Dúvidas de Sexo

 
 
Parceiros NJ
 
Aulas de Mangá 8 - Atelier Escola de Desenho

O desenho abaixo foi enviado por Cintia N. Yamashiro - 16 anos - São Vicente/SP.
As orientações são de Roberto Otsu e os desenhos de demonstração foram feitos por Célia Sayuri Yano, professores da Escola de Desenho Atelier.
-A figura ganharia mais destaque se o fundo tivesse menos hachuras ou uma textura bem diferente das sombras aplicadas na roupa.
- As mãos sempre são importantes para dar expressividade ao desenho. Neste caso, se o braço direito fosse jogado para trás e o pulso aparecesse com os dedos cerrados, a figura teria mais força expressiva.
- A mão poderia ser um pouco maior. Na figura masculina, costuma-se desenhar as mãos maiores do que as mãos femininas para acentuar a impressão de força e agressividade.
- Se a camiseta fosse um pouco mais escura, seria mais fácil visualizar o casaco e teríamos mais variedade de tons.
- Como a pose no geral é bem forte, as pernas poderiam ter um pouco mais de destaque.


Passo a Passo
Não é preciso sempre desenhar a figura de corpo inteiro, mas não é conveniente cortar partes significativas como as mãos e os braços. Esquemas como estes ao lado, ajudam a elaborar composições mais adequadas.

1. Esquema Básico

2. Volumes

3.Vestimentas





Reelaboração do desenho de Cintia N. Yamashiro, observando-se as indicações da página anterior. Esta ilustração é apenas uma sugestão.

TINTAS BRANCAS
Tenho um livro japonês de mangá que fala sobre um material chamado “howaito”. O que é isso?
Suely Michio Ihara

Suely, “howaito” é a forma japonesa de dizer “white ink” que é o nosso “branquinho”, aquele corretivo líquido para cobrir erros de escrita. Uma alternativa melhor para este produto é o guache branco já que pode ser usado com pincéis de pontas mais finas e precisas. A tinta branca é usada para retocar artes-finais, fazer efeitos especiais e para desenhar traços negativos sobre áreas escuras.



Pode-se usar o guache branco ou um corretivo líquido para desenhar em negativo, criar efeitos e retocar as artes-finais.


Tel: 5012-1287 • Rua das Grumixamas, 2 - sala 7 - Jabaquara- São Paulo/SP
CEP 04349-000 - em frente ao metrô Jabaquara
Tel: 5574-9199 • Rua Domingo de Morais, 628 - sala 2 - V. Mariana - São Paulo/SP
CEP 04010-100 - em frente ao metrô Ana Rosa
  © Copyright 2001 - 2013 Portal NippoBrasil - Todos os direitos reservados