Dúvidas de Sexo

 
 
Parceiros NJ
 
Aulas de Mangá 13 - Atelier Escola de Desenho

O desenho abaixo foi enviado por Midori Yamada - Pilar do Sul/SP. As orientações são de Roberto Otsu e os desenhos de demonstração foram feitos por Célia Sayuri Yano, professores da Escola de Desenho Atelier.
- O rosto tem expressão e os traços são bonitos mas o contorno do rosto, o queixo e os lábios poderiam ser mais simétricos. Veja no esquema abaixo como se constrói rostos com todos os detalhes em equilíbrio.
- Se as ondulações tivessem curvas regulares, os cabelos pareceriam mais alinhados e acentuaria a delicadeza do desenho.
- O braço poderia aparecer por transparência. Isso ajudaria a dar a impressão de que a água é limpa e cristalina.
- Tons leves e suaves são coerentes com o tema. No entanto, neste caso, seria possível explorar um pouco mais os contrastes de claro e escuro.


Passo a Passo
Quando um rosto aparece de frente, é muito importante cuidar da simetria. O contorno do rosto deve ser igual nos dois lados, e os olhos, o nariz e os lábios devem ser distribuidos de modo regular. Para isso, usa-se linhas auxiliares para posicionar corretamente todos os detalhes. (1) Linhas auxiliares. (2) Detalhamento.





Reelaboração do desenho feito a partir do original de Midori Yamada, observando-se as dicas da página anterior. Esta ilustração é apenas uma sugestão.

TÉCNICA DO PONTILHISMO

Vocês poderiam dar dicas de como fazer acabamento com pontilhismo?
Maria das Graças Todeschinni


Os desenhos feitos com pontilhismo têm um acabamento fino e suave, e a pressa de terminar não combina com esta técnica. Sem dúvida alguma, a dica mais importante é ter paciência para fazer os tons ponto por ponto. Comece pelos tons mais claros, com espaços grandes entre os pontos e vá concentrando pouco a pouco. Veja ao lado, outras recomendações práticas.

Exercite o pontilhismo fazendo degradês.
Alguns cuidados para conseguir um bom acabamento de pontilhado.
1. Evite pontos alinhados demais
2. Não faça pontos muito grossos
3. Faça pontos e não pequenos traços
4. Evite concentrações irregulares de pontos


Tel: 5012-1287 • Rua das Grumixamas, 2 - sala 7 - Jabaquara- São Paulo/SP
CEP 04349-000 - em frente ao metrô Jabaquara
Tel: 5574-9199 • Rua Domingo de Morais, 628 - sala 2 - V. Mariana - São Paulo/SP
CEP 04010-100 - em frente ao metrô Ana Rosa
  © Copyright 2001 - 2013 Portal NippoBrasil - Todos os direitos reservados