Dúvidas de Sexo

 
 
Parceiros NJ
 
Aulas de Mangá 10 - Atelier Escola de Desenho

O desenho abaixo foi enviado por Vanessa Ota. As orientações são de Roberto Otsu e os desenhos de demonstração foram feitos por Juliana Akemi K. Kariya, professores da Escola de Desenho Atelier.
- Traços finos e uniformes dão muita delicadeza ao desenho, mas, no geral, é aconselhável usar traços modulados (que sofrem variações de espessura) para dar mais vida às ilustrações e ajudar a destacar os elementos.
- As mãos são detalhes que valorizam as figuras e os gestos. O desenho poderia ficar mais expressivo com as mãos à mostra.
- Uma das principais preocupações dos artistas é conseguir destacar todos os elementos que compõem a imagem. Se todos os detalhes têm o mesmo tom, fica difícil diferenciar um elemento do outro. Neste desenho, por exemplo, tanto a árvore quanto os vestidos têm cor clara. Um bom recurso seria escurecer o tronco para destacar o vestido da figura à direita e diferenciar a cor do vestido da figura à esquerda. Assim, tudo ficaria mais visível.


Passo a Passo
Apesar de ser um trabalho a mais, sempre é prático construir esquemas simplificados das poses. Desta forma, é possível corrigir falhas e perceber se a composição é adequada, antes de terminar o desenho. Veja abaixo os esquemas básicos do desenho de demonstração.





Desenho reelaborado a partir do original de Vanessa Ota, observando-se as orientações ao lado. Esta ilustração é apenas uma possibilidade de desenho e serve unicamente como sugestão.

CURVAS PERFEITAS
Quando desenho linhas curvas, sempre saem tremidas e sem muita firmeza. Existe algum exercício para melhorar? Ana Maria Tamaoki

Ana, experimente fazer as linhas curvas com o movimento livre do braço todo e não só com o do pulso. Isso ajuda bastante. Mas, em muitos casos, é mais prático usar instrumentos próprios para fazer este tipo de linha, como, por exemplo, a curva francesa. É assim que os profissionais conseguem desenhar curvas regulares e perfeitas.



Curva francesa
Traços curvos de movimento feitos com o auxílio da curva francesa.


Tel: 5012-1287 • Rua das Grumixamas, 2 - sala 7 - Jabaquara- São Paulo/SP
CEP 04349-000 - em frente ao metrô Jabaquara
Tel: 5574-9199 • Rua Domingo de Morais, 628 - sala 2 - V. Mariana - São Paulo/SP
CEP 04010-100 - em frente ao metrô Ana Rosa
  © Copyright 2001 - 2013 Portal NippoBrasil - Todos os direitos reservados