PORTAL NIPPO-BRASIL
 
Dúvidas de Sexo

 
 
Parceiros NJ
 
Deixe de lado o fantasma da traição
Veja algumas dicas para lidar com a insegurança e preservar o namoro
Texto: Liliane Yoshino/NJ| Fotos: Divulgação

Tudo parece perfeito entre o casal e, de repente, há a desconfiança da fidelidade. Aquele medo inexplicável de perder o companheiro(a) ou o receio de que apareça uma outra pessoa com mais qualidades. Se não há provas concretas para essa desconfiança, na verdade, o que você sente é insegurança. E convenhamos, nada é mais desgastante e incômodo do que a desconfiança. Ainda mais quando não há nenhum motivo aparente de infidelidade.

Geralmente, pessoas inseguras têm em mente que não merecem ser amadas. O sentimento de inferioridade é tanta que a sensação de que pode perder a qualquer momento a pessoa amada se torna muito sério. Para conseguir superar esse sentimento é necessário ter autoconhecimento. É aconselhável procurar ajuda de um terapeuta para aqueles mais graves. Entretanto, se o dinheiro estiver curto, o primeiro passo é reconhecer a sua baixa auto-estima e começar a se dar valor.

Segundo as psicólogas do Núcleo Vida, Maria Lúcia Camões da Costa e Maria Ioko Otani, se o companheiro(a) não for confiável, o tempo irá mostrar com fatos e não por imaginação ou fantasia. "Acredite em você e na sua capacidade de merecer ser feliz. Nunca coloque sua felicidade no outro", completam.

Você é inseguro(a)?

• Antes do horário combinado, você já se preocupa se ele(a) vai ligar ou não?

• Você tem medo que apareça alguém muito melhor do que você?

• Você sente que existe pessoas que poderiam fazer melhor o seu trabalho?

• Você se sente inferior e se irrita quando o seu parceiro(a) faz um trabalho perfeito?

• Você acha que a qualquer momento algo de ruim pode acontecer e, por isso, tem medo de ficar sozinho(a)?

Respondeu a essas perguntas e todas foram verdadeiras? Você pode ser considerada uma pessoa emocionalmente insegura.


Dicas para lidar com a insegurança

• Ele(a) conheceu pessoas diferentes? Deixe a insegurança de lado. Se ele(a) está com você, é porque enxerga suas qualidades e virtudes. Não arrume problemas onde não existem;

• Valorize o seu corpo e suas potencialidades. Evite comparações com modelos e personalidades de televisão, pois só a comparação já leva a inferioridade;

• Não ache que todos os problemas e discussões são por sua causa;

• Entenda que todos sofrem fracassos e perdas, por isso, se algo não der certo, não se responsabilize por tudo;

• Para um dia na frente do espelho e diga para si mesmo(a) todas as suas qualidades. O ideal é contar mais de cem atributos;

• Pratique esportes, faça aquilo que você gosta para preencher sua mente e evitar fantasias;

• Cuide de você. Se estiver bem bonito(a), você se valoriza muito mais e, aos poucos, a insegurança vai embora.

Dia-a-dia
Se você convive com uma pessoa insegura, é preciso muita paciência. Entenda que certas atitudes, até mesmo infantis, não são de propósito e que ela também sofre bastante. Escute, converse e mostre o quanto merece ser amado(a).

Se você é inseguro(a), respire bem fundo. Evite cenas e discussões, que no fundo, você sabe que são sem motivo e desnecessárias. O limite do companheiro(a) pode esgotar e ele(a) não é obrigado a agüentar isso o resto de suas vidas. Com certeza, a relação ficará insuportável.

 
  © Copyright 2001 - 2013 Portal NippoBrasil - Todos os direitos reservados