Dúvidas de Sexo

 
 
Parceiros NJ
 
Aulas de Mangá 16 - Atelier Escola de Desenho

O desenho abaixo foi enviado por Sarah B. da Rocha - São Paulo/SP. As orientações são de Roberto Otsu e os desenhos de demonstração foram feitos por Adriana Mayumi Ohtsuki, professores da Escola de Desenho Atelier.
- Aparentemente, a figura masculina é o destaque desta ilustração, uma vez que está centralizada e à frente de todas as outras figuras. Para destacar com mais evidência, seria melhor que a figura ocupasse um espaço maior, deixando-a mais em primeiro plano.
- A variedade é fundamental para fazer ilustrações que causem interesse. As figuras deste desenho, por exemplo, têm uma boa variedade de tamanho. Para variar um pouco mais, a figura menor poderia aparecer de corpo inteiro.
- O rosto da garota seria mais valorizado se não estivesse coberto pelo personagem da frente. Procure mostrar sempre os elementos importantes do desenho.
- Evite recortar bruscamente uma figura que está em primeiro plano. Geralmente, costuma-se usar recursos como um degradê ou recortes irregulares para “terminar” uma figura.


Passo a Passo
Na reelaboração do desenho, a primeira providência foi estudar a composição. No original, todas as cabeças estão voltadas para o mesmo lado formando um arco e existem áreas vazias que poderiam ser aproveitadas (1). No novo desenho, optou-se por uma composição triangular e um redirecionamento de um dos rosto (2).





Desenho reelaborado a partir do original de Sarah, observando-se as orientações da página anterior. Esta ilustração é apenas uma possibilidade e serve unicamente como sugestão.

ARTE-FINAL COM PINCEL

Como usar o pincel numa arte-final?
Estevão Duarte de Souza

Aqui vai um resumo. Para linhas finas, corra o pincel na mesma direção da linha (A). Para traços grossos, o pincel e o traço formam um ângulo de 90° (B). Para o efeito “grosso-fino”, o traço e o pincel devem ficar na mesma direção (C e D). Com o pincel úmido e aberto obtém-se texturas de cabelos, gramas, etc (E). O “pincel seco” permite texturas finas e suaves (F).



Tel: 5012-1287 • Rua das Grumixamas, 2 - sala 7 - Jabaquara- São Paulo/SP
CEP 04349-000 - em frente ao metrô Jabaquara
Tel: 5574-9199 • Rua Domingo de Morais, 628 - sala 2 - V. Mariana - São Paulo/SP
CEP 04010-100 - em frente ao metrô Ana Rosa
  © Copyright 2001 - 2013 Portal NippoBrasil - Todos os direitos reservados