PORTAL NIPPO-BRASIL
 
Dúvidas de Sexo

 
 
Parceiros NJ
 

Eu sou o isolado da sala, não falo com ninguém a não ser com um pessoal de outra sala. Sinto muito medo de fazer coisas simples, como ler um texto na frente da sala ou até de adicionar uma pessoa no Orkut. Já que eu tenho poucas pessoas adicionadas, acho que eles ficam rindo de mim. Qualquer risada eu acho que é sobre mim. Queria parar de viver assim sempre com medo. O que eu faço? (Lucas)

Lucas, o medo em se expor é normal na adolescência. O que não é bom é deixar de fazer as coisas e se isolar de seus colegas. Esse medo que você sente é por não confiar em você mesmo e achar que os outros não irão valorizá-lo.

Preocupar-se demais com os outros gera insegurança, por isso, pare de agir desta forma e não se sinta perseguido. A convivência com as pessoas é a melhor forma de superar suas dificuldades. Exercite-a! Aproxime-se das pessoas com quem você tem afinidade, aproveite os trabalhos em grupo para se incluir e fazer parte de uma turma. Abra-se para os relacionamentos.

O medo de ser rejeitado foi criado por você, por isso você tem a mesma capacidade para eliminá-lo. Você tem o controle sobre ele. Se não conseguir, procure fazer psicoterapia para se conhecer mais e perceber quanta coisa boa há em você. Seja mais confiante em si mesmo, melhore a sua auto-estima. Desta forma, poderá ser mais seguro e isto o auxiliará a superar o medo. Cá entre nós: permita-se ser feliz.


Não sinto mais vontade de estudar porque minha escola é uma droga. Penso em parar de estudar. O que faço?

Eu sou o isolado da sala. Sinto medo até de adicionar uma pessoa no Orkut. O que eu faço?

Num dia a gente brinca, no outro ele finge que eu não existo. O que eu faço?

Sou muito tímida na sala de aula e isso me incomoda. O que faço?

Já estou no terceiro colegial e não sei que faculdade fazer.

Às vezes, sinto muito ódio dos meus colegas de classe. Não queria que as coisas fossem assim. Gostaria de saber como amenizar esse tipo de sentimento.


• Estou há dois anos tentando vestibular e não consigo passar. Desde os 12 e 13 anos, não gosto do meu corpo e me acho gorda. Acho que para ambas as coisas só faltam força de vontade. Não tenho essa força de vontade e esses dois problemas me paralisam. Não sei mais o que fazer.

• Estou com um problema com meu filhinho de 7 anos. O que acontece é que ele está com medo de ir para a escola. Ele inventa mil desculpas.

• Não consigo decidir que faculdade fazer, só sei que quero fazer alguma coisa. Estou no 3ª ano do ensino médio e preciso decidir o que quero. Estou começando a me sentir inválida.

  © Copyright 2001 - 2013 Portal NippoBrasil - Todos os direitos reservados