PORTAL NIPPO-BRASIL
 
Dúvidas de Sexo

 
 
Parceiros NJ
 
Vestibular 2008
Dicas para enfrentar as provas mais concorridas do país
Texto: Francine Sayuri Shimizu/NJ | Fotos: Divulgação e Francine Shimizu

As provas de vestibular começam neste mês, com a Unicamp abrindo a temporada de exames das principais universidades do Brasil. Se você está prestes a enfrentar esta verdadeira maratona, confira as dicas de coordenadores de cursinhos para se sair bem nas provas, não deixando o nervosismo atrapalhar e impedir seu desempenho.

Boa prova!

Alberto Francisco do Nascimento,
coordenador do Anglo Vestibulares

EVITE!
A tensão nervosa é uma das coisas que mais prejudica o aluno na hora de fazer a prova do vestibular. Além dela, a falta de auto-confiança também atrapalha, pois, mesmo que a pessoa tenha estudado o ano inteiro, às vezes não acredita em sua capacidade.

DICAS

• Tente ficar tranqüilo, porque, se você ficar tenso, nada fluirá e pode até dar o famoso "branco".

• Quando chegar na véspera da prova, nada de ir para a balada, senão você já irá fazer a prova cansado. Você tem que estar em sua melhor condição física.

• Seja organizado para estudar e para fazer as provas. Faça primeiro as questões mais fáceis e deixe as mais difíceis para depois, se der tempo.

• A vantagem é acertar o maior número de questões. Lembre-se: cada teste correto é um ponto a mais.

• Você tem que tentar agir como se fosse a uma lanchonete. O vestibular não é uma guerra, é uma fase da sua vida. Você tem que tentar ultrapassá-la da melhor forma possível, com muita garra, determinação, empenho e persistência!

* Se você ainda perceber que está muito nervoso, uma boa dica é: parar, fechar os olhos e respirar fundo. Pense: "Em que este sentimento vai me ajudar agora? Em nada! Então eu tenho que fazer essa prova da melhor maneira possível, porque é uma fase da minha vida e eu tenho que dar o melhor de mim!"

FAMÍLIA

• O apoio da família é fundamental. Não adianta pressionar o aluno antes dele fazer a prova, isso não ajuda em nada, só o deixará mais nervoso e ansioso. Se você o acompanhou durante todo o ano e viu o seu esforço, não adianta pressioná-lo e cobrá-lo, porque ele sairá de casa desesperado. Mostre seu apoio e confiança.


Vera Lucia da Costa Antunes,
coordenadora geral do Curso Objetivo

DICAS

Faça uma boa leitura dos textos propostos e enunciados. Na Unicamp é muito importante entender bem a pergunta que está sendo feita, porque a prova é escrita. Já no vestibular da Fuvest, em que são testes objetivos, você tem que se preocupar em interpretar os gráficos, mapas, tabelas e textos.

Grife as palavras-chave para ajudar a releitura.

Pule as questões que não sabe, mas marque o que você deixou para trás.

Organize-se, pois não dá tempo, realmente, de voltar duas vezes a todas as questões.

Se você está achando muito difícil, não fique "teimando" muito na mesma questão. A prova é feita do total de respostas certas, e não de acertos nas mais difíceis. Tenha certeza de que a questão não está sendo difícil só para você, mas para os outros também.

Tenha consciência de que você estudou uma vida inteira, portanto, você é capaz!

É normal, faltando poucos dias ou semanas para a prova, o aluno querer dominar tudo, mas lembre-se: o vestibular não pede tudo, ele exige os conhecimentos básicos. Portanto, você adquiriu este conhecimento, confie mais em você!

No dia da prova

Não fique enfiado em livros. Vá ver o local de prova, o prédio, deixe em separado os documentos que deve apresentar. Para quem foi treineiro no ano passado, lembre-se que a prova não é feita, necessariamente, no mesmo local.

Durma bem, se alimente, vá com calma e chegue antes para checar se seu nome está na carteira. Tudo o que é de última hora estressa, então, evite tensões!

* Em geral, se ficar muito nervoso, o melhor a fazer é: parar, falar para si mesmo "eu sou capaz!" e ir para as matérias que você tem mais facilidade. Acalme-se, volte ao seu ritmo normal, daí sim, volte às questões.

- Boa sorte, você é capaz e se sairá muito bem!


Calendário das provas das Universidades Públicas

• FUVEST
25 de novembro - 1ª fase da Fuvest
14 de dezembro - Divulgação da lista de convocados para a 2ª fase
6 a 10 de janeiro - 2ª fase da Fuvest
7 de fevereiro - Divulgação dos aprovados (1ª chamada)

UNICAMP
18 de novembro - 1ª fase da Unicamp
18 de dezembro - Divulgação da lista de convocados para a 2ª fase
13 a 16 de janeiro - 2ª fase da Unicamp
7 de fevereiro - Divulgação dos aprovados (1ª chamada)

ITA
10 a 13 de dezembro - Provas
28 de dezembro - Divulgação dos aprovados

UNESP
16 a 18 de dezembro - Provas
1º de fevereiro - Divulgação dos aprovados

UNIFESP
12 a 14 de dezembro - Provas
31 de janeiro - Divulgação dos aprovados

UFSCAR
19 a 21 de dezembro - Provas
8 de fevereiro - Divulgação dos aprovados

 
  © Copyright 2001 - 2013 Portal NippoBrasil - Todos os direitos reservados