PORTAL NIPPO-BRASIL
 
Dúvidas de Sexo

 
 
Parceiros NJ
 

Minha família me acha anormal porque não gosto de sair para me divertir. Eles não entendem que possuo outros meios para me entreter. Gosto de desenhar, invertar histórias, jogar RPG e, principalmente, ler. A minha casa é o lugar mais confortável para exercer essas atividades, por isso raramente sinto vontade de sair. Minha família reclama porque muitas vezes eu não quero seguí-la mundo afora. Se não quero fazer uma coisa, não faço e pronto! É aí que me pergunto: esse meu jeito de ser (dificilmente querer sair de casa) é mesmo anormal? (Daiane)

Daiane é muito difícil dizer se um determinado comportamento é normal ou não. O comportamento humano não se divide de forma tão clara e simples assim. Seus argumentos para ficar em casa são muito bons, e parece que você se diverte com o que faz. Porém, o que pode se tornar um problema é você só querer fazer isso. Sabe por quê? Tudo o que você faz é solitário, o que pode fazer com que você se afaste completamente do convívio com as pessoas, e isso não é bom.

Talvez seja isso o que preocupa sua família. Agora, se você tem amigos com quem se encontra, compartilha suas idéias, experiências, troca afetos, divide as emoções e apenas não gosta dos programas que sua família faz, a coisa é diferente.

Uma coisa é ser caseira, outra é se isolar do mundo e se esconder no mundo virtual, onde os contatos são fantasias e não realidades.

Como você vai nos estudos? Você se dá bem com o pessoal da escola? Tem amigos e amigas? Namora? Essas coisas são partes de seu crescimento e importantes para seu futuro.

Se em sua vida tem tudo isso, mostre aos seus pais que, apesar de não gostar de sair “mundo afora”, você tem contatos e pessoas com quem convive. Que tal convidá-los a vir à sua casa para que sua família os conheça? Tudo o que é demais ou de menos acaba se tornando um problema.

Se, porém, seu mundo é só ficar em casa, talvez seja um bom momento para você pensar se isso é assim por sua escolha ou por medo do contato social. Cá entre nós, se você sentir que o contato social a incomoda, pode ser a hora de procurar ajuda para entender o por quê.


Nos últimos 5 anos já fiz 3 cursos de oratória. Percebo que não adianta nada, pois não consigo dominar minha timidez.

Sou muito tímido e não consigo chegar nas garotas. O que posso fazer para vencer essa timidez?

Minha família me acha anormal porque não gosto de sair. Eles não entendem que possuo outros meios para me entreter.

Quero criar coragem e eu mesmo chegar nela

Nunca namorei e sou virgem. Tive uma educação conservadora, mas não me arrependo. No que estou errando?

Até hoje não namorei. O que eu tenho de errado?


• Acho que sou tímido. Tem cura total para isso?

• Tenho dificuldade em expor minhas idéias. Chego a ficar até vermelha! O que faço pra me controlar?

• O meu problema é a timidez. Gosto de festas, mas costumo beber algo para me soltar. O que devo fazer?

• Já fiz cursos de oratória. Percebo que não adianta nada, pois não consigo dominar minha timidez. Este problema tem cura?

  © Copyright 2001 - 2013 Portal NippoBrasil - Todos os direitos reservados