PORTAL NIPPO-BRASIL
 
Dúvidas de Sexo

 
 
Parceiros NJ
 
Drogas
Dedicação, paciência e amor são essenciais
para a recuperação do doente

Texto: Liliane Yoshino/NJ | Fotos: Divulgação

Geralmente, a primeira reação quando descobrimos que nosso amigo ou parente está usando drogas é dar aquele sermão. Decepção, raiva, dúvidas são sentimentos comuns nesse tipo de situação, mas tenha certeza, não ajudará em nada. Pode até piorar, se no caso, ele estiver usando drogas apenas para aparecer.

"A dependência química atinge não só o jovem, mas toda a família", afirmam as psicólogas do Núcleo Vida, Maria Lúcia Camões da Costa e Maria Ioko Otani. De fato, ter alguém próximo com essa doença desestrutura famílias e amizades. Esse momento delicado necessita habilidade, empenho, paciência e técnica. Antes de mais nada, é importante ter consciência de que o dependente químico tem uma doença incurável e, por isso, a recuperação não é durante alguns meses. É para a vida toda.

Para receber ajuda, o dependente precisa querer receber ajuda. Nada adiantará os esforços se o doente não aceita esse fato. O ideal é uma intervenção orientada e muito apoio da família e amigos. Há vários centros de reabilitação e clínicas espalhados pelo Brasil. É importante salientar que o processo de recuperação tem várias etapas e a internação é apenas uma delas.

Procure ajuda

• Nar-Anon:
Tel.: (0xx11) 3311-7226

• Casa Dia:
Tel.: (0xx14) 3621-1429

• Grand House:
Tel.: (0xx11) 4483-4524

• Recanto dos Arcanjos:
Tel.: (0xx11) 4751-2816

 
  © Copyright 2001 - 2013 Portal NippoBrasil - Todos os direitos reservados