PORTAL NIPPO-BRASIL
 
Dúvidas de Sexo

 
 
Parceiros NJ
 

Nos últimos 5 anos já fiz 3 cursos de oratória (como falar melhor em público). Percebo que não adianta nada, pois não consigo dominar minha timidez. No último curso travei no momento da apresentação, não saiu nada. Desisti. Foi uma experiência terrível. Em um destes cursos, o professor disse que falar em público era como dirigir: tinha que praticar. Diante desta linha de raciocínio, venho fazendo cursos de aperfeiçoamento profissional, mas nas apresentações de trabalho é o mesmo sufoco. Não consigo disfarçar minhas emoções. É uma coisa quase que incontrolável. Concordo em fazer cursos e/ou participar de eventos, mas, no decorrer, sinto uma vontade enorme de desistir por causa da dificuldade de fazer apresentações. Gostaria de saber se este problema tem cura.

Cá entre nós você está de parabéns! Em geral, quem tem esse tipo de problema se entrega a ele e não luta, mas você tem se esforçado bastante e isso é muito bom! Seu professor de oratória está certo: comunicação é uma questão de prática. Só que você tem tentado praticar justamente o mais difícil, que é se expor perante platéias.

Que tal começar a conversar, contar coisas e principalmente se interessar pelo que seus amigos e colegas têm a dizer, sustentando um diálogo? Normalmente quem tem esse tipo de dificuldade para se relacionar e se expor é porque não gosta de demonstrar os seus afetos. São pessoas mais recatadas, quietas, tímidas, introvertidas.

Muitas vezes nós nos preocupamos com o que os outros vão pensar a nosso respeito e isso atrapalha muito. Além disso, a rigidez de pensamento, atitudes querendo ser perfeito e não se permitindo errar tornam tudo mais difícil.

Experimente essa forma de agir mais livremente e sem medo. Se isso não der certo, talvez seja útil fazer psicoterapia em grupo. Lá você terá a oportunidade de avaliar quais são as suas dificuldades, aumentar seu auto-conhecimento e aprender a superar suas dificuldades de relacionamento, controlando o medo e a insegurança para poder agir de uma forma mais natural com as pessoas.


Nos últimos 5 anos já fiz 3 cursos de oratória. Percebo que não adianta nada, pois não consigo dominar minha timidez.

Sou muito tímido e não consigo chegar nas garotas. O que posso fazer para vencer essa timidez?

Minha família me acha anormal porque não gosto de sair. Eles não entendem que possuo outros meios para me entreter.

Quero criar coragem e eu mesmo chegar nela

Nunca namorei e sou virgem. Tive uma educação conservadora, mas não me arrependo. No que estou errando?

Até hoje não namorei. O que eu tenho de errado?


• Acho que sou tímido. Tem cura total para isso?

• Tenho dificuldade em expor minhas idéias. Chego a ficar até vermelha! O que faço pra me controlar?

• O meu problema é a timidez. Gosto de festas, mas costumo beber algo para me soltar. O que devo fazer?

• Já fiz cursos de oratória. Percebo que não adianta nada, pois não consigo dominar minha timidez. Este problema tem cura?

  © Copyright 2001 - 2013 Portal NippoBrasil - Todos os direitos reservados