PORTAL NIPPO-BRASIL
 
Dúvidas de Sexo

 
 
Parceiros NJ
 
Pesadelos
Saiba lidar com os sonhos ruins
Texto:Redação/NJ | Fotos: Divulgação
Na adolescência, pesadelos ocasionais podem
ser encontrados em todos os indivíduos

Uma pessoa chega a sonhar de quatro a cinco vezes a cada noite. E um destes sonhos pode desencadear diversas sensações de medo, ansiedade, incapacidade, humilhação, entre outros. De acordo com as psicólogas do Núcleo Vida, Maria Lucia Camões da Costa e Maria Ioko Otani, o pesadelo em geral é sinal de que algo não vai bem e pode ter diversos tipos de explicações:

- Vivência de algum conflito interior muito sério como, por exemplo, querer deixar de lado seus reais valores (matando-os ou traindo-os) e tentar assumir atitudes contrárias a eles.

- Por outro lado, às vezes, as coisas estranhas que vemos ou sentimos nos sonhos podem estar simbolizando situações difíceis de serem aceitas, camuflando-as de forma simbólica.

Os sonhos protegem o sono, isto é, ruídos ou sensações físicas são incorporadas ao sonho para não acordarmos. Sentimos frio e sonhamos que estamos na neve, por exemplo. É a realização de desejos inconscientes, em geral, camuflados nas coisas mais estranhas para não despertar culpas. É um aviso do inconsciente para estarmos atentos a algo que nos perturba.

Depoimento
"Geralmente, tenho pesadelos quase toda a semana. Sonho com a traição do meu namorado, com a perseguição de bandidos, a minha própria morte e dos meus familiares, etc. Acordo cansada e com muita angústia. O interessante é que o meu dia-a-dia é legal. Meu namoro vai super bem, o último assalto que sofri faz mais de dez anos, todos da minha família estão bem. Mas não entendo tantos sonhos ruins", conta T.N., que preferiu não revelar o nome, de 27 anos.

Interpretação de sonhos
As psicólogas afirmam que interpretar sonhos é muito complicado. "Sonhar com morte, por exemplo, pode ser angustiante, mas quer nos transmitir algo muito bom. Por exemplo, uma jovem sonha que vê morta toda a família e que ela nada pode fazer. Em seguida, se vê num lindo castelo comemorando, pois se tornou muito rica. Isso parece horrível, mas pode apenas significar que a jovem está tomando conhecimento que deve assumir sua vida adulta, deixar de ser dependente da família e ir em busca de sua realização profissional".

Dicas

• Você sabia que podemos controlar nossas emoções quando não as consideramos adequadas?;

• A vida já nos traz muitos problemas para ainda irmos caçar outros inexistentes;

• Não se assuste com seus sonhos. Se eles estão incomodando, procure um psicólogo para entender o que está acontecendo, que mensagens eles trazem e como vencer o que lhe apavora tanto.

 
  © Copyright 2001 - 2013 Portal NippoBrasil - Todos os direitos reservados