Dúvidas de Sexo

 
 
Parceiros NJ
 
Aulas de Mangá 12 - Atelier Escola de Desenho

O desenho abaixo foi enviado por Marcel Sasaki - São Paulo/SP. As orientações são de Roberto Otsu e os desenhos de demonstração foram feitos por Adriana Mayumi Ohtsuki, professores da Escola de Desenho Atelier.
- A cintura desta figura poderia ser maior. Para evitar desproporções anatômicas, faça esquemas em forma de bonecos (veja o modelo abaixo) antes de desenhar as vestes. Comece o desenho sempre pelo corpo e só depois vista as figuras.
- No geral, é melhor que uma figura não cubra muito a outra para permitir uma boa visualização de cada um dos personagens.
- Ao elaborar as vestimentas dos personagens, é aconselhável desenhar roupas sem muita complexidade e que sejam fáceis de entender.
- Se a figura da esquerda fosse colocada mais para trás, haveria perspectiva e ambas ficariam em planos diferentes.
Com isso, eliminaríamos a impressão de que estão ocupando o mesmo espaço.


Passo a Passo
Figuras sobrepostas podem produzir boas ilustrações, mas é preciso tomar alguns cuidados para que as imagens não se confundam. Em caso de dúvida, opte por sobreposições pequenas para valorizar todas as figuras. Comece pelas poses usando “esqueletos” básicos (1), acrescente os volumes (2) e, por fim, detalhe as roupas.





Desenho reelaborado a partir do original de Marcel Sasaki, observando-se as orientações da página anterior. Esta ilustração é apenas uma possibilidade e serve unicamente como sugestão.

VERNIZ EM SPRAY (FIXADOR)

Fiz um desenho com lápis 6B, há algum tempo, e está ficando sujo. O pior é que está sujando outras folhas da minha pasta. Como posso evitar este problema? Jorge Hideki Nishimura

A solução é passar um verniz em spray – também conhecido como “fixador” – sobre o desenho. Isso protegerá o trabalho e evitará que a grafite se desprenda do papel. O fixador também pode ser usado sobre pinturas a guache, aquarela, lápis-de-cor e outros materiais.

Verniz em spray: proteção e fixação de desenhos.
O fixador deve ficar a cerca de 30cm do desenho e ser aplicado nos dois sentidos da folha (A e B).


Tel: 5012-1287 • Rua das Grumixamas, 2 - sala 7 - Jabaquara- São Paulo/SP
CEP 04349-000 - em frente ao metrô Jabaquara
Tel: 5574-9199 • Rua Domingo de Morais, 628 - sala 2 - V. Mariana - São Paulo/SP
CEP 04010-100 - em frente ao metrô Ana Rosa
  © Copyright 2001 - 2013 Portal NippoBrasil - Todos os direitos reservados