PORTAL NIPPO-BRASIL
 
Dúvidas de Sexo

 
 
Parceiros NJ
 

Tenho 22 anos, trabalho e estudo. Sou muito tímida na sala de aula e isso me incomoda, pois sempre vejo as outras pessoas se destacando. Tenho pouco tempo para estudar e até para mim. Não sei como melhorar isso, me sinto cansada. Preciso melhorar o desempenho nos estudos e não sei como fazer. Não posso ficar quieta e ver as pessoas me ultrapassando. O que faço?

Cá entre nós, você é mesmo uma garota muito esforçada. Quando terminar os estudos, tiver a sua profissão - e conseqüentemente um trabalho de que goste e no qual ganhe mais -, com certeza valorizará muito todo esse esforço de agora.

Esta fase de estudo e trabalho é mesmo muito “puxada”, mas no futuro você sentirá que valeu a pena.

Por outro lado, quem estuda e trabalha não pode querer competir com os que apenas estudam. Preocupe-se em passar de ano, em se formar, mesmo que sem muito destaque. A sua garra de lutar por um futuro melhor já é um grande mérito. Valorize este esforço e não o considere negativo.

Nos finais de semana reserve algumas horas para relaxar e fazer o que gosta, para que possa repor sua energia. Apesar da timidez, esforce-se em conversar com os colegas mais próximos a você e, nos intervalos, vá tomar cafezinho ou ficar junto com algum grupo cujas pessoas você se identifica.

Se um colega passar por você, cumprimente-o, sorria, isto auxiliará a aproximar-se dele. Aproveite também os trabalhos em grupo, cultive a amizade dos colegas e mantenha o relacionamento mesmo depois. Se você está conseguindo trabalhar e estudar, com certeza conseguirá superar a sua timidez.


Não sinto mais vontade de estudar porque minha escola é uma droga. Penso em parar de estudar. O que faço?

Eu sou o isolado da sala. Sinto medo até de adicionar uma pessoa no Orkut. O que eu faço?

Num dia a gente brinca, no outro ele finge que eu não existo. O que eu faço?

Sou muito tímida na sala de aula e isso me incomoda. O que faço?

Já estou no terceiro colegial e não sei que faculdade fazer.

Às vezes, sinto muito ódio dos meus colegas de classe. Não queria que as coisas fossem assim. Gostaria de saber como amenizar esse tipo de sentimento.


• Estou há dois anos tentando vestibular e não consigo passar. Desde os 12 e 13 anos, não gosto do meu corpo e me acho gorda. Acho que para ambas as coisas só faltam força de vontade. Não tenho essa força de vontade e esses dois problemas me paralisam. Não sei mais o que fazer.

• Estou com um problema com meu filhinho de 7 anos. O que acontece é que ele está com medo de ir para a escola. Ele inventa mil desculpas.

• Não consigo decidir que faculdade fazer, só sei que quero fazer alguma coisa. Estou no 3ª ano do ensino médio e preciso decidir o que quero. Estou começando a me sentir inválida.

  © Copyright 2001 - 2013 Portal NippoBrasil - Todos os direitos reservados