PORTAL NIPPO-BRASIL
 
Dúvidas de Sexo

 
 
Parceiros NJ
 

Por que as pessoas dizem que homossexualismo é uma orientação sexual e não pode ser mudada, enquanto outros dizem que é opção? Às vezes fico confuso em que acreditar. O que seria correto afirmar? (Túlio)

Em tudo o que diz respeito às Ciências Humanas existe muita controvérsia. Com relação à sexualidade, existem alguns pontos em que todos concordam como, por exemplo, que homossexualismo não é uma doença. Isso é muito importante, pois, no passado, erradamente ele foi considerado assim.

"Orientação sexual" ou "opção sexual" são basicamente a mesma coisa. Ambos se referem ao fato da pessoa ter o direito de escolher seu parceiro/a, seja do mesmo sexo ou do sexo oposto. O fato é que só existem dois sexos: masculino e feminino. Ser homossexual não faz com que a pessoa pertença a um gênero diferente, à parte.

Quando se diz que é uma orientação sexual, significa que a pessoa orientou sua sexualidade em direção a uma pessoa do mesmo sexo ou do sexo oposto, o que quer dizer, em outras palavras, que escolheu ou optou por ter relações sexuais com o mesmo sexo (homo), com o sexo oposto (hetero) ou, em alguns casos, os dois (bi).

O que leva uma pessoa à escolha do parceiro sexual ainda é um mistério para a ciência. Existem muitas teorias, mas nenhuma certeza. O mesmo acontece quando o assunto é abordado do ponto de vista filosófico ou moral. Vários pensadores dão opiniões diversas sobre o tema. Para nós, é bastante claro que, se a pessoa escolheu ter sexo homossexual ou heterossexual, deve se sentir feliz e realizada.

Quando uma pessoa (hetero ou homossexual) sente-se infeliz e angustiada com sua escolha, é hora dela procurar se entender melhor e ver se fez a escolha certa. Outra fonte de sofrimento é o fato de que essa escolha deva ser feita depois de certo grau de autoconhecimento e amadurecimento emocional. Hoje em dia, como a vida sexual está se iniciando cada vez mais cedo, muitos adolescentes questionam se o fato de sentir, em algum momento de sua vida, atração por pessoa do mesmo sexo, já significa que têm essa ou aquela orientação sexual.

Costumamos, então, sugerir que vivam mais a vida: conheçam pessoas de ambos os sexos, que tenham muitos amigos/as e que só se preocupem com isso mais tarde, pois, nesta fase, é normal sentir-se atraído sexualmente por qualquer pessoa, mas isso nada tem a ver com a opção que fará sobre sua preferência sexual.


A partir de que momento a garota deixa de ser virgem?

Perdi a virgindade mas não tive muito prazer. O que estou fazendo de errado?

Estou apaixonada por uma mulher e não sei o que fazer. Acho que ela gosta de mim. O problema é que minha família morreria se soubesse disso, porque sempre gostei de meninos minha vida toda. (Belly)

Descobri este ano que gosto de mulheres e mais precisamente de minha melhor amiga. Nunca tivemos nenhum namorado e temos 29 anos

Viramos bons amigos e ele declarou que se sentiu muito atraído por mim. Como podemos discutir isso sem que alguém faça algo precipitado? (Evan)

Sou apaixonado por uma garota, mas sinto atrações por meus amigos. Eu sou sou hétero ou gay?

Sou lésbica e não tenho namorada. Gosto de mulheres mais velhas, mas na hora de firmar namoro elas se queixam que sou muito mais nova.


• Por que as pessoas dizem que homossexualismo é uma orientação sexual e não pode ser mudada?

• Estou namorando e gostaria de ter relações sexuais, mas, mesmo estando bem protegida, sinto-me desconfortável.

• Ouvi meus colegas de classe comentando que eu era indeciso quanto à minha sexualidade.

• Entrei em um site gay e meu pai descobriu. Estou frustrado e com vergonha. O que eu faço?

Eu gosto de um garoto de 16 anos, mas não sei se ele é homossexual. Tenho medo de falar disso com ele.

• Eu tenho 13 anos e só penso em sexo. Nunca mais menstruei.

• Agora me sinto mais atraída por garotas do que por garotos.

• Queria muito ter um relacionamento homossexual com ele, mas tenho medo de me revelar.

• Nunca tive uma experiência séria na minha vida, mas estou apaixonado por um colega de sala

• Eu disse que era virgem, mas deixei claro que não sou gay, só para não perder sua amizade

• Ele tinha tesão e estava sempre excitado. Será que tem algo de errado comigo?

• Sou muito confuso em relação aos meus sentimentos. Gostaria de descobrir se sou gay ou não

• Sou apaixonado por uma garota, só que tem um problema: ela prefere mulheres.

• Sou gay, mas ninguém sabe.

  © Copyright 2001 - 2013 Portal NippoBrasil - Todos os direitos reservados