Dúvidas de Sexo

 
 
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Aulas de Mangá 2- Atelier Escola de Desenho

O desenho abaixo foi enviado por R. Ribeiro - São Paulo - SP. As orientações são de Roberto Otsu e os desenhos de demonstração foram feitos por Juliane L. Lahorgue Jochims.
- Os ombros ficariam mais soltos se estivessem um pouco mais para trás. Evite posturas tensas.
- Faça um estudo minucioso dos detalhes fundamentais. As asas, por exemplo, mereciam um cuidado especial.
- Tipicamente as figuras de mangá são esbeltas, especialmente as figuras femininas e criaturas mitológicas como esta fadinha.
- O ideal é que o fundo seja discreto para realçar a figura. Evite o mesmo tipo de tratamento na figura e no fundo pois isso dificulta a visualização do desenho.
- As mãos poderiam ter poses mais delicadas e naturais.
- Evite cortar detalhes importantes como aconteceu com as asas e o pé da fada.


Passo a Passo
Antes de iniciar um desenho, estude sua composição, isto é, seu tamanho, localização na folha, movimento, proporções, e etc. Comece por esquemas simplificados, como estes ao lado para que o desenho fique bem distribuido na folha (sem cortes dos detalhes importantes). Pode-se fazer um estudo à parte e depois transferir o desenho através de um papel transparente ou no vidro da janela.

Desenho feito a partir do original de R. Ribeiro, observando-se as dicas da página anterior. Esta ilustração é apenas uma sugestão.

TÉCNICAS DO LÁPIS 6B
Para fazer traços ou sombreados com hachuras (rabiscados) use o lápis em pé; para áreas chapadas, é melhor usar o lápis deitado, assim você obtém faixas de tons e fica mais fácil sombrear.

Lápis em pé: traços finos

Lápis deitado: faixas de tons


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