PORTAL NIPPO-BRASIL
 
Dúvidas de Sexo

 
 
Parceiros NJ
 

Antes, eu gostava de estudar e ir para a escola, mas hoje não sinto mais vontade. Não tenho mais gosto por estudar – prefiro ir para a academia, lan-house ou mexer no orkut a estudar. Não é nada com a convivência entre amigos, mas sim da própria administração da escola: está uma droga. Os professores não sabem botar ordem na sala e não explicam direito. Estou no 3º ano do colégio. Às vezes, penso em parar de estudar. (Pedro)

Pedro, suas reivindicações são justas, mas nem sempre podemos impor as coisas, por mais que sejam certas. Você não ganhará nada se parar de estudar. Se você concluir o ensino médio, terá chances profissionais muito melhores e poderá, se desejar, fazer uma faculdade. Isso não quer dizer que você não deva fazer alguma coisa para melhorar o padrão de ensino de sua escola. É direito seu ter um ensino de qualidade.

Como você ainda é menor de idade, comece contando a seus pais ou responsáveis o que acontece em sua escola. Peça que compareçam à escola e conversem com a diretora ou orientadora pedagógica. Se as coisas não mudarem, pelo menos você terá feito a sua parte. Una-se a colegas que pensam como você e querem aprender de verdade e aconselhe-os a também pedir aos pais que reclamem junto à diretoria da escola.

Se nem assim você conseguir seu objetivo, vá à Delegacia de Ensino de sua cidade, acompanhado de seus pais, e faça uma queixa formal. Talvez os resultados não ocorram esse ano, mas você estará plantando sementes de melhoria para o futuro. Lembre-se: o futuro pertence aos jovens desse país. À medida que vocês aprenderem a usar os canais certos para suas reclamações, com certeza ocorrerão mudanças na qualidade do ensino de nosso país.

Cá entre nós, nota dez por sua consciência de que é importante ir a escola e aprender. Mas não é legal você querer fugir, parando de estudar, em vez de lutar! O Brasil conta com jovens como você!


Não sinto mais vontade de estudar porque minha escola é uma droga. Penso em parar de estudar. O que faço?

Eu sou o isolado da sala. Sinto medo até de adicionar uma pessoa no Orkut. O que eu faço?

Num dia a gente brinca, no outro ele finge que eu não existo. O que eu faço?

Sou muito tímida na sala de aula e isso me incomoda. O que faço?

Já estou no terceiro colegial e não sei que faculdade fazer.

Às vezes, sinto muito ódio dos meus colegas de classe. Não queria que as coisas fossem assim. Gostaria de saber como amenizar esse tipo de sentimento.


• Estou há dois anos tentando vestibular e não consigo passar. Desde os 12 e 13 anos, não gosto do meu corpo e me acho gorda. Acho que para ambas as coisas só faltam força de vontade. Não tenho essa força de vontade e esses dois problemas me paralisam. Não sei mais o que fazer.

• Estou com um problema com meu filhinho de 7 anos. O que acontece é que ele está com medo de ir para a escola. Ele inventa mil desculpas.

• Não consigo decidir que faculdade fazer, só sei que quero fazer alguma coisa. Estou no 3ª ano do ensino médio e preciso decidir o que quero. Estou começando a me sentir inválida.

  © Copyright 2001 - 2013 Portal NippoBrasil - Todos os direitos reservados