personagens infantis, como neste desenho, um rosto um pouco mais arredondado poderia tornar a figura mais graciosa acentuando a delicadeza que só uma menininha tem.
- Evite desenhar brilhos muito grandes nas íris dos olhos. Os brilhos devem ocupar, no máximo, um terço da área da íris. Próximos deste limite podem parecer espaços vazios em vez de reflexos de alguma luz do ambiente.
- As flores de cerejeira (sakura) e a capa do uniforme japonês são um pouco diferentes de como foram desenhados. Os profissionais costumam pesquisar os detalhes já que ninguém é capaz nem obrigado a saber desenhar tudo de memória. Faça como eles.


Passo a Passo
Observe a linha de movimento. O desenho acima tem uma linha vertical como eixo (1), o que transmite a impressão de rigidez. Mas como se trata de uma menina, uma linha fle-xível e inclinada (2) seria mais adequada. Repare que mesmo a mão que foi acrescentada tem um eixo curvo e paralelo ao movimento do corpo.





Desenho reelaborado a partir do original de Harumi M. Yagi, observando-se as recomendações da página anterior. Esta ilustração é apenas uma sugestão.

LÁPIS-DE-COR AQUARELÁVEL

Ganhei um estojo de lápis-de-cor aquarelável mas ainda não usei. Vocês podem dar uma dica de como usar?
Maria Luiza S. Kohama

Para aquarelar, inicie com sombreado a seco e só depois passe pincel com água sobre a pintura. Comece a aquarelar pelas áreas mais claras e deixe os tons mais escuros para o final. Um toque: a Escola Atelier vai dar um curso rápido de lápis-de-cor, agora em janeiro. Veja os telefones acima.



Tel: 5012-1287 • Rua das Grumixamas, 2 - sala 7 - Jabaquara- São Paulo/SP
CEP 04349-000 - em frente ao metrô Jabaquara
Tel: 5574-9199 • Rua Domingo de Morais, 628 - sala 2 - V. Mariana - São Paulo/SP
CEP 04010-100 - em frente ao metrô Ana Rosa
  © Copyright 2001 - 2013 Portal NippoBrasil - Todos os direitos reservados