PORTAL NIPPO-BRASIL
 
Dúvidas de Sexo

 
 
Parceiros NJ
 
Timidez em público
Valorize suas qualidades e não se preocupe
com o que os outros vão pensar
Texto: Liliane Yoshino/NJ | Fotos: Divulgação

Falar em público não é fácil, mas há aqueles que sofrem mais nessas situações. Falta de ar, coração acelerado, sudorese são alguns dos sintomas das pessoas que são portadoras de timidez. Antes de mais nada, timidez não é doença e nem transtorno emocional. É apenas um padrão de comportamento que causa problemas de socialização.

Os tímidos tem uma certa dificuldade em valorizar suas qualidades. Ou melhor, nem as enxerga. É isso que deve ser mudado. Todos possuem suas qualidades e defeitos. Por isso, encare os defeitos com bom humor. Que tal rir delas? Não fique preocupado com o que os outros vão pensar ou agir.

Já as suas qualidades devem ser melhor exploradas como o fato de você ser bom ouvinte. "O fato do tímido ser bom ouvinte ajuda muito nos relacionamentos, pois todas as pessoas sentem-se, hoje em dia, carentes de quem as escutem e lhes dêem atenção", explica as psicólogas do Núcleo Vida, Maria Lúcia Camões da Costa e Maria Ioko Otani.

Tratamento

Se falar é público é muito mais do que amizades durante uma festa, saiba que existem escolas especializadas nesse assunto. "Nesses cursos você irá aprender técnicas para desenvolver em palavras o seu pensamento, comunicá-lo de forma clara e objetiva e prender a atenção das pessoas. Se for esse o seu objetivo, é só procurar uma escola de oratória pela própria internet", afirmam as psicólogas.

Não importa a ocasião: festas, reuniões ou um simples bate-papo, o importante é não ter medo de errar. Não se esqueça do que o Chacrinha dizia: "Quem não se comunica, se extrumbica", lembram Maria Lúcia e Maria Ioko.

 
  © Copyright 2001 - 2013 Portal NippoBrasil - Todos os direitos reservados