PORTAL NIPPO-BRASIL
 
Dúvidas de Sexo

 
 
Parceiros NJ
 

O meu problema é a timidez. Tenho dificuldade para me relacionar com as pessoas. Na faculdade tenho poucos amigos e, quando tenho que apresentar um trabalho em público, fico muito nervosa, falo pouquíssimo e chego até a faltar no dia. Sempre acho que as pessoas estão me analisando. Comecei um estágio há pouco tempo, sou muito trancada para falar com as pessoas, principalmente com meu chefe, que é uma ótima pessoa, mas tenho dificuldade para iniciar uma conversa. Quando teve reunião no trabalho, eu simplesmete travei por não conseguir falar nada. Fiquei muito ansiosa, com os pés e as mãos suando. Quando estou entre as amigas, me solto mais, gosto de festas, mas costumo beber algo para me soltar. O que acha que devo fazer?

Em primeiro lugar, vamos dizer o que você não deve fazer: beber para se soltar. Se você tiver predisposição para dependência química, isso poderá se tornar um problema. Nenhuma fuga é uma boa coisa.

Procure enfrentar o seu problema. A timidez, em geral, é um grande medo do que os outros vão pensar. Isso acontece quando a pessoa acredita que os outros, ao conhecê-la, não irão valorizá-la como pessoa.

Ser tímido não é um problema. Assim como existem pessoas comunicativas que gostam de ser o centro das atenções, existem outras que preferem ouvir a falar, sendo mais meditativas. São duas formas de ser e isso não representa nenhum problema, pois a pessoa sabe aproveitar seu potencial para atividades profissionais que exijam mais concentração e pouca dispersão.

Porém, alguns transformam a timidez em grave problema. Esses, em geral, têm baixa auto-estima. No seu caso, o que a assusta são os desconhecidos. Então, procure examinar-se melhor e veja os seus próprios potenciais, as coisas boas que você tem. Você deve ser boa profissional, simpática, agradável e, principalmente, sabe ouvir, o que cativa muito as pessoas.

Cá entre nós, deixe de se julgar tão duramente e acredite em seu potencial. Mostre-se como é e verá que conseguirá aumentar o número de seus amigos e melhorar seu desempenho profissional.


Nos últimos 5 anos já fiz 3 cursos de oratória. Percebo que não adianta nada, pois não consigo dominar minha timidez.

Sou muito tímido e não consigo chegar nas garotas. O que posso fazer para vencer essa timidez?

Minha família me acha anormal porque não gosto de sair. Eles não entendem que possuo outros meios para me entreter.

Quero criar coragem e eu mesmo chegar nela

Nunca namorei e sou virgem. Tive uma educação conservadora, mas não me arrependo. No que estou errando?

Até hoje não namorei. O que eu tenho de errado?


• Acho que sou tímido. Tem cura total para isso?

• Tenho dificuldade em expor minhas idéias. Chego a ficar até vermelha! O que faço pra me controlar?

• O meu problema é a timidez. Gosto de festas, mas costumo beber algo para me soltar. O que devo fazer?

• Já fiz cursos de oratória. Percebo que não adianta nada, pois não consigo dominar minha timidez. Este problema tem cura?

  © Copyright 2001 - 2013 Portal NippoBrasil - Todos os direitos reservados