Dúvidas de Sexo

 
 
Parceiros NJ
 
Aulas de Mangá 11 - Atelier Escola de Desenho

O desenho abaixo foi enviado por Patrícia Tiemi Osaku - Dourados/MS. As orientações são de Roberto Otsu e os desenhos de demonstração foram feitos por Júlia Satuki Takeda, professores da Escola de Desenho Atelier.
- Geralmente, a figura de mangá tem pernas longas e tronco curto, especialmente em personagem feminino. Neste desenho, se os quadris fossem um pouco mais altos, a figura ficaria mais proporcional.
- O formato do rosto em si está bom, mas o queixo ficaria mais harmonioso se o nariz e a boca fossem posicionados um pouco mais para baixo.
- É recomendável aplicar os princípios de perspectiva em todos os detalhes, por mais insignificantes que pareçam. Se a gola estivesse em perspectiva, seria mais fácil entender a forma, a profundidade e os volumes.
- A aplicação de linhas secundárias nos cabelos daria mais movimento, textura e volume. E também ajudaria a diferenciar os cabelos da blusa.


Passo a Passo
A primeira providência ao desenhar figuras humanas é estabelecer as proporções do personagem. No estilo mangá, costuma-se valorizar muito o comprimento das pernas. Compare as diferenças de proporção entre o desenho original e o desenho reelaborado.
Desenho original
Reelaboração





Resultado do desenho feito a partir do original de Patrícia Tiemi Osaku, observando-se as dicas da página anterior. Esta ilustração é apenas uma sugestão.

MÁSCARAS COM FITA ADESIVA

Eu gosto de pintar o fundo dos desenhos em degradê, mas não consigo fazer as margens bem retinhas. Vocês poderiam me dar alguma dica? Leonardo H. T. Wakabayashi

Leonardo, o truque é fazer uma “máscara” com fita adesiva. Como a fita é impermeável, a tinta não vai para o papel e as áreas protegidas ficam intactas. Você também pode usar máscaras nas figuras e em detalhes, não só em fundos. Mas é aconselhável usar papéis resistentes como o Schoeller ou o Fabriano.

1. Cubra com fita adesiva as áreas a serem protegidas
2. Pinte a região desejada com a tinta de sua preferência
3. Retire a fita adesiva com cuidado


Tel: 5012-1287 • Rua das Grumixamas, 2 - sala 7 - Jabaquara- São Paulo/SP
CEP 04349-000 - em frente ao metrô Jabaquara
Tel: 5574-9199 • Rua Domingo de Morais, 628 - sala 2 - V. Mariana - São Paulo/SP
CEP 04010-100 - em frente ao metrô Ana Rosa
  © Copyright 2001 - 2013 Portal NippoBrasil - Todos os direitos reservados