PORTAL NIPPO-BRASIL
 
Dúvidas de Sexo

 
 
Parceiros NJ
 

Estou há dois anos tentando vestibular e não consigo passar. Sei que o que falta é só me dedicar mais, pois o que venho me dedicando é pouco. Desde os 12 e 13 anos, não gosto do meu corpo e me acho gorda. Tenho 19 e sempre fiz regime, mas nunca fico do jeito que gostaria. Acho que para ambas as coisas só faltam força de vontade. Não tenho essa força de vontade e esses dois problemas me paralisam. Perco a chance de viver muitas coisas. Por isso, me critico muito por não ter essa força de vontade. Me ajudem. Não sei mais o que fazer.

Cá entre nós, você é muito crítica em relação a você mesma. Passar em um vestibular não é algo fácil. Não sabemos que carreira você está tentando e qual o proporção vagas/candidatos, mas sabemos que conforme a profissão será mesmo necessária muita dedicação.

Por outro lado, quantas garotas sofrem por ter uns quilinhos a mais, pois a nossa sociedade valoriza a mulher magra. Apesar de você não estar dentro dos padrões de beleza ditada pela moda, você tem muito mais do que isso: tem uma beleza interior que às vezes essas mulheres não possuem. Nós não somos somente o corpo que exibimos. Temos também outros aspectos da personalidade e nossa vida interior que faz toda a diferença.

Os homens gostam de garotas feias ou bonitas, dependente ou independente, gordinhas ou magrinhas, etc. O que importa mesmo é o amor. No seu caso, você está consciente que, se quiser atingir seus objetivos, terá que lutar por isso, mas algo a está impedindo. Poderia ser auto-estima baixa, depressão ou até acomodação.

Não sabemos se trabalha ou não. Talvez esse seja o primeiro passo a ser dado. Continue estudando, cuidando do corpo, porém comece a trabalhar. Isso irá ajudá-la a se tornar mais segura e firme em suas resoluções. O trabalho amadurece muito as pessoas e as motiva. Quem sabe, a carreira que você escolheu não a motive tanto a estudar, pois não é a que realmente gosta ou quer. Para o trabalho, você terá que se arrumar todo dia para sair. Pode ser que isso a ajude a se cuidar melhor.

Essa fase entre segundo e terceiro grau é mesmo muito difícil, mas vá à luta. Não desista. Caso não consiga superar sozinha esta fase, procure ajuda psicológica. A profissional poderá ajudá-la a entender o que está por trás de tudo isso e auxiliá-la a ligar o ”motor” para correr atrás do tempo perdido.


Não sinto mais vontade de estudar porque minha escola é uma droga. Penso em parar de estudar. O que faço?

Eu sou o isolado da sala. Sinto medo até de adicionar uma pessoa no Orkut. O que eu faço?

Num dia a gente brinca, no outro ele finge que eu não existo. O que eu faço?

Sou muito tímida na sala de aula e isso me incomoda. O que faço?

Já estou no terceiro colegial e não sei que faculdade fazer.

Às vezes, sinto muito ódio dos meus colegas de classe. Não queria que as coisas fossem assim. Gostaria de saber como amenizar esse tipo de sentimento.


• Estou há dois anos tentando vestibular e não consigo passar. Desde os 12 e 13 anos, não gosto do meu corpo e me acho gorda. Acho que para ambas as coisas só faltam força de vontade. Não tenho essa força de vontade e esses dois problemas me paralisam. Não sei mais o que fazer.

• Estou com um problema com meu filhinho de 7 anos. O que acontece é que ele está com medo de ir para a escola. Ele inventa mil desculpas.

• Não consigo decidir que faculdade fazer, só sei que quero fazer alguma coisa. Estou no 3ª ano do ensino médio e preciso decidir o que quero. Estou começando a me sentir inválida.

  © Copyright 2001 - 2013 Portal NippoBrasil - Todos os direitos reservados